TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados

Trabalho Universitário: Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 5

Atps Banco de dados

Etapa 1

- Passo 1 - Pesquisa sobre fundamentos de Banco de Dados e características de um SGBD.

Uma base dados é uma coleção de dados logicamente relacionados, com algum significado.

Associações aleatórias de dados não podem ser chamadas de base dados. Uma base dados é é projetada, construída e preenchida com dados para um propósito especifico. Ela tem um grupo de usuários e algumas aplicações pré-concebidas para atendê-los . Uma base de dados representa algum aspecto do mundo rela, algumas vezes chamada de minimundo. MUdanças no minimundo provocam mudanças na base de dados.

São conjuntos de dados com uma estrutura regular que organizam as informações. Um banco de dados normalmente agrupa informações utilizadas para o mesmo fim.

É usualmente mantido e acessado por meio de um software conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Normalmente um SGBD adota um modelo de dados, de forma pura, reduzida ou estendida. Muitas vezes o termo banco de dados é usado como sinônimo de SGBD.

O modelo de dados mais adotado hoje em dia é o modelo relacional, onde as estruturas tem a forma de tabelas, compostas por linhas e colunas.

Coleção de dados inter-relacionais, representando informações sobre um domínio especifico, exemplos: lista telefônica, ficas de uma biblioteca, consultas médicas, etc...

O SGBD é o conjunto de softwares responsáveis pelo gerenciamento de uma base dados. O principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, manipulação e organização dos dados. Ele disponibiliza uma interface para que os seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados,. Em bancos de dados relacionais a interface é constituída pelas APIs ou drivers do SGBD, que executam comando na linguagem SQL.

Características de um SGBD:

- Integridade do conteúdo dos dados.

- A validação dos dados,

- Restrições: verificações efetuadas pelo próprio SGBD, nos quais garantem determinadas características par aum determinada coluna. Ex: a coluna sexo só podem ter os valores F - feminino e M- masculino.

- Segurança/Privacidade: Só os usuários com os devidos acessos poderão acessar os respectivos dados.

- Restauração: Restauração de dados no sentido de manter o banco de dados correto, sem erros.

- Reorganização: No sentido que reorganizações de estruturas podem ser efetuadas no banco de dados (inserção, alteração ou deleção)

- Eficiência de acesso às informações armazenadas pelo banco de dados. Normalmente através de mecanismos de buscas de informações.

- Compartilhamento: Compartilhar os dados entre os diversos usuários que acessam o SGBD.

- Interfaces: Algumas interfaces para acesso.

- Backup: Prover mecanismos de backup do SGBD, sendo próprios ou através de ferramentas de terceiros.

- Padronização: Sugerir que a organização sida uma nomenclatura para os devidos objetos do SGBD.

- Flexibilidade ao efetuar uma manutenção.

- Balanceamento de carga: No qual responsabilidade do SGBD (ficam com o SGBD) e responsabilidades da aplicação (ficam com a aplicação).

Passo 2 - Características de cinco SGBDs

• Oracle

- História

Surgiu no fim dos anos 70, sendo desenvolvido pela empresa de mesmo nome, que é lider de mercado no segmento de banco de dados, sendo a pioneira no lançamento de novas soluções de banco de dados para diversos segmentos, sobretudo, no campo das aplicações corporativas. Atualmente encontra-se na versão Oracle 12g.

- Licenças

A Oracle oferece licenças finitas e perpétuas para todos os seus produtos. Licença perpétua é um a licença que permite o uso continuo do software, enquanto o cliente estiver em conformidade com todos os termos do contrato de licenciamento. A licença finita é válida por um período de tempo especifico e limitado, durante qual o usuário tem permissão para acessar e usar o software. A oracle oferece licenças finitas anuais para todos os seus produtos, com duração de 1,2,3,4 ou 5 anos.

- Especificações técnicas

- Limitações de uso de memória

Usara até 1GB de memória no Express Edition, quanto as versões Standart Edition One, Standart Edition e Entreprise Edition é o máximo de memória que o sistema operacional suprta.

- Limitações de uso de núcleos

Express Edition - 1 CPU

Satandart Edition Onde - 2 soquetes

Standart Edition - 4 soquetes

Enterprise Edition - não há limites

- Limitações de Armazenamento

Irá armazenar até 4GB de dados do usuário.

- Plataforma:

Windows, Mac OS X, Linux e Unix

• SQL Server

- História

É um sistema desenvolvido pela Microsoft. Foi criado em parceria coma Sybase em 1988 inicialmente para a plataforma OS/2. Esta parceria durou até 1994, como o lançamento da versão para o Windows NT e desde então a Microsoft mantém a manutenção do produto.

Licenças:

Há uma variedade de opções de licenciamento. O modelo Server + Cal oferece a opção de licenciamento para usuários e/ou dispositivos. NO entanto, para clientes que não podem contar com o número de usuários ou precisam de recursos premium do banco de dados, a forma de licenciamento do Microsoft SQL Server está mudando para o poder de processamento computacional. No novo modelo de licença baseado no poder computacional, a medida passou de processadores físicos para núcleos (Core). O licenciamento baseado em Core fornece uma medida mais precisa do poder de computação e uma métrica de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com