TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados

Ensaios: Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  2.215 Palavras (9 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMAS DE BANCO DE DADOS

DESAFIO

A empresa LFLXZ Ltda. está informatizando a parte de controle de seu estacionamento. Diante disso está contratando sua equipe como uma consultoria que desenvolverá um Modelo de Dados de forma a organizar todas as informações em um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados). A modelagem de dados deverá ser realizada a partir da entidade “Estacionamento”, gerada a partir do levantamento de dados elaborado e com vistas a atender a demanda do cliente.

Entidade: Estacionamento - Atributos: nro_ficha, cpf_proprietario, nome_proprietario, telefone_com, telefone_res, telefone_cel, e-mail, (placa_veiculo, modelo_veiculo, cor_veiculo, tipo_veiculo, ano_veiculo).

Entidade: Vaga - Atributos: (nro_vaga, placa_veiculo, modelo_veiculo, cor_veiculo, tipo_veiculo, ano_veiculo).

Representação da estrutura da entidade:

- Todos os atributos sublinhados são atributos chave.

- Todos os atributos que estiverem entre parênteses, serão atributos repetitivos.

1 ETAPA I

1.1 ESTUDO DA BIBLIOGRAFIA

Foi realizada a leitura do artigo do capítulo 1.1 – Modelos de Dados da apostila “Introdução à Banco de Dados” de Osvaldo Kotaro Takai, Isabel Cristina Italiano e João Eduardo Ferreira. Assim como também foi realizada a pesquisa na internet.

1.2 COMPARAÇÃ ENTRE ARQUIVOS CONVENCIONAIS E SGBD

O arquivo é uma forma como a informação está organizada o que dá origem ao banco de dados. Suas bases de dados manualmente podem ser difícil de controlar e modificar. Por exemplo: em uma lista telefônica não pode encontrar o número de uma pessoa, se não sabemos o nome dele, mas sei onde você mora. Da mesma forma em um arquivo de paciente em que as informações são desordenadas pelo nome, sendo assim proporcionará um incomodo para encontrar todos os pacientes que vivem em uma área.

Já o SGBD é uma coleção de dados inter-relacionados e um conjunto de aplicativos para acessar esses dados. Torna-se mais fácil encontrar a informação numa base de dados, ou seja, as bases de dados estendem a função do papel ao guardar a informação em computadores. Um sistema de gerenciamento de banco de dados implica a criação e manutenção de bases de dados, elimina a necessidade de especificação de definição de dados, age como interface entre os programas de aplicação e os ficheiros de dados físicos e separa as visões lógicas e de concepção dos dados.

1.3 DEFINIÇÕES

1.3.1 DEFINIÇÃO DE “MODELO DE DADOS”

Modelo de dados pode ser definido com um conjunto de conceitos que podem ser utilizados para descrever a estrutura de um banco de dados, tipos de dados, relacionamentos e restrições. Podendo também incluir operações que especificam consultas e atualizações no banco de dados. Os modelos de dados normalmente são classificados de três formas: Primeiro o modelo conceitual que é um diagrama em blocos que demonstra todas as relações entre as entidades, suas especializações, seus atributos e auto-relações. O segundo é o modelo lógico que mostra as ligações entre as tabelas de banco de dados, as chaves primárias, os componentes de cada uma, entre outros. E o terceiro é o modelo físico que inclui a análise das características e recursos necessários para armazenamento e manipulação das estruturas de dados (estrutura de armazenamento, endereçamento, acesso e alocação física), sendo uma sequência de comandos executados em SQL com objetivo de criar as tabelas, estruturas e ligações projetadas até então e finalmente criar o banco de dados.

1.3.2 MODELOS DE DADOS E SUAS CARACTERÍSTICAS

• Modelo Conceitual: Consiste de uma descrição mais abstrata da base de dados. Não contém detalhes de implementação e é independente do tipo de SGBD utilizado, é o ponto de partida para o projeto da base de dados. Exemplo: Visio e DBDesigner

• Modelo Lógico: Consiste da descrição da base de dados conforme é vista pelos usuários do SGBD. É dependente do tipo de SGBD escolhido, mas não contém detalhes da implementação.

• Modelo Físico: Consiste na descrição de como a base de dados é armazenada internamente. Geralmente só é alterada para ajustes de desempenho. A tendência dos produtos modernos é ocultar cada vez mais os detalhes físicos de implementação. Exemplo SQL (Structured Query Language).

1.3.3 MODELO DE DADOS QUE DEVERÁ SER UTILIZADO NA RESOLUÇÃO DO DESAFIO

Modelo lógico, pois não será necessário visar qual SGBD será utilizado. A principal proposta é definir as chaves primárias, estrangeiras e seus respectivos relacionamentos, assim como o tipo de cada atributo, como exemplo será necessário haver um relacionamento entre a entidade estacionamento e a entidade vaga pois, no mesmo estacionamento existem varias vagas.

1.3.4 DEFINIÇÃO DE “ESQUEMA” E “INSTÂNCIA” EM BANCO DE DADOS

O Esquema é a definição das estruturas que compõem o banco de dados. Acredita-se que o esquema sofra nenhuma ou muito poucas alterações depois de implementado. Ele independe dos dados a serem armazenados.

Já a Instância é a materialização do banco de dados composto pelas estruturas mais os dados armazenados. Uma instância é um “retrato” do banco de dados em um determinado momento, podemos ter a mesma estrutura replicada em vários locais, cada uma com seu conjunto de dados.

1.4 RELATÓRIO 01

Um arquivo tradicional possui bases de dados manualmente que podem ser difícil de controlar e modificar e o SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) é uma coleção de dados inter-relacionados e um conjunto de aplicativos para acessar esses dados. Tornando-se mais fácil encontrar a informação numa base de dados, ou seja, as bases de dados estendem a função do papel ao guardar a informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com