TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados

Pesquisas Acadêmicas: Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 5

Acesso Concorrente: é quando diferentes usuários conseguem acesso à mesma parte dos dados no mesmo momento.

Administração de Dados: (DBA — database administrator — para abreviar). O DBA, diferente do administrador de dados, é portanto um profissional de tecnologia da informação (IT). O trabalho do DBA é criar o banco de dados propriamente dito e implementar os controles técnicos necessários para pôr em prática as várias decisões sobre normas tomadas pelo administrador de dados.

Aplicações On-line: A finalidade é permitir que um usuário final tenha acesso ao banco de dados a partir de uma estação de trabalho ou um terminal on-line.

Banco de Dados: Um banco de dados é uma coleção de dados persistentes utilizada pelos sistemas de aplicação de uma determinada empresa.

DBA: O DBA, diferente do administrador de dados, é portanto um profissional de tecnologia da informação (IT). O trabalho do DBA é criar o banco de dados propriamente dito e implementar os controles técnicos necessários para pôr em prática as várias decisões sobre normas tomadas pelo administrador de dados.

Dados persistentes: Por persistente queremos sugerir intuitivamente que os dados desse banco de dados diferem em espécie de outros dados mais efêmeros, como dados de entrada, dados de saída, instruções de controle, filas de trabalho, blocos de controle de software, resultados intermediários e, em geral, quaisquer dados que tenham natureza transiente. De modo mais preciso, dizemos que os dados do banco de dados “persistem” porque, uma vez aceitos pelo SGBD para entrada inicial no banco de dados, eles só podem ser removidos subseqüentemente do banco de dados por alguma solicitação explícita ao SGBD, não como um mero efeito colateral de (por exemplo) conclusão da execução de um programa.

Entidade: é usado comumente no meio de bancos de dados para indicar qualquer objeto distinguível que deva ser representado no banco de dados.

Diagrama de entidades e relacionamentos: Diagramas E/R constituem um técnica para representar a estrutura lógica de um banco de dados de modo pictórico. Com tal, fornecem um meio simples e fácil de entender para comunicar os aspectos principais do projeto de qualquer banco de dados.

Independência física de dados: é a habilidade de modificar o esquema físico sem a necessidade de reescrever os programas aplicativos. As modificações no nível físico são ocasionalmente necessárias para melhorar o desempenho;

Independência lógica de dados: é a habilidade ded modificar o esquema conceitual sem a necessidade de reescrever os programas aplicativos. As modificações no nível conceitual são necessárias quando a estrutura lógica do banco de dados é alterada (por exemplo, a adição de contas de bolsas de mercado num sistema bancário).

Linguagem de consulta: é usada para, fazer o que o nome diz, consultas, extrair informações de um banco de dados. É importante que essas consultas aconteçam sem causar mudanças no banco de dados, caso contrário dados valiosos poderiam ser prejudicados.

Compartilhamento: SGBD de incluir software de controle de concorrência ao acesso dos dados, garantindo em qualquer tipo de situação a escrita/leitura de dados sem erros.

Redundância: A redundância desnecessária de dados levam ao armazenamento excessivo de informações, ocupando espaço que poderia estar sendo utilizado com outras informações.

Segurança: O SGBD deverá apresentar facilidade para recuperar falhas de hardware e software, através da existência de arquivos de “pré-imagem” ou de outros recursos automáticos, exigindo minimamente a intervenção de pessoal técnico.

SGBD: É o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados. Seu principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados. O SGBD disponibiliza uma interface para que seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados previamente armazenados.

Sistema de bancos de dados: é um sistema de manutenção de registros por computador envolvendo quatro componentes principais, sendo eles dados, hardware, software e usuários. O sistema de banco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com