TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados

Pesquisas Acadêmicas: Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  1.307 Palavras (6 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O que é um Banco de Dados?

Segundo Laudon & Laudon (2007 p. 139) “um banco de dados é um conjunto de

arquivos relacionados entre si que contêm registros sobre pessoas, lugares ou coisas”. Trata-se de uma ferramenta indispensável para organizações de qualquer porte, pois, possibilita, através da utilização de um computador de alta capacidade de armazenagem e um software responsável pelo gerenciamento das informações, o controle das informações como, por exemplo: cadastro de clientes, perfil de cliente, cadastros e custos de fornecedores, cadastro e controle de estoques, cadastro de contas a pagar e receber, cadastro de funcionários, ou seja, é crucial para o sucesso de uma organização.

Segundo Laudon (2007 p. 139) “antes do desenvolvimento dos bancos de dados

digitais, as empresas usavam grandes arquivos de metal, cheios de arquivos de papel, para armazenar informações referentes a transações, clientes e fornecedores, estoque e

funcionários”. Felizmente, com o advento das tecnologias, hoje é possível armazenar e

consultar diversas informações em poucos segundos através de um clique.

Características fundamentais de um banco de dados digital Entidade e Atributos. É de suma importância escolher os dados corretos e mais importantes para se

controlar, pois, existem muitos dados inerentes à atividade empresarial e um banco de dados que não tenha parâmetros para organizar as informações pode tornar-se ineficiente. Ao implantar um banco de dados deve-se ter em mente o significado dos termos entidades e atributos.

Conteúdo

Etapa 1 3

1 Introdução à Banco de Dados 3

Sistema de Banco de Dados 4

2 Passo 3 (Equipe)Fazer as atividades a seguir: 5

Relatório 01 7

Etapa 02 7

Criar um quadro para cada entidade proposta no desafio, identificando todos seus atributos com seus devidos tipos, chaves e relacionamentos esperados. 7

Relatório 02 10

03

Etapa 1

1 Introdução à Banco de Dados

de Osvaldo Kotaro Takai, Isabel Cristina Italiano e João Eduardo Ferreira. 2005.

Disponívelem:<https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9e1nJ9U5ACjZWMyN2ViZjYtYWMxMS00OTE4LWIwYzItNTc0ZGU0MjEyOTI2&hl=en_US>. Acesso em: 12 abr. 2012.Fazer também uma pesquisa na internet para conhecer os principais softwares de gerenciamento de Banco de Dados. Entre eles: <http://www.postgresql.org> e:<http://www.mysql.com>. Acessos em: 12 abr. 2012.

Passo 2 (Equipe)Desenvolver um comparativo entre a utilização de arquivos convencionais(arquivo texto, por exemplo) e a utilização de um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) para armazenamento de dados. Nesse comparativo é essencial o apontamento de vantagens e desvantagens, bem como a aplicação de ambos os métodos em uma operação empresarial, por exemplo, registro de vendas.

1.1 Sistema de Banco de Dados X Sistema de Arquivos

Antes dos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD) as aplicações utilizavam sistemas de arquivos do Sistema Operacional. Através de arquivos, as aplicações armazenavam seus dados através das interações com a aplicação. Sendo armazenados em diversos arquivos, precisando de diferentes programas de aplicações para extrair e acrescentar registros, elevando de formas os custos destas aplicações.

1.2 Dados e Meta-dados na base

Os dados e a descrição correspondente são armazenadas na base e gerenciadas pelo SGBD.

04

1.3 Independência de Dados-Programas

Modificações como inclusão de um novo campo não afetam os programas.

Segundo Laudon & Laudon (2007 p. 140)

1.4 Abstração de Dados

Representação conceitual através de um modelo de dados que só usa conceitoslógicos.

1.5 Múltiplas Visões

São visões, de como os usuários veem o banco de dados:

Cada um vê o banco de dados ao seu modo; Representam a abstração de mais alto nível da arquitetura; Construídos de forma que sejam removidos os conflitos entre duas ou mais visões.

Sistema de Banco de Dados

Segundo Laudon & Laudon (2007 p. 144)

05

Sistema de Arquivos

2 Passo 3 (Equipe)Fazer as atividades a seguir:

1. Definir, em no mínimo 10 linhas, “Modelo de Dados”.

Modelagem de Dados representa um conjunto de requerimentos de informações de negócio, é uma parte importante do desenho de um sistema de informação.

Entre os principais objetivos da modelagem de dados temos a representação do ambiente observado, documentação e normalização, fornecimento de processos de validação e observação dos processos de relacionamento entre objetos. As etapas envolvidas na construção de um modelo podem ser divididas em 3 modelos: Conceitual, lógico e físico.

2. Citar os três modelos de dados mais conhecidos descrevendo suas características e os

softwares

SGBD que utilizam cada um dos modelos.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com