TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados

Exames: Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  2.226 Palavras (9 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos falar sobre banco de dados seus conceitos fundamentos padrão SQL. Pela aplicação é o objetivo de um SGBD ou de uma estrutura de dados. Conjuntos de informação relacionada e referente a um contexto do mundo real.

Modelo Relacional Normalizado – MRN

O modelo relacional foi inventado pelo Dr. Codd e subsequentemente mantido e aprimorado por Chris Date e Hugh Darwen como um modelo geral de dados. No Terceiro Manifesto (1995) eles mostraram como o modelo relacional pode ser estendido com características de orientação a objeto sem comprometer os seus princípios fundamentais.

O modelo relacional em definição simplificada baseia-se em dois conceitos conceito de entidade e relação - Uma entidade é um elemento caracterizado pelos dados de são recolhidos na sua identificação vulgarmente designado por tabela. Na construção da tabela identificam-se os dados da entidade a atribuição de valores a uma entidade constrói um registro da tabela. A relação determina o modo como cada registro de cada tabela se associa a registros de outras tabelas

O modelo relacional é um modelo de dados, adequado a ser o modelo subjacente de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), que se baseia no princípio em que todos os dados estão guardados em tabelas (ou, matematicamente falando, relações). Toda sua definição é teórica e baseada na lógica de predicados e na teoria dos conjuntos.

O conceito foi criado por Edgar Frank Codd em 1970, sendo descrito no artigo "Relational Model of Data for Large Shared Data Banks". Na verdade, o modelo relacional foi o primeiro modelo de dados descrito teoricamente, os bancos de dados já existentes passaram então a ser conhecidos como (modelo hierárquico, modelo em rede ou Codasyl e modelo de listas invertidas).

O modelo relacional

O modelo relacional para gerência de bancos de dados (SGBD) é um modelo de dados baseado em lógica e na teoria de conjuntos.

Historicamente ele é o sucessor do modelo hierárquico e do modelo em rede. Estas arquiteturas antigas são até hoje utilizadas em alguns data centers com alto volume de dados, onde a migração é inviabilizada pelo custo que ela demandaria; existem ainda os novos modelos baseados em orientação ao objeto, que na maior parte das vezes são encontrados como kits em linguagem formal.

A linguagem padrão para os bancos de dados relacionais, SQL, é apenas vagamente remanescente do modelo matemático. Atualmente ela é adotada, apesar de suas restrições, porque ela é antiga e muito mais popular que qualquer outra linguagem de banco de dados.

A principal proposição do modelo relacional é que todos os dados são representados como relações matemáticas, isto é, um subconjunto do produto Cartesiano de n conjuntos. No modelo matemático (diferentemente do SQL), a análise dos dados é feita em uma lógica de predicados de dois valores (ou seja, sem o valor nulo); isto significa que existem dois possíveis valores para uma proposição: verdadeira ou falsa. Os dados são tratados pelo cálculo relacional ou álgebra relacional.

A normalização de banco de dados é normalmente realizada quando se projeta um banco de dados relacional, para melhorar a consistência lógica do projeto do banco de dados e o desempenho transacional.

Existem dois sistemas mais comuns de diagramação que ajudam na representação visual do modelo relacional: O diagrama de entidade-relacionamento DER, e o diagrama DEF utilizado no método IDEF1X criado pela Força aérea americana baseado no DER.

SQL

SQL é um,a linguagem de pesquisa declarativa para banco de dados relacionais. SQL foi desemvolvida originalmente no inicio dos anos 70 nos labaratórios da IBM e tinha por objetivo demostrar a viabilidade da implementação do modelo proposto por E.F> Coldd. SQL é uma linguagem declarativa em oposição a outras linguagem procedurais

SQL (do inglês Structured Query Language, ou Linguagem de ConsultaEstruturada), é uma linguagem de pesquisa declarativa para Bancos de Dados Relacionais (base de dados relacional). História do SQL O SQL foi desenvolvido originalmente no início dos anos 70 nos laboratórios da IBM em San Jose, dentro do projeto w:System R, que tinha por objetivo demonstrar a viabilidade da implementação do modelo relacional proposto por E. F. Codd. O nome original da linguagem era SEQUEL, acrônimo para "Structured English Query Language" (Linguagem de Consulta Estruturada em Inglês), vindo daí o fato de, até hoje, a sigla, em inglês, ser comumente pronunciada "síquel" ao invés de "és-kiú-él", letra a letra. No entanto, em português, a pronúncia mais corrente é a letra a letra: "ése-quê-éle".

SQL como linguagem padrão

A linguagem SQL é um grande padrão de banco de dados. Isto decorre da usa simplicidade e facilidade de uso. Ela se diferencia de outras linguagem de consulta de banco de dados no sentido em que uma consulta SQL especifica a forma do resultado e não o caminho para chegar a ele. Ela é uma linguagem declarativa em posição a outras linguagem procedurais. Isto reduz o ciclo de aprendizado daqueles que se inicam na linguagem.

Embora o SQL tenha originalmente criado pela IBM, rapidamente surgiram varios outros desemvolvedores. Essa expansão levou á necessidade de ser criado e adptado um padrão para a linguegem. Está tarefa foi realizada pela W: American National Standards Institute(ANSI) em 1986 e ISO em 1987, O SQL foi revisto em 1992 e a esta versão foi dado o nome de SQL-92 foi revisto novamente em 1999 e 2003 para se tornar SQL-99 (SQL3) e SQL:2003, respectivamente.

No entanto embora o SQL seja, padronizado pela ANSI e ISO, possui muitas variações e extensões produzidos pelos diferentes fabricantes de sistemas gerenciadores de ases de dados. Tipicamente a linguagem pode ser migrada de plataforma para plantaforma sem mudançãs estruturais principais.

Processamento de transação

Os sistemas de processamento de transação permitem que as operações sejam agrupadas em uma unica transação, garantindo que problemas de consistência de dados não ocorram. Eles garantem que as transaç~es sejam atomicas e que as propriedades ACID sejam alcaçãdas.

Os sistemas de middleware para processamento de transação, como o IMS da IBM, surgiram nos anos 60 e eram bastante presos a determinados sistemas de gerenciamento de base de dados. O paradigma cliente-sevido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com