TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados,

Casos: Banco De Dados,. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  1.692 Palavras (7 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 7

Passo 01

Sistema de Banco de Dados X Sistema de Arquivos

Antes de SGBDs as aplicações utilizavam sistemas de arquivos do Sistema Operacional. Através de arquivos, as aplicações armazenavam seus dados através das interações com a aplicação. Sendo armazenados em diversos arquivos, precisando de diferentes programas de aplicações para extrair e acrescentar registros, elevando de formas os custos destas aplicações.

Passo 02

A utilização de um sistema SGBD é cada vez mais fundamentais para a segurança e processamento de arquivos de uma empresa, raros casos não utilizam um sistema desses, devido ao porte da empresa ou a questões de custos. Claro um pequeno negocio pode sim administrar seus dados com planilhas Excel e até um bando em Access, mas até mesmo essas empresas podem se utilizar de um banco de dados e um SGDB free para fazer seus controles.

Passo 03

1.

Modelo de dados são regras para a construção da estrutura de um banco de dados, sendo aplicações teóricas e praticas, com a finalidade de desenvolver um banco não redundante e aplicável em qualquer SGBD. Faz parte de todo o processo de construção de um sistema de informação, sendo de grande importância para o sucesso do projeto, consiste em detalhar cada etapa da construção do banco, sendo divido em três partes: modelagem conceitual, lógica e física. Apesar da suma importância das três etapas na construção de um banco de dados seguro, alguns desenvolvedores ignoram etapas e já saem construindo tabelas e colocando o banco para rodar sem ter feito os devidos desenhos e diagramas do banco, sendo assim ao invés de ganharem tempo, acabam perdendo tempo e a integridade do bando e do seu serviço.

2.

O modelo conceitual é uma representação de forma mais real (diagrama de blocos), é independente do sistema de banco e chamamos de modelo entidade-relacionamento. O modelo lógico mostra mais detalhadamente as ligações entre as tabelas, chaves e componentes da tabela. No modelo físico consta a analise e características de recursos para o funcionamento do banco, tais como: estrutura de armazenamento, endereçamento, acesso e locação física, sendo executados por uma sequenciam de comandos SQL para criar o banco de dados.

Existem vários softwares para a criação de banco de dados, desde de softwares simples até os mais complexos, como exemplo temos o software Dbdesginer que executa as três etapas da modelagem de dados, mas claro sempre com o conhecimento e capacidade do desenvolvedor do banco de dados.

3.

. Com base na entidade proposta no enunciado do desafio e nos modelos de dados citados neste passo, definam qual modelo de dados deverá ser utilizado na resolução do desafio. Por quê? Justificar a resposta com apresentação de exemplo. “

O modelo a ser utilizado o conceitual.

Porque ele nos mostra com funcionará todo o processo do sistema.

4.

Esquema é a definição das estruturas do banco de dados, estão disponíveis para um determinado grupo. Nessas estruturas estão: tabela, visões, sequencia, procedimentos armazenados, sinônimos, índices, agrupamento e link de dados do banco. Normalmente o esquema é armazenado no dicionário de dados do banco.

Instancia é um conjunto de dados do banco, armazenados em um determinado instante de tempo, e ou, é a combinação da memória e dos processos que

são de uma instalação em funcionamento.

Estacionamento

atributo tapo Tamanho chave

Numero de ficha Num_ficha 50 PK

Placa de veiculo Placa_veiculo 50 PK

Cpf dp proprietario Cpf_proprietario 50 FK

Nome proprietario Nome_proprietario 60 FK

Fone proprietario Fone_proprietario 15 FK

Fone comercial Fone_comercila 30 FK

Fone celular Fone_celular 40 FK

Email proprietario Email_propritario 45 FK

Carro

atributo tapo tamanho chave

Numero de ficha Num_ficha 50 PK

Placa de veiculo Placa_veiculo 50 PK

Cor do veiculo Cor_veiculo 50 FK

Tipo do veiculo Tipo_veiculo 50 FK

Ano do veiculo Ano_veiculo 50 FK

Modelo do veiculo Modelo_veiculo 40 FK

Etapa 3

1.

Descreva sobre cada um dos itens que compõem a estrutura do Modelo Relacional, apontando suas funções e relacionando-os com as entidades propostas no desafio.

Resposta:

Proprietário se relaciona com telefone por ser um atributo que se pode haver vários. Cria-se uma nova tabela que recebe uma fk do proprietário e cada telefone pertence a um proprietário.

Proprietário também se relaciona com veiculo, cada proprietário pode possuir vários carros e cada carro apenas um proprietário, a tabela veiculo recebe uma fk da tabela proprietário.

Veiculo também se relaciona com vaga que recebe a fk d veiculo que também seria a placa, cada veiculo pode pertencer a uma vaga e cada vaga a apenas um veiculo.

Vaga recebe a fk de estacionamento, que por sua vez pode ter varias vagas, mas cada vaga pertence a apenas um estacionamento.

2.

Descreva qual (es) limitação(es) existem na execução do processo de Mapeamento do modelo MER para o Relacional. Justifique sua resposta, utilizando-se também de exemplos, tendo em vista que possuem estruturas e características distintas.

Resposta:

No MER não se tem as tabelas e sim as entidades e seus atributos, quanto ao Modelo Relacional já se formam as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com