TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados

Trabalho Universitário: Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

1. Um banco de dados serve para armazenar dados operacionais inter-relacionados de forma independente dos programas que os utilizam, servindo assim a múltiplas aplicações de uma organização.

2. Um dado é uma informação fisicamente registrada e especificamente construída para uma análise.

3. A redundância consiste no armazenamento de uma mesma informação em locais diferentes.

4. A atualização de um dado replicado exige que todos os setores que apresentam este dado sejam informados da atualização desejada e a efetivem esta atualização no seu arquivo. Inconsistências podem ocorrer facilmente, caso esta manutenção não seja controlada rigidamente.

5. Serve para otimizar algumas operações especificas, na qual o custo de processamento é bem menor se as informações puderem ser acessadas sem referenciar um determinado relacionamento.

6. É o uso dos dados por vários sistemas diferentes, evitando assim a duplicação desses dados para cada sistema que os utilizam. Esse compartilhamento também tem a vantagem da atualização automática dos dados entre os sistemas.

7. Um SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) é uma coleção de programas que permitem ao usuário definir, construir e manipular Bases de Dados para as mais diversas finalidades.

8. Facilidade de programação, eficiência (velocidade) controle de concorrência, segurança, backup/restauração, integridade.

9. Redundância e inconsistência de dados, Dificuldades no acesso aos dados, Isolamento de dados, Anomalias de acesso aos dados, Isolamento de dados, anomalias de acesso aos dados, Isolamento de dados, Anomalias de acesso concorrente, Problemas de segurança e Problemas de integridade.

10. Access, My SQL, SQL Server, Oracle, Paradox e PB2.

11. O Modelo de Dados relacional representa os dados contidos em um Banco de Dados através de relações. Estas relações contêm informações sobre as entidades representadas e seus relacionamentos. O Modelo Relacional, é claramente baseado no conceito de matrizes, onde as chamadas linhas (das matrizes) seriam os registros e as colunas (das matrizes) seriam os campos. Os nomes das tabelas e dos campos são de fundamental importância para nossa compreensão entre o que estamos armazenando, onde estamos armazenando e qual a relação existente entre os dados armazenados. Cada linha de nossa relação será chamada de TUPLA e cada coluna de nossa relação será chamada de ATRIBUTO. O conjunto de valores passíveis de serem assumidos por um atributo, será intitulado de DOMÍNIO.

12. Representam os dados como coleções que obedecem a propriedades. São modelos geralmente conceituais dispondo de pouquíssimas aplicações reais. Neste Modelo não seria interessante a existência de uma tabela de funcionários e dentro dela alguma referência para cada registro, de forma a podermos saber onde (em que departamento) o funcionário está alocado. Um conjunto de regras disponibilizaria em separado os funcionários da fábrica, que no entanto estariam agrupados aos demais, para o sistema de folha de pagamento.

13. Em um banco de dados hierárquico os dados são organizados de acordo com sua hierarquia entre eles. Esse é provavelmente o banco de dados menos utilizado atualmente, já que em muitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com