TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados

Artigo: Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

Banco de dados

Os dados e informações constituem um dos principais ativos de uma empresa, sendo de vital importância para o correto planejamento, desenvolvimento e operação de atividades nos níveis operacionais, táticos e estratégicos.

Esses dados e informações podem ser armazenados em meios eletrônicos ou em bases estruturadas de maneira lógica.

Verifica-se que uma base eletrônica estruturada pode armazenar dados (como em um sistema bancário) quanto informações (como nos portais de notícias e jornais on-line).

Assim surgem os banco de dados.

Banco de dados é qualquer sistema que reúna e mantenha organizada um série de informações relacionadas a um determinado assunto ou uma determinada ordem. Agrupa registros utilizáveis para o mesmo fim.

A fim de poder controlar os dados bem como os usuários, a necessidade de um sistema de gestão fez-se sentir rapidamente. A gestão de banco de dados faz-se graça a um sistema chamado SGBD (Sistema de Gestão de Banco de Dados). O SGBD é um conjunto de serviços (aplicações software) que permitem gerenciar os bancos de dados, quer dizer:

• Permitir o acesso aos dados de maneira simples;

• Autorizar um acesso às informações a múltiplos usuários;

• Manipular os dados presentes no banco de dados (inserção, supressão, modificação).

O primeiro Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) comercial surgiu no final de 1960 com base nos primitivos sistemas de arquivos disponíveis na época, os quais não controlavam o acesso concorrente por vários usuários ou processos. Os SGBDs evoluíram desses sistemas de arquivos de armazenamento em disco, criando novas estruturas de dados com o objetivo de armazenar informações. Com o tempo, os SGBD’s passaram a utilizar diferentes formas de representação, ou modelos de dados, para descrever a estrutura das informações contidas em seus bancos de dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com