TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados

Monografias: Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  225 Visualizações

Administrador de bando de dados (DBA)

Coordena, controla e acompanha as atividades de administração do banco de dados (DBA), envolvendo a instalação, configuração, projeto físico e manutenção do banco de dados atuais, a fim de agilizar e facilitar os trabalhos de desenvolvimento de sistemas, em atendimento às necessidades dos clientes, orientando quanto ao seu desenvolvimento e esclarecendo dúvidas de administração dos dados, a fim de assegurar a sua idealização dentro dos padrões de qualidade e dos prazos estipulados.

É desejável que um DBA conheça a área de desenvolvimento para auxiliar na modelagem dos esquemas e monitorar as SQL criadas pelos desenvolvedores, além de curso específico de SQL, Administração e ajuste do SGBD específico utilizado na instalação. A formação recomendada para quem quer ser um (DBA) são os cursos superior em Engenharia da Computação, Processamento de dados, Ciência da Computação e Tecnólogo em Bancos de Dados.

O perfil comportamental adequado para o DBA é que tenha facilidade de comunicação com diferentes níveis da organização, facilidade de aprendizado e implementação de novas tecnologias e suportar pressão.

O perfil profissional de um DBA é basicamente o profissional técnico, com interesse em desenvolvimento, software básico e capaz de ser um gestor. O DBA é um gestor da informação e é ele quem normatiza os modelos e utilização dos dados.

Um DBA pode ganhar a partir de R$ 1.600 (iniciante) e tem seu salário

atrelado à complexidade e criticidade da informação na empresa. Em

alguns casos chegam a ganhar R$ 10.000,00, em grandes e complexas

instalações.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com