TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados

Dissertações: Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  2.241 Palavras (9 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

CST EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

SISTEMA DE BANCO DE DADOS

TUTOR A DISTÂNCIA JOÃO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SÃO PAULO

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

Antigamente eram utilizadas sistemas de arquivos do Sistema, onde as aplicações armazenavam seus dados através das interações com a aplicação. Eram armazenados em diversos arquivos, utilizando diferentes programas para extrair e acrescentar registros, elevando os custos.

Hoje, com o grande volume de dados, a necessidade de um Gerenciador de Banco de Dados, se tornou imprescindível nas empresas.

Um Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) surgiu na década de 70 e possui diversas vantagens e algumas desvantagens se comparado Sistema de arquivo citado acima.

A finalidade do SGDB a Administração e Gerencia de uma ou mais base de dados.

Abaixo veremos as vantagens e desvantagens de ambos os sistemas.

Sistema de Arquivo

Vantagens Desvantagens

Suporte a Unicode

Sem necessidade de versão paga

Possibilidade de criação de uma sintaxe própria Dados complexos

Demorados a projetar

Custos altos

Problemas de segurança

Difícil padronização

Há bastante redundância de dados

Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados

Vantagens Desvantagens

Controle de redundância

Compartilhamento de dados

Restrição aos acessos

Múltipla Interface

Resposta rápida aos pedidos de informação.

Acesso múltiplo. Alto investimento de Software e Hardware

Modelo de Dados

O Modelo de Dados é um subconjunto do modelo de implementação que descreve a representação lógica e física dos dados no sistema.

Representada também. Por um conjunto de requerimentos de informações de negócios. É uma parte importante do desenho que compões o sistema de informação.

A abordagem que se dispensa ao assunto normalmente atende três perspectivas:

Modelagem Conceitual:A modelagem conceitual basea-se no mais alto nível e deve ser usada para envolver o cliente, pois o foco aqui é discutir os aspectos do negócio do cliente e não da tecnologia. Neste modelo temos:

Visão geral do Negocio

Facilita o entendimento entre usuário e desenvolvedores

Possui somente as entidades e atributos principais

Utiliza-se o MER (Modelo de Entidade e Relacionamento)

Modelagem Lógica:O modelo lógico já leva em conta algumas limitações e implementa recursos como adequação de padrão e nomenclatura, define as chaves primárias e estrangeiras, normalização, integridade referencial, entre outras. Neste modelo temos:

Possui entidades associativas em lugar de relacionamentos n:m

Define as chaves primarias das entidades

Adequação ao padrão de nomeclatura

Entidades e Atributos documentados

Modelagem Física: No modelo físico fazemos a modelagem física do modelo de banco de dados. Neste caso leva-se em conta as limitações impostas pelo SGBD escolhido e deve ser criado sempre com base nos exemplos de modelagem de dados produzidos no item anterior, modelo lógico.Neste modelo temos:

Elaborado apartir do modelo lógico

Pode variar segundo SGBD

Pode ter tabelas físicas

Pode ter colunas físicas.

Principais Modelos de Dados

• O Modelo Objeto (SGBDO, Sistema de gestão de bancos de dados objecto): os dados são armazenados sob a forma de objetos, quer dizer, de estruturas chamadas classes que apresentam dados membros. Sendo dois fatores principais que levam a adoção da tecnologia de banco de dados orientados a objetos. A primeira, é banco de dados relacional se torna difícil manipular com dados complexos. A segunda, os dados são manipulados pela aplicação da escrita usando linguagens de programação orientadas a objetos, como C++, Java, Delphi entre outros.

• O Modelo Relacional (SGBDR, Sistema de gestão de bancos de dados relacionais) : os dados são registrados em quadrosa duas dimensões (linhas e colunas). Cada tabela possui diversas colunas, e cada coluna um numero único.A maioria dos bancos de dados são baseados no modelo relacional, utilizando os software Visio, BPWin, etc.

• O Modelo Entidade Relacionamento(MER) O Modelo Entidade-Relacionamento é baseado em uma percepção de um mundo real que consiste em uma coleção de objetos básicos chamados entidades, e em relacionamentos entre estes objetos. Um objeto de distingue de outro por um conjunto de atributos. O conjunto das entidades de um mesmo tipo de conjunto de relacionamentos do mesmo tipo seção chamados de conjuntos de entidades e conjuntos de relacionamentos.

Entidade - Relacionamento

Para a resolução do desafio utilizaremos Entidade, cujo objetivo é representar de forma abstrata, com a finalidade de descrever, os dados a serem utilizados em um sistema. A representação gráfica é sua principal ferramenta. Constituído por um grupo básico de objetos chamados de entidades e por relacionamento desses objetos.

Abaixo se encontram duas entidades que estarão presentes no desenvolvimento, juntamente com alguns de seus atributos.

Controle de Estacionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com