TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados

Exames: Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  2.111 Palavras (9 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 9

ETAPA 1

MODELO DE DADOS

Modelar significa criar um modelo que explique as características de funcionamento e comportamento de um software a partir do qual ele será criado, facilitando seu entendimento e seu projeto, através das características principais que evitarão erros de programação, projeto e funcionamento.

A abordagem que se dispensa ao assunto normalmente atende a três perspectivas: Modelagem Conceitual, Modelagem Lógica e Modelagem Física. A primeira é usada como representação de alto nível e considera exclusivamente o ponto de vista do usuário criador do dado, a segunda já agrega alguns detalhes de implementação e a terceira demonstra como os dados são fisicamente armazenados.

Quanto ao objetivo, podemos identificar as seguintes variações: modelagem de dados entidade-relacionamento (leitura, construção e validação dos modelos); modelagem de relacionamentos complexos, grupos de dados lógicos e ciclo de vida das entidades; modelagem de dados corporativa; modelagem de dados distribuídos (cliente/servidor); modelagem e re-engenharia de dados legados e modelagem de dados para Data Warehouse.

MODELOS DE DADOS MAIS CONHECIDOS

• O modelo hierárquico : os dados são classificados hierarquicamente, de acordo com uma arborescência descendente. Este modelo utiliza apontadores entre os diferentes registos. Trata-se do primeiro modelo de SGBD

exemplos do mercado: Adabas, GT.M, IMS, Caché, Metakit, Multidimensional hierarchical toolkit e Mumps compiler

• o modelo rede : como o modelo hierárquico, este modelo utiliza apontadores para os registos. Contudo, a estrutura já não é necessariamente arborescente no sentido descendente

exemplos do mercado: DBMS10, IDS II, DMS II e IMAGE

• o modelo relacional (SGBDR, Sistema de gestão de bancos de dados relacionais) : os dados são registados em quadrosa duas dimensões (linhas e colunas). A manipulação destes dados faz-se de acordo com a teoria matemática das relações

exemplos do mercado: MySql, postgresql, Sql Server

PARTE 3

Modelo lógico pois, a primeira etapa já foi concluída com a definição das entidades e no momento não é necessário visar qual SGBD será utilizado.A necessidade atual é definir as chaves primárias, estrangeiras e seus respectivos relacionamentos, assim como o tipo de cada atributo, como exemplo será necessário haver um relacionamento entre a entidade estacionamento e a entidade vaga pois, no mesmo estacionamento existem varias vagas.

.

PARTE 4

ESQUEMA:

Descrição através de texto ou gráficos da estrutura de um banco de dados

de acordo com um determinado modelo de dados.

INSTÂNCIA:

Conjunto de dados armazenados em um banco de dados em um determinado instante de tempo.

Na entidade Estacionamento:

nro_ficha,

cpf_proprietario,

nome_proprietario,

telefone_com,

telefone_res,

telefone_cel,

placa_veiculo,

modelo_veiculo,

cor_veiculo,

tipo_veiculo,

ano_veiculo

Na entidade Vaga:

nro_vaga,

vaga_veiculo,

modelo_veiculo,

cor_veiculo,

tipo_veiculo,

ano_veiculo

Relatório 01

Até o presente momento, fora desenvolvido atividades de sondagem de como serádesenvolvido a base, para o real desenvolvimento do banco de dados, tendo conhecimento doque se faz melhor para a Empresa LFL, procuramos apresentar de forma clara e objetiva, doque já fora desenvolvido, pela nossa equipe, bem como exemplificando, e diferenciando asdiversas formas de se montar o Servidor de Banco de Dados.Procurando o melhor desempenho e praticidade, verificamos que o melhor para aempresa é um sistema de banco de dados, bem como pela facilidade de gerar relatórios,modificações, bem como atualizações. Apresentando a vocês, todas as vantagens edesvantagens para esta confecção, Junto a este relatório, será enviado, parte de nosso estudode caso, para a melhor compreensão, bem como com suas definições e exemplificações.Já apresentado, nosso relatório, e todos os levantamento para a confecção da base debanco de dados, iremos agora mais adiante, criando modelos de entidades-relacionamento,mostrando graficamente todos os processos pela nossa equipe desenvolvida.

ETAPA 2

PASSO 1

Estacionamento

Atributos Tipo Tamanho Nulo Chave

nro_ficha int 4 não sim

cpf_proprietario char 11 sim não

nome_proprietario vchar 50 sim não

telefone_com char 10 sim não

telefone_cel char 10 sim não

Vagas

Atributos Tipo Tamanho Nulo Chave

nro_vaga int 4 não sim

placa_veiculo char 8 não sim

modelo_veiculo varchar 30 sim não

cor_veiculo varchar 15 sim não

tipo_veiculo varchar 15 sim não

ano_veiculo char 4 sim não

PASSO 2

1.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com