TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados

Ensaios: Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 5

SATA:

A SATA ou Serial ATA é a nova tecnologia de disco criada em 2003 e veio para substituir a IDE, ATA. Como o nome mesmo já diz, é uma tecnologia serial, ou seja, 1 bit por vez que consegue freqüência maiores e com isso, transmitir mais rápido os dados em seu barramento. Isso acontece, pois na IDE apesar de ser uma transmissão paralela, ocorre interferência eletromagnéticas entre as vias, causando ruídos nos dados e deixando a transmissão mais lenta.

A interface SATA não tem esse problema por transmitir 1 bit de cada vez, assim permitindo trabalhar em freqüências maiores e não por acaso que a comunicação entre processadores e seus periféricos sejam serial.

Após a criação da SATA, a ATA passou a ser chamada de PATA (a letra ’p’ de paralela) para diferenciar da nova tecnologia.

O cabo mais comum tem 7 fios (pinos), 3 pinos são terras e os outros 3 pinos são os dois canais separados usados para a transmissão de dados diferencial.

PADRÕES E CARACTERISTICAS:

· SATA 150 ou SATA I: foi a primeira versão desta tecnologia e o nome ficou conhecido pela sua taxa de transferência de 150 MB/s.

· SATA II: não aumentou a a taxa de transferência porém, foi adicionado recursos como NCQ (Native Command Queueing), técnicas para diminuir o movimento da cabeça de leitura que também é utilizada na tecnologia SCSI que será mostrada posteriormente.

· SATA 300 ou SATA/300: trabalhava com uma taxa de transmissão de 300 MB/s, o dobro da ultima versão da PATA.

· SATA 600: seguindo o nome, tem uma taxa de transmissão de 600 MB/s. Só lembrando que essas taxas mencionadas ao longo do artigo são taxas máximas, totalmente teórica. A previsão é de chegar a uma taxa de transferência bem maior no futuro.

SCSI:

Os discos SCSI não são diferentes dos anteriores em relação ao modo como cilindros, trilhas e setores são organizados, porém diferem a interface e as taxas de transmissão. Esta tecnologia foi criada por Howard Shugart, o inventor do disco flexível, em 1979 e em 1986 a ANSI padronizou com o nome de SCSI (scuzzi).

As altas taxas de transferência fez com que os discos SCSI se tornassem padrão de grande parte das estações de trabalho Unix da SUN, HP, entre outras. Existentes em Mactoshes e servidores de rede.

A SCSI não é apenas uma interface de disco rígido, mas um barramento que suporta a conexão de outros dispositivos como scanner, unidades de fita e outros periféricos SCSI. Cada dispositivo recebe uma ID, esta vai até 15 no total e tem dois conectores (entrada e saída). A saída conecta a entrada do outro dispositivo e o ultimo deve ser terminado para evitar reflexões das extremidades do barramento SCSI interfiram com outros dados no barramento.

Os comandos e respostas ocorrem em fases, usando vários sinais de controle para delinear as fases e arbitrar o acesso ao barramento quando vários dispositivos querem usa-lo aao mesmo tempo. Estes discos permitem acesso simultâneo de todos os dispositivos (alto desempenho) e utiliza o modo de transmissão full-duplex, ou seja, envio e recebimento de dados ao mesmo tempo.

O cabo mais comum (8 bits) tem 50 fios (pinos), 25 são terras para evitar ruído, 8 são para dados, 1 de paridade, 9 de controle e o restante para energia elétrica. Os dispositivos de 16 bits (e 32 bits) precisam de um segundo cabo para sinais adicionais

PADRÕES E CARACTERISTICAS:

· SCSI 1: criado em 1986 a primeira especificação formal, esse padrão é a definição básica do barramento SCSI, protocolo de sinalização e um conjunto de comandos de 6 e 10 bytes. Suportando 8 dispositivos no mesmo cabo e usado em computadores Apple Macintosh. Sua taxa de transferência chegava a 3.5 MB/s em modo assíncrono, 5 MB/s em síncrono e tamanho máximo do cabo era de 6 metros.

· SCSI 2: surgiu por causa da incompatibilidade da versão anterior, nesta versão especifica um conjunto mínimo de comandos que devem ser implementado por todos os dispositivos (Common Command Set - CCS).

Tinha suporte a cd-rom, scanner , tinha capacidade de executar múltiplas requisições de entrada e saída de forma simultânea. A taxa de transferência chegava a 10 MB/s na Fast SCSI e 20 MB/s com a Fast Wide SCSI.

· SCSI 3: existiram diversas versões ficando conhecidas como SPI (SCSI Parallel Interface) e foram normatizadas num conjunto de documentos de especificação do protocolo de comunicação e das características da camada física. A taxa de transferência chega a 640 MB/s.

SAS:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com