TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados

Ensaios: Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.665 Palavras (7 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo

De

Banco de Dados

Abordagem tradicional: De dos sistemas: Cada sistema define e controla seus próprios dados redundâncias de dados entre sistemas ausência de integração entre os sistemas.

Abordagem com o banco de dados: SGBD e um sistema gerenciador de bancos de dados e os dados de todos os sistemas ficam na mesma base de dados, que é compartilhada e o processador de consultas gerenciador transações. A única forma de ter acesso é através do SGBD.

Dados: Fato do mundo real que está registrado e possui um significado implícito no contexto um domínio de aplicação.

E sabemos que temos que obter as informações: Informação Fato útil que pode ser extraído diretamente ou indiretamente a partir dos dados. Ai pode falar do banco de dados com uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico, sendo modelos do mundo real, por exemplo, entidades (ex.Madonna está cursando CCA99). E um sistema de banco de dados pode ser definido por estas características (dados, hardware, software, usuários).

E podemos também ver a utilização de visões: Temos as visão 1, visão 2, e visão N.Descreve a parte do banco de dados temos o nível lógico que descreve os dados e os relacionamento, e o nível físico descreve como os dados estão armazenados.E podemos definir um sistema gerenciador de banco de dados como É um software com recursos específicos para facilitar a manipulação das informações e gerenciar o banco de dados.E sempre bom usar um SGBD, para os dados constituem um bem para a organização e requerem controle integrado, acesso independente e eficiente a dados, redução no tempo de desenvolvimento das aplicações, integridade e segurança dos dados administração uniforme dos dados acesso concorrente(compartilhamento)Recuperação de “crashes”Produtividade para o programador Independência dos dados.Mostrando as funções básicas dos SGBDS podemos fazer definição do esquema integrado dos dados.

DDL - Data Definition Language: dicionário de dados contém a definição de todos os objetos do banco de dados Armazenado no próprio banco de dados. Acesso e Manutenção dos Dados.

DML - Data Manipulation Language Incluir novos dados, Excluir dados existentes, Alterar dados existentes, Consultar (recuperar) dados.

Independência dos dados: Aplicações isoladas da maneira que os dados são estruturados e armazenados Invisibilidade ou transparência dos detalhes para o usuário (organização, estrutura de armazenamento e estratégia de acesso). Transparência da estratégia lógica de acesso. Transparência da organização física do armazenamento e acesso; Uma mudança na estrutura dos dados não afeta programas ou sistemas que não utilizam a estrutura modificada Esquema integrado Usuários têm uma visão uniforme dos dados Usuários vê em apenas relações (ou visões) no modelo relacional Integridade declarativa e garantia de consistência 1.000 ≤ Salário ≥ 10.000 Nenhum empregado pode ter um salário maior que seu/sua gerente O usuário especifica a regra e o sistema a garante Visões individualizadas Restrições a certas relações Reorganização das relações por certas classes de usuários Acesso declarativo Linguagem de consulta – SQL Esquemas são definidos usando uma DDL Dados é modificados/consultados usando uma DML O sistema determina a execução Processador de consultas e otimizador Controle de concorrência.

Estrutura do sistema: Hierárquica Década 1960 (IBM IMS/DB ainda em uso) Representação de dados de forma hierárquica (pai-filho) Apontadores armazenados fisicamente junto com os dados. Diagrama de Estrutura em Arvore (DEA)

Padrão estabelecido por grupo de normatização (CODASYL) 1969 Representação de dados em redes Apontadores armazenados fisicamente junto com os dados.

Relacional Proposta teórica: 1970 – E.F.Codd Primeiras implementações – década 1980 Dados organizados em tabelas Não agrega apontadores para relacionar dados. O projeto de um novo BD dá-se em duas fases:

1. Modelagem Conceitual: o modelo conceitual é construído na forma de um diagrama entidade-relacionamento.

2. Projeto Lógico: define como o banco de dados será implementado em um SGBD específico. A forma mais usual é a adoção do modelo relacional, com o refinamento do esquema (normalização) para evitar redundâncias e anomalias de atualização. A abordagem ER foi criada em 1976 por Peter Chen Nesta abordagem: o modelo de dados é representado através de um modelo entidade-relacionamento (Modelo ER ou MER) o modelo ER é representado graficamente através de um diagrama entidade-relacionamento (DER). O conceito fundamental da abordagem ER é o conceito de entidade ENTIDADE conjunto de objetos da realidade modelada sobre os quais se deseja manter informações no banco de dados. Alguns exemplos de entidades produtos, tipos de produtos, vendas, compras e um sistema de informações industrial. Clientes, contas correntes, cheques e agências em um sistema de contas correntes de um banco. Uma entidade pode representar tanto objetos concretos da realidade (pessoas, automóveis, nota_fiscal) quando objetos abstratos (departamentos, contas a pagar, reunião). Em um DER, uma entidade é representada através de um retângulo que contém o nome da entidade.

Exemplos:

Em um DER, uma entidade é representada através de um retângulo que contém o nome da entidade:

Pessoa: designa o conjunto de todas as pessoas sobre as quais se deseja manter informações no banco de dados.

Departamento: designa o conjunto de todos os departamentos sobre os quais se deseja manter informações no banco de dados.

Atributos: Propriedades ou características que definem uma Entidade

Exemplos:

Entidade: Pessoa Atributos: Nome, Endereço, Data de Nascimento, RG, CPF.

Entidade: Departamento Atributos: Código do Dep., Nome, Gerente.

Ocorrência de uma Entidade é um objeto particular do tipo da Entidade; Cada ocorrência possui valor para cada um dos atributos da Entidade; Objetos diferentes no mundo real são representados por ocorrências diferentes na Entidade; No exemplo abaixo, ocorrências da Entidade Empregado. Cada Entidade possui um Atributo ou um conjunto de Atributos que identifica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com