TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD Bio Cel I

Dissertações: AD Bio Cel I. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2013  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  789 Visualizações

Página 1 de 3

1 – Lente objetiva – amplia a imagem da célula, podendo até corrigir os defeitos das cores dos raios luminosos. Na utilização da objetiva de imersão é necessário colocar uma gota de óleo de cedro ou de imersão, evitando o desvio do feixe luminoso para fora da objetiva.

Espelho ou fonte de luz – encaixada por baixo do condensado, possui duas faces: uma plana que é usada nas grandes ampliações e na observação do sistema de imersão, colhendo e projetando os raios paralelos e divergentes; a côncava é usada nas pequenas ampliações colhendo e projetando os raios convergentes.

Condensador – se localiza abaixo da platina e sua função é o fornecimento de grande quantidade de luz sobre o campo de visão do microscópio.

2 – Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET) – para que as células sejam observadas no microscópio eletrônico, não devem estar vivas, pois não pode haver água na coluna do microscópio, tem que ser resistentes ao feixe, apresentarem contraste e têm que ser cortadas em fatias finas (ultramicrotomia). Para a realização desta técnica é necessário preservar a estrutura das células usando fixadores físicos como congelamento ou fixadores químicos como glutaraldeído, formaldeído ou tetróxido de ósmio. Após a fixação as amostras são infiltradas em resina, distribuídas em forminhas e levadas a estufa. Após a incubação por 48 horas a 60ºC, as amostras estão solidificadas e serão retiradas , desenformadas, identificadas e cortadas em fatias muito finas (este processo é feito no ultramicrótomo) para que o feixe de elétrons possa atravessá-las. Ao passar pelo grume do diamante a fina fatia flutua sobre o espelho d’agua e ao olharmos pela lupa verificamos os cortes ultrafinos (60 a 100nm). Estes cortes são recolhidos em telas de cobre e assim a grade é inserida no microscópio eletrônico de transmissão para podermos identificar cada organela da célula.

Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) – no preparo da amostra também são utilizados os mesmos fixadores químicos da MET. Na desidratação a amostra é passada nas concentrações de 7,5% a 100% de etanol ou acetona, após esse processo elas são colocadas em uma cesta suporte para secarem, e esta não pode ser feita ao ar, pois poderá deformá-la ou enruga-la. Em seguida é feita substituição por CO2 líquido num aparelho onde é controlada a temperatura baixa e pressão alta, para manter o CO2 em estado líquido durante a substituição e assim que amostra estiver totalmente mergulhada no CO2, a temperatura e a pressão são elevadas até que o CO2 passe para o estado gasoso, ficando a amostra totalmente seca. E antes da observação a amostra é recoberta por uma camada fina de ouro.

3 – Preparação de meios de cultura compostos com nutrientes necessários para determinado microorganismo, pois esse meio fornece a energia necessária para sobrevivência do mesmo.

Incubação numa temperatura adequada para o crescimento do microorganismo.

Valor de pH adequado que gira em torno de 7,0.

Fonte de pesquisa:

www.genoma.ib.usp.br/educação/microscopia2.pdf

www.pt.wikipedia.org/wiki/microscópio_optico

www.epsjv.fiocruz.br/upload/d/capitulo_5_vol2.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com