TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOS

Tese: BIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Tese  •  2.415 Palavras (10 Páginas)  •  757 Visualizações

Página 1 de 10

BIOS

O que é BIOS?

USADO EM PLACAS ANTIGAS

USADO ATÉ 2007

TIPO MAIS USADO ATUALMENTE

A figura acima mostra os tipos de chips de BIOS mais comuns encontrados nas placas mãe. Dentro deste chip estão três programas essenciais para a inicialização do computador:

O BIOS, o SETUP e o POST.

O programa do BIOS é o mais importante dos três porque é ele que comanda os outros dois, por isso também deu o nome ao chip. Mas, na verdade também poderia ser chamado de chip do SETUP ou chip do POST.

A importância da integridade deste chip e dos programas que estão dentro dele é tão grande que simplesmente nada inicializa sem ele.

Os três programas deste chip estão gravados numa pequena memória do tipo ROM (memória de somente leitura), justamente por que não podem ser apagados nem alterados. São gravados pelo fabricante exclusivamente para aquele modelo de placa mãe.

Este tipo de memória não necessita de energia para guardar suas informações, por isso nunca perdem seus dados. Isso faz da memória ROM ideal para guardar as instruções do BIOS, pois, foram projetadas para estarem lá disponíveis e inalteradas toda vez que o computador inicializar.

COMO FUNCIONA A INICIALIZAÇÃO:

O computador é uma máquina complexa e lógica que executa comandos. No final de cada instrução já existe um comando para o inicio de outra e a sequência das ações significa o perfeito funcionamento. Qualquer instrução que não possa ser executada impede esta sequência. Por esta razão a máquina não pode inicializar sem que tudo esteja de acordo com as configurações ideais. Cabe ao BIOS checar e dar o OK.

O BIOS contém todas as informações de configuração ideal para a máquina funcionar, por isso ele se aplica somente ao modelo de placa em que está instalado. As características de hardware mudam de um modelo de placa para outro e as informações que são ideais para uma placa podem não ser ideais para outra.

O processador não sabe fazer outra coisa que não seja executar instruções, por isso ele já vem programado para imediatamente que for energizado procurar o endereço do BIOS. Ler suas instruções e executá-las. Estas instruções são comandos interligados como em cascata que testam e

inicializam todo o hardware com configurações de fábrica e finalizam entregando o comando ao sistema operacional.

Veja que para inicialização ter sucesso o BIOS precisa ser lido pelo processador, sem esta condição nada inicializa na placa.

 - Se o processador estiver queimado ele não pode ler as instruções no BIOS e a placa não inicializará.

 - Se o Vcore (circuito de alimentação do processador)

estiver danificado o Processador não será energizado e não lerá as instruções do BIOS.

 - Se o BIOS estiver corrompido ou apagado o processador não encontrará instruções válidas e a placa não inicializará.

 - Se o Chip do BIOS estiver queimado o processador não poderá ter acesso as instruções e a placa não inicializará.

 - Se o circuito que alimenta o Chip do BIOS estiver danificado o chip não será encontrado pelo processador e

a placa não inicializará.

Na manutenção de placa mãe podemos diagnosticar problemas com o BIOS através da placa de diagnóstico. O defeito ocorre por várias razões:

1. Ação de um vírus que apaga os dados.

2. Corrompimento dos dados sem causa exata.

3. Ação do tempo em placas de baixa qualidade.

4. Chip do BIOS queimado.

5. Atualização mal sucedida.

SOLUÇÃO:

Nos casos em que a placa mãe precisa apenas de um BIOS mais recente para dar suporte a um novo recurso ou novo hardware o procedimento é simples em placa recentes, usando

um utilitário incluído no próprio BIOS e seguindo as instruções. Em outros casos é necessário baixar o novo BIOS e um programa de gravação, ambos no site do fabricante, realizando a atualização por meio de um disquete de boot ou CD de boot.

Nos casos em que o BIOS foi apagado ou corrompido será necessário fazer uma regravação do chip do BIOS danificado. Deve-se, então, retirar o chip danificado da placa.

a) A regravação pode ser feita com aparelho especial para esta finalidade ( gravador de EEPROM).

b) A regravação também pode ser feita utilizando outra placa igual que esteja funcionando perfeitamente. - Inicialize esta placa e retire o chip do BIOS dela (com tudo ligado), agora coloque no lugar o chip danificado da outra placa. Faça a atualização deste chip através da placa boa. OK. (Treine a retirada e recolocação do chip antes).

c) A regravação pode ser feita levando o chip em uma loja especializada em regravação de BIOS.

d) A última hipótese é a compra de um novo chip já gravado com a última atualização. (vendidos no Mercado Livre).

Nos casos em que o Chip do BIOS está danificado ou queimado será necessário comprar um chip virgem igual ao original e

fazer a gravação ou comprar um Chip já gravado e atualizado.

ATUALIZAÇÃO:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com