TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Energéticos

Dissertações: Recursos Energéticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  1.626 Palavras (7 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 7

RECURSOS ENERGÉTICOS

QUESTÕES DISSERTATIVAS:

1) Como você vê a possibilidade de ação de um Gestor Ambiental na área de recursos energéticos? (0,5)

O profissional, Bacharel em Gestão Ambiental, poderá atuar junto a empresa do setor privado, ONGs, entidades públicas, em projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDLs) para órgãos privados e públicos, em instituições relacionadas com questões ambientais em decorrência de sua própria atividade, entre outras organizações que busquem profissionais realmente formados e com uma visão sistêmica da problemática ambiental contemporânea.Surgi ai a possibilidade de se trabalhar com recursos energiticos uma vez que os Mdls são geralmentes projetos para alternativa de fonte de energia alternativa.

2) Recentemente o Japão foi abalado por vários e diferentes desastres naturais. Como este país está revendo a sua questão energética, já que a maioria das usinas utiliza a forma nuclear como fonte? (1,0)

O desastre, que provocou um acidente nuclear na usina Daiichi Fukushima, reacendeu um debate mundial sobre a segurança da energia nuclear e forçou o Japão a reavaliar sua estratégia de energia.

De 54 reatores nucleares do Japão, 52 foram fechados para manutenção e os dois restantes foram definidos para ficarem inativos na primavera. Os reatores deverão permanecer inoperantes, enquanto os governos centrais e locais do Japão avaliam quais deles pode ser reiniciado, deixando o país compensar uma perda de 30 % na geração de energia.

Depois do terremoto e tsunami ocorridos no Japão em 2011, o país começou a enfrentar uma grave crise energética. Para resolver a faltade potência crítica que a nação enfrenta, eles montaram um sistema de energia solar de última geração.

Portanto, faz sentido que o Solar Techno Park, primeiro centro de pesquisa de energia solar, foque em múltiplas tecnologias no Japão. Ele não é operado pelo governo, mas por uma unidade da JFE, a quinta maior siderúrgica do mundo, com sede em Tóquio. Dada a natureza de energia intensiva da produção de aço, a energia limpa e confiável será a chave para o futuro da indústria de aço japonesa. A instalação, que abriu em outubro do ano passado, está desenvolvendo uma tecnologia avançada na luz solar e geração de energia térmica que pretende ser aplicada no Japão e no exterior.

3) Qual a diferença entre fusão e fissão nuclear? (0,5)

Fissão nuclear é o processo em que se “bombardeia” o núcleo de um elemento radioativo, com um nêutron. Essa colisão resulta na criação de um isótopo do átomo, totalmente instável, que se quebra formando dois novos elementos e liberando grandes quantidades de energia.

A fusão nuclear ocorre quando dois ou mais núcleos de um mesmo elemento se fundem e formam outro elemento, liberando energia. Um exemplo de fusão nuclear é o que acontece o no interior das estrelas, quando quatro núcleos de hidrogênio se fundem para formar um átomo de hélio. Esse processo libera uma quantidade de energia muito maior do que a liberada no processo de fissão nuclear.

4)O que é biomassa e quais as mais utilizadas aqui no Brasil como fonte alternativa de energia? (1,0)

A biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais. A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas.

Essa fonte energética é renovável, pois a sua decomposição libera CO2 na atmosfera, que, durante seu ciclo, é transformado em hidratos de carbono, através da fotossíntese realizada pelas plantas. Nesse sentido, a utilização da biomassa, desde que controlada, não agride o meio ambiente, visto que a composição da atmosfera não é alterada de forma significativa.

Uma das principais vantagens da biomassa é que, embora de eficiência reduzida, seu aproveitamento pode ser feito diretamente, por intermédio da combustão em fornos, caldeiras etc. Para aumentar a eficiência do processo e reduzir impactos socioambientais, tem-se desenvolvido e aperfeiçoado tecnologias de conversão mais eficientes, como a gaseificação e a pirólise, também sendo comum a co-geração em sistemas que utilizam a biomassa como fonte energética. A biomassa então, é uma fonte de energia renovável e limpa, que pode melhorar a qualidade do ambiente, ela também pode contribuir positivamente para a economia, na medida em que há menos desperdício de matéria, e porque fornece ao mesmo tempo vários postos de trabalho, ou seja, é uma energia segura e com grande potencial.

VEGETAIS NÃO LENHOSOS:

* Sacarídeos: esse grupo contemplará os vegetais que possuem como tecido de armazenamento os açúcares, como sacarose. A sacarose é produzida a partir de uma molécula de glicose e uma de frutose. Esses açúcares geralmente são utilizados para fermentação e produção de etanol. Ex: cana-de-açúcar; beterraba, etc.

* Celulósicos: apesar da celulose ser um dos constituintes principais da parede celular de todos os vegetais, esse grupo contemplará os vegetais que não possuem como tecido de reserva a sacarose, amido ou óleo, sendo de utilidade energética somente sua estrutura morfológica. Em alguns processos, é necessária a hidrólise do material para que se possa utilizar os carboidratos em sua forma mais simples. Ex: capim-elefante; gramíneas forrageiras, etc.

* Amiláceos: esse grupo contempla os vegetais que possuem como tecido de armazenamento o amido. Os amidos são carboidratos complexos, que devem ser transformados para obtenção de açúcares mais simples para fermentação. Ex: milho, mandioca, batata-doce, etc.

* Oleaginosas: esse grupo contempla os vegetais que possuem óleos e gorduras que podem ser extraídos através de processos adequados. Os óleos extraídos são substâncias insolúveis em água (hidrofóbicas), que na temperatura de 20° C exibem aspecto líquido. As gorduras distinguem-se dos óleos por apresentar um aspecto sólido à temperatura de 20° C. São formados predominantemente por triglicerídeos, compostos resultantes da condensação entre um glicerol e ácidos graxos. Ex: óleo de girassol; óleo de soja; óleo de mamona, etc.

* Aquáticos: esse grupo considera as plantas aquáticas que possuem potencial para geração de energia. Entre elas estão o aguapé ou lírio aquático; algas e microalgas.

VEGETAIS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com