TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados

Dissertações: Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  2.169 Palavras (9 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade do Grande ABC - Anhanguera

Curso Superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema – 2NA e 3NA

SISTEMA GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS

Responsável:

Izar

Universidade do Grande ABC - Anhanguera

Curso Superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema – 2NA E 3NA

Título do Trabalho: Trabalho Web

Responsável: Izar

Integrante(s):

Santo André, 26 de maio de 2014

Conteúdo

Relatório 01 3

1. Principais softwares de gerenciamento de Banco de Dados 4

2. Arquivos Convencionais X SGDB ( Sistema Gerenciador de Banco de Dados) 5

3. Modelo de Dados 6

3.1. Modelo Hierárquico 6

3.2. Modelo Relacional 6

3.3. Modelo em Rede 7

3.4. Esquema 7

3.5. Instância 7

4. Figuras 8

Relatório 01

Os Sistemas de bancos de Dados sofreram várias evoluções. Atualmente, os seguintes modelos de dados são normalmente utilizados pelos SGBD’S :modelo hierárquico, modelo em redes, modelo relacional e o modelo orientado a objetos.

Modelo hierárquico: ele conecta registos numa estrutura de dados em árvore através de ligações de tal modo que cada tipo de registo tenha apenas um possuidor. A base de dados se baseia em um Modelo de Entidades e Relacionamentos: cada registro é uma coleção de atributos (campos), cada um dos quais contendo somente uma informação; uma ligação é a associação entre dois registros. Por exemplo: em uma dada base de dados comercial, uma encomenda (i.e. registro) é possuída por um único cliente.

Os registros são organizados como árvores com raiz. Cada árvore tem uma raiz, que é um pseudonó (cada nó é um registro, mas a raiz tem apenas a função de ser uma origem comum). Cada árvore com raiz é referida como uma árvore de base de dados; a base de dados hierárquica é uma coleção de árvores da base de dados (que formam uma floresta). Para ser mais preciso sobre o que significa uma árvore com raiz:

1. Não podem existir ciclos entre os nós (registros);

2. Ligações formadas na árvore devem ser tais que somente retratem relações um-para-um ou um-para-muitos entre um pai e um filho.

Modelo em rede: Sua organização é semelhante à dos Bancos de Dados hierárquicos, com diferença de que cada registro filho pode ser ligado a mais de um registro pai, criando conexões bastante complexas e são bastante utilizados em sistemas para computadores de grande porte.

Modelo Relacional: o modelo baseia-se em dois conceitos: conceito de entidade e relação - Uma entidade é um elemento caracterizado pelos dados que são recolhidos na sua identificação vulgarmente designado por tabela. Na construção da tabela identificam-se os dados da entidade. A atribuição de valores a uma entidade constrói um registro da tabela. A relação determina o modo como cada registro de cada tabela se associa a registros de outras tabelas.

Modelo Orientado a Objetos: cada informação é armazenada na forma de objetos, ou seja, utiliza a Estrutura de dados denominada Orientação a objetos, a qual permeia as linguagens mais modernas. O gerenciador do banco de dados para um orientado a objeto é referenciado por vários como ODBMS ou OODBMS.

Existem dois fatores principais que levam a adoção da tecnologia de banco de dados orientados a objetos. A primeira, é que em um banco de dados relacional se torna difícil de manipular com dados complexos (esta dificuldade se dá pois o modelo relacional se baseia menos no senso comum relativo ao modelo de dados necessário ao projeto e mais nas contingências práticas do armazenamento eletrônico). Segundo, os dados são geralmente manipulados pela aplicação escrita usando linguagens de programação orientada a objetos, como C++, C#, Java,Python ouDelphi (Object Pascal), e o código precisa ser traduzido entre a representação do dado e as tuplas da tabela relacional, o que além de ser uma operação tediosa de ser escrita, consome tempo. Esta perda entre os modelos usados para representar a informação na aplicação e no banco de dados é também chamada de “perda por resistência”.

Sistemas Objetos- Relacionais: modelo de banco de dados orientado a objetos: objetos, classes e herança são suportados diretamente nos esquemas do banco de dados e na linguagem de consulta. Além disso, ele suporta extensão do modelo de dados com a personalização de tipos de dados e métodos.

1. Principais softwares de gerenciamento de Banco de Dados

SQL Server

Geralmente dizemos que o SQL Server é um SGBD cliente/Servidor pois comporta

diferentes tipos de plataformas e possui funcionalidades divididas entre clientes e

servidores , onde o cliente fornece uma ou mais interfaces que serão usadas para

requerer uma solicitação ao servidor(SGBD) ; este por sua vez , processa a

solicitação e devolve o resultado ao cliente. O SQL Server possui uma linguagem relacional chamada de Transact-SQL que é

um dialeto da linguagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com