TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIO SEGURANÇA EM CENTRO DE ESTÉTICA.

Trabalho Escolar: BIO SEGURANÇA EM CENTRO DE ESTÉTICA.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  2.222 Visualizações

Página 1 de 3

Esta pesquisa vem para orientar o conhecimento dos profissionais da área de estética, em relação à utilização dos equipamentos de proteção individual na realização de limpezas de pele e também apresentar a maneira correta que todos os profissionais da área devem utilizar na realização de limpezas de pele, onde a alta rotatividade no atendimento e o contato direto e prolongado com o cliente, fazem com que o risco de exposição do esteticista à micro organismos provenientes do cliente aumente. Desta forma, o profissional pode torna-se mais vulnerável à contaminação por diversas doenças infecto-contagiosas, como: herpes, hepatite B, hepatite C, gripe, resfriado, tuberculose e AIDS.

O conceito de biossegurança pode ser definido como módulo, processo ou como conduta. Como módulo, pois a biossegurança não é uma ciência e sim uma interação entre conhecimentos diversos. Como processo, pois a biossegurança é uma ação educativa, que pode ser entendida como a aquisição de conteúdos e habilidades, com o objetivo de preservar a saúde do homem, das plantas, dos animais e do meio ambiente. Como conduta, pois a biossegurança pode ser considerada um conjunto de comportamentos, hábitos, conhecimentos, sentimentos que devem ser passados ao homem, para que esse realize sua atividade de forma segura. Uma das ações mais importantes da biossegurança é o uso dos equipamentos de proteção individual, os quais incluem: luvas, óculos de proteção, máscara, avental e gorro. Esses equipamentos agem como verdadeiras "barreiras" contra micro organismos patogênicos e, tornam-se deficientes, quando são usadas de forma incorreta ou de forma incompleta.

Por isso fiz uma breve seleção dos principais equipamentos de proteção individual, que devem ser utilizados pelo profissional de estética, durante a realização de limpezas de pele. Gorro: O uso do gorro, evita a queda dos cabelos (que representam uma importante fonte de infecção, já que podem conter inúmeros microrganismos), na área do procedimento. Avental: São usados para fornecer uma barreira de proteção e reduzir a oportunidade de transmissão de micro organismos. Previnem a contaminação das roupas do profissional, protegendo a pele da exposição a fluídos como sangue, exsudatos e secreções orgânicas.Máscara: Representa uma importante forma de proteção das mucosas da boca e do nariz, contra a ingestão ou inalação de microorganismos, além de representar a mais importante medida de proteção das vias superiores, contra os microorganismos presentes durante a fala, tosse ou espirro. Devem ser sempre utilizadas no atendimento de todos os clientes e são obrigatoriamente descartáveis, o uso de máscara protege tanto o profissional quanto o cliente.

Durante a realização de uma limpeza de pele, a distância entre o cliente e o profissional, é bastante pequena. A esteticista está com sua boca muito próxima a do cliente, existindo a possibilidade de tanto o profissional quanto o cliente, ao falar, tossir ou espirrar, lançar gotículas de saliva contaminadas por microorganismos. Outro fator é durante a extração, principalmente de pústulas9, onde há o risco do conteúdo destas atingir a face do profissional.Óculos de proteção: Assim com as máscaras, também representam uma barreira de proteção de transmissão de infecções, mais particularmente, uma proteção para os profissionais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com