TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanço Energetico

Artigo: Balanço Energetico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 2

2. OBJETIVO

Fazer o balanço energético e exergético de uma central diesel, apresentando os seus fluxos na forma de diagrama.

3. DESENVOLVIMENTO

O sistema utilizado para o ensaio é composto basicamente por um Motor Diesel Mercedez Benz, um Alternador “Brushless” Negrini, um quadro de comando elétrico e um quadro de medição de temperatura e vazão de combustível.

3.1: Esquema de Medidas e Instrumentação:

o Potência Elétrica e de Atrito

A Figura 3 mostra o esquema de ligação dos aparelhos elétricos de medida de potência elétrica (wattimetros) e de corrente elétrica (amperímetros).

Devido ao alto valor da corrente, que não seria suportado pelos watímetros, fez-se necessário ligar as bobinas de corrente através de Transformadores de Corrente (CT’s). As bobinas de tensão dos watímetros estão ligadas diretamente à saída do gerador (tensão de 220 V).

Para a medida da corrente elétrica é utilizado um amperímetro tipo alicate, devido ao fato deste aparelho realizar a leitura através do efeito de indução, não sendo, portanto necessário o seccionamento dos condutores que realizarão a conexão entre o gerador e o quadro elétrico.

o Massa de Combustível

O motor e o tanque de combustível estão conectados através de uma válvula de comando. Durante a operação normal o motor é suprido pelo óleo diesel do tanque. Ao ser acionada a botoeira de comando, o motor passa a consumir o óleo diesel contido no medidor da Fig.4. O medidor está inicialmente preenchido até acima da marca superior (inicial). O volume entre a marca superior (inicial) e uma marca inferior (final) é calibrado. Quando a superfície do diesel começa a abaixar de nível e passa pela marca inicial dispara-se um cronômetro, que só será travado no momento em que a superfície do óleo passar pela marca inferior (final). Logo após libera-se a botoeira de modo que o motor volte a ser suprido com o óleo do tanque. Portanto, tem-se o volume (calibrado) de óleo diesel consumido em um determinado tempo.

o Vazão de Ar

A Figura 5 demonstra a maneira utilizada para medir-se a massa de ar aspirada pelo motor durante a sua operação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com