TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados

Casos: Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  1.635 Palavras (7 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 7

ATPS BANCO DE DADOS ETAPA 4

PASSO 2 Tutorial banco de dados MySQl

Como usar o MySQL Workbench, e entender para que ele serve e como utilizá-lo para gerenciar nossos projetos com base de dados MySql.

Sua parte administrativa para DBAs, que nós desenvolvedores podemos usar perfeitamente para gerenciar bancos locais e remotos, e sua parte de modelagem visual, que pode ser utilizado tanto para importar quanto exportar um projeto, bem como para manipular um banco específico.

1 – INICIANDO NO MYSQL

Para se criar um novo banco no MySQL, primeiro você precisa instalar o Workbench, que pode ser baixado diretamento no site do MySQL/ORACLE. (não irei mostrar a instalação em si, você pode achar como fazer procurando em fóruns através do Google).

2 – NOVA CONEXÃO:

Após a instalação, abra o MySQL Workbench. Existem 3 colunas, na primeira (à esquerda) em SQL DEVELOPMENT, fica a opção de criar a CONEXÃO (connection). Clique na opção NEW CONNECTION para criar uma nova conexão.

Na próxima tela, no campo Connection Name insira o nome da sua nova conexão e clique no botão TEST CONNECTION.

Se tudo der certo e não houver uma conexão com mesmo nome, aparecerá uma mensagem confirmando a conexão, clique no botão OK pra confirmar.

3 – ABRINDO A CONEXÃO:

Criada a conexão, ela aparecerá listada entre as opções, logo acima do botão NEW CONNECTION. Dê um duplo clique com mouse para abrir a conexão criada.

Para criar um novo Esquema de Banco de dados, clique no símbolo BD (marcado em vermelho na imagem), insira um nome no campo NAME para criar seu Schema e clique no botão APPLY.

4 – CRIANDO NOVO SCHEMA (BD):

Na nova janela que se abrirá, aparecerá a confirmação do comando SQL de criação do novo Schema. Clique em APPLY novamente para confirmar a criação do novo esquema.

Confirmado, aperte no botão FINISH e estará criado o BD.

5 – CRIANDO TABELAS:

Criado o Schema, aparecerá listado à esquerda. Procure pelo nome colocado no Schema e clique em cima para poder abrir as opções.

Para criar uma nova tabela, clique sobre o Schema criado e no botão indicado na imagem para inserir nova tabela. Escolha um nome para a mesma e clique em APPLY.

Para inserir campos na tabela, dê um duplo clique abaixo de Column Name, na primeira vez ele sempre criará o campo com o nome ID+ nome da tabela, pois por padrão toda tabela deve ter um ID ou código identificador dos registros cadastrados.

Para ir criando novos campos, basta ir clicando no campo diretamente abaixo do primeiro para ir criando novos campos.

Após terminar de criar a tabela, clique sempre no botão APPLY e pronto. Para novas tabelas, repita os passos anteriores e vá criando quantas tabelas achar necessário.

Está criado seu banco e suas tabelas.

6- Relacionamento entre Tabelas

O relacionamento de tabelas é necessário quando temos mais de uma tabela com informações que podem e precisam ser cruzadas, por exemplo: categorias e produtos… Cada registro na tabela produtos estará ligado a um registro da tabela categorias.

Existem três níveis de relacionamento: nosso exemplo será um relação de 1:N (fala-se “um pra N” ou “um para muitos”) onde cada categoria (1) contém um ou mais produtos (N)… Há também o 1:1 onde cada registro de uma tabela (1) está ligado a um e somente um registro de outra tabela (1)… E há outro nível de relacionamento, mais complexo, que é o N:N onde um ou mais registros de uma tabela (N) estão relacionados a um ou mais registros de outra tabela (N), que seria o exemplo de duas tabelas “produtos” e “tags” onde um produto tem várias tags e vários produtos pertencem a uma tag.

Exemplo ,duas tabelas, chamadas “categorias” e “produtos”:

01) CREATE TABLE `categoria (

02) `id`INT NOT NULL AUTO_INCREMENT PRIMARY KEY,

03 ) nome` VARCHAR( 255 ) NOT NULL

04 ) ENGINE = MYISAM;

05 ) CREATE TABLE produtos` (

06 )id` INT NOT NULL AUTO_INCREMENT PRIMARY KEY ,

07 )`categoria_id` INT NOT NULL,

08 `nome` VARCHAR( 255 ) NOT NULL,

10 `preco` DECIMAL( 10,2 ) NOT NULL

11 ) ENGINE = MYISAM;

E vamos inserir alguns dados para exemplo:

1 -- Extraindo dados da tabela `categorias`

2 INSERT INTO `categorias` VALUES(1,'Camisetas');

3 INSERT INTO `categorias` VALUES(2, 'Canecas');

4 -- Extraindo dados da tabela `produtos`

5 INSERT INTO `produtos` VALUES(1, 1, Camiseta Social', 15.00);

6 INSERT INTO `produtos` VALUES(2, 1,'Camiseta Regata', 11.99);

7 INSERT INTO `produtos` VALUES(3, 2, 'Caneca Grande', 12.00);

Reparem que na tabela produtos temos uma coluna “especial”, que é a “categoria_id” (INT)…

Ela é quem ajudará a fazer a relação das duas tabelas… Nessa coluna entrará o ID da categoria a qual o produto pertence… Ou seja: as duas camisetas pertencem a categoria “Camisetas” (ID 1) e o terceiro produto (a Caneca Grande) pertence a categoria “Canecas” (ID 2) e é na coluna “categoria_id” que armazenamos esses IDs que identificam as categorias.

Esse campo responsável pela relação é normalmente chamado de “foreing key” (fk) ou “chave estrangeira”.

Mas qual a utilidade dessa tal “relação”?

Sem usar o relacionamento você poderia pegar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com