TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados

Artigos Científicos: Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

É um conjunto de registros dispostos em estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e produção de informação. Um banco de dados normalmente agrupa registros utilizáveis para um mesmo fim.

Um banco de dados é usualmente mantido e acessado por meio de um software conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Normalmente um SGBD adota um modelo de dados, de forma pura, reduzida ou estendida. Muitas vezes o termo banco de dados é usado, de forma errônea, como sinônimo de SGBD.

O modelo de dados mais adotado hoje em dia é o modelo relacional, onde as estruturas têm a forma de tabelas, compostas por tuplas (linhas) e colunas.

Um Sistema de Gestão de Bases de Dados, (SGBD) não é nada mais do que um conjunto de programas que permitem armazenar, modificar e extrair informação de um banco de dados. Há muito tipos diferentes de SGBD. Desde pequenos sistemas que funcionam em computadores pessoais a sistemas enormes que estão associados a mainframes. Um Sistema de Gestão de Base de Dados implica a criação e manutenção de bases de dados, elimina a necessidade de especificação de definição de dados, age como interface entre os programas de aplicação e os ficheiros de dados físicos e separa as visões lógica e de concepção dos dados. Assim sendo, são basicamente três as componentes de um SGBD:

Linguagem de definição de dados (especifica conteúdos, estrutura a base de dados e define os elementos de dados);

Linguagem de manipulação de dados (para poder alterar os dados na base);

Dicionário de dados (guarde definições de elementos de dados e respectivas características – descreve os dados, quem os acede, etc. [questões de informação]). (Gouveia; 2004).

BUSINESS INTELIGENTE

Muito temos ouvido falar sobre o tema Business Inteligente, pode ser traduzido como Inteligência de negócios. Pode parecer bem óbvio o significado desse termo, mas há varias definições para BI, de uma forma mais genérica pode ser entendido como um conjunto de processos utilizado pelas empresas para melhor a gestão e a organização dos dados. Isso inclui relatórios e analises com o objetivo de auxiliar os gestores na tomada de decisões estratégicas.

O conceito de BI vem amadurecendo desde os anos 80, hoje com a alta competitividade empresarial, os gestores vêem a necessidade da implantação de uma solução de business inteligente para facilitar a tomada de decisão, visando vantagens competitivas. Recentemente a revista eletrônica CIO publicou uma reportagem com o título, BI: setor vira prioridade de investimentos em TI, nessa reportagem diz ainda que a demanda por soluções de BI deve atingir o seu ápice ainda em 2010.

Business inteligente é a aplicação da tecnologia da informação para ajudar na gestão de negócios, são sistemas informatizados de análise e processamento de dados, esses sistemas geram informações com valor inestimável para o processo de tomada de decisão das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com