TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados

Artigo: Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  2.486 Palavras (10 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 10

» INTRODUÇÃO

Um banco de dados é usado para armazenar informações estruturadas e organizadas de forma a permitir sua recuperação rápida e eficiente.Existem diversos Modelos de banco de dados como: Em Rede, hierárquico, Relacional e Orientado a Objeto.

Os Modelos em Rede e Hierárquico no momento não são mais utilizados, somente em projetos antigos você ainda encontra esses modelos, nesse trabalho vamos focar o Modelo Relacional que é o modelo usado no momento. O modelo Orientado a Objeto ainda em estudo e com certeza o modelo do futuro.

No Modelo Relacional a informação é dividida em tabelas, e cada tabela representa entidades, desta forma dividimos as informações em porções onde as entidades se relacionam.As tabelas possuem atributos (campos) que são as colunas, as linhas são os registros (dados).Os relacionamentos permitem que os usuários combinem informações de várias tabelas através de chaves primárias e chaves estrangeiras ou secundárias.

O SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) é responsável em manter a integridades dos dados onde o programador pode definir algumas regras outras possui definição default.Os SGBD tem sete características operacionais elementares sempre observadas, que passaremos a listar:

Característica 1: Controle de Redundâncias- A redundância consiste no armazenamento de uma mesma informação em locais diferentes, provocando inconsistências. Em um Banco de Dados as informações só se encontram armazenadas em um único local, não existindo duplicação descontrolada dos dados. Quando existem replicações dos dados, estas são decorrentes do processo de armazenagem típica do ambiente Cliente-Servidor, totalmente sob controle do Banco de Dados.

Característica 2: Compartilhamento dos Dados- O SGBD deve incluir software de controle de concorrência ao acesso dos dados, garantindo em qualquer tipo de situação a escrita/leitura de dados sem erros.

Característica 3: Controle de Acesso- O SGDB deve dispor de recursos que possibilitem selecionar a autoridade de cada usuário. Assim um usuário poderá realizar qualquer tipo de acesso, outros poderão ler alguns dados e atualizar outros e outros ainda poderão somente acessar um conjunto restrito de dados para escrita e leitura.

Característica 4: Interfaceamento- Um Banco de Dados deverá disponibilizar formas de acesso gráfico, em linguagem natural, em SQL ou ainda via menus de acesso, não sendo uma "caixa-preta" somente sendo passível de ser acessada por aplicações.

Característica 5: Esquematização- Um Banco de Dados deverá fornecer mecanismos que possibilitem a compreensão do relacionamento existentes entre as tabelas e de sua eventual manutenção.

Característica 6: Controle de Integridade-Um Banco de Dados deverá impedir que aplicações ou acessos pelas interfaces possam comprometer a integridade dos dados.

Característica 7: Backups- O SGBD deverá apresentar facilidade para recuperar falhas de hardware e software, através da existência de arquivos de "pré-imagem" ou de outros recursos automáticos, exigindo minimamente a intervenção de pessoal técnico.

OBS: O SQL é uma linguagem universal de definição de base de dados e manipulação de dados.SQL Server , MySql são SGBD.

» ARQUITETURA CLIENTE/SERVIDOR

A arquitetura cliente/servidor possui uma premissa simples: computadores diferentes executam tarefas diferentes e cada computador pode se otimizado para uma tarefa em particular.Em um ambiente de rede, o SGBD fica em uma única máquina.Contudo, muitos aplicativos acessam o banco de dados e todos os clientes fazem solicitações ao mesmo banco de dados.O programa que aceita e trabalha essas solicitações é o SGBD, e a máquina na qual o SGBD está sendo executado é o servidor de dados.

O MODELO DE DUAS CAMADAS

A primeira camada de um aplicativo cliente/servidor é a camada cliente que é executada no cliente.Essa camada contém o aplicativo que interagem com o usuário e usualmente são aplicativos em VB.Você também pode construir camadas clientes que são executadas em um navegador - são páginas Web que possuem controles semelhantes ao controles básicos do VB e possibilitam ao usuário interagir com o banco de dados.

O aplicativo cliente solicita dados de um banco de dados e exibe-os em um ou mais formulários.Um vez que os dados estão no computador cliente, seu aplicativo pode processa-los.O computador cliente é inteiramente capaz de manipular os dados localmente, sem que o servidor se envolva no processo.Se o usuário edita os campos, o aplicativo pode atualizar o banco de dados sem problemas.A comunicação entre o cliente e o servidor ocorre por meio do ADO, que torna mais simples o processo de manipulação dos dados.

A segunda camada é servidor de bando de dados, ou SGBD. Essa camada manipula um objeto muito complexo, o banco de dados , e oferece uma visão simplificada deste por meio do OLE DB e ADO.O trabalho do servidor é extrair os dados solicitados de uma tabela e fornece-los ao cliente na forma de um cursor, ou seja, ele simplesmente transmite um cursor ao cliente para que este processe a com termos como: duas camadas, três camadas.

Na segunda camada é possível através de procedimentos armazenados executar as operações no lado do SGBD, pela divisão do trabalho entre cliente e servidores, permitimos que cada aplicativo faça o melhor. O SGBD é executados em uma das máquinas mais rápidas da rede, os clientes não precisam ser poderosos.

No modelo de 2 camadas existe a possibilidade de deixar do lado do Servidor parte ou toda a regra do negócio.Essa metodologia foi e ainda é muito usado. Para se dizer que se trabalha em 2 camadas a camada cliente possui um software e a camada servidor também é um software, neste caso software conversa com software.No caso do Access , mesmo colocando em uma máquina na rede sendo o servidor e os aplicativos acessando o Access não seria modelo de 2 camadas pois o Access não é um SGBD , não existe a comunicação software x software. Quem efetua essa comunicação é o driver.O aplicativo cliente efetua a solicitação e o "driver" que se encarrega de atender. O SQL Server, My SQL , Oracle são SGBD.

No entanto muitos consideram o Access um SGBD pelo fato de trazer algumas características de um SGBD como controle de concorrência, mas ele não é um banco cliente/servidor.

O MODELO DE 3 CAMADAS

O modelo de 3 camadas possui uma arquitetura muito eficiente para aplicativos de bando de dados, mas nem sempre é a melhor escolha.Muitos programadores desenvolvem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com