TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados

Exames: Banco De Dados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2013  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 5

Unidade 1: Banco de Dados e a Tecnologia da Informação

Na maioria dos países de primeiro mundo, as empresas utilizam um profissional especialista para cada área. O analista de sistemas e o programador executam cada um a sua tarefa. Já no Brasil, o profissional de informática tenda a agrupar todas as funções numa única pessoa. Em sua opinião, porque isso acontece?

Acredito que seja porque hoje em dia as empresas estão bem exigentes e querem um profissional que tenha conhecimento em várias áreas, podendo assim trabalhar em qualquer uma quando for necessário.

A competitividade está muito grande, então as pessoas estão buscando se aprimorar cada vez mais, e quanto mais áreas elas conhecerem, mais chances elas tem de entrar para o mercado de trabalho.

Eu penso que diante da falta de profissionais mais qualificados em determinada área, alguns profissionais estão se tornando generalistas, conquistando mais espaço e agregando mais valor ao seu trabalho. Assim, as empresas estão procurando profissionais com competências diversas ao invés de exigirem apenas um tipo de profissional, o que não ocorre fora do Brasil.

Acredito que acontece no Brasil essa tendência a grupar funções numa única pessoa, porque as empresas estão exigindo isso do profissiobal. Principalmente com os profissionais de TI, existe essa tendência de multitarefas, pois este profissional acaba se envolvendo com todos os setores da organização e isso acaba abrindo um leque de funções onde o profissional acaba sendo obrigado a se inteirar sobre essas áreas, para poder desempenhar melhor sua função. Também existe o fato da concorrência, se você não ser um profissional com multitarefas, com certeza a organização vai achar outro que seja e você acaba desempregado.

Obviamente que existe uma exigência das empresas atualmente em um cenário que poderá mudar e também pelo fator de que o brasileiro tem alta capacidade para efetuar múltiplas funções.

Por que no Brasil oumentou-se muito a competitividade na área de TI,  obrigando o profissional ter várias especializações, atendendo assim as exigencias das empresas que visam diminuir cada vez mais custos com funcionário, por isso agrega varias funções a um Especialista.

1) A partir do que estudou nessa disciplina, você considera que a melhor ferramenta de banco de dados é aquela que atende às necessidades do cliente ou às expectativas do programador de banco de dados? Resposta: Acho que a melhor ferramenta de banco de dados é aquela que atenda as necessidades do cliente e que estejam disponiveis para acesso para acomapnhamento da evolução e atualizaçãode atendendo assim as expectativas do Programador.

 Unidade 2: Conceitos de bancos de dados

1) Se lhe fosse apresentado um conjunto de ferramentas computacionais para o gerenciamento de dados, quais requisitos você utilizaria para avaliar a melhor ferramenta? R: Integridade, quantas vezes consegue fazer mais transações por segundo,confiança e escalabilidade

Para decidir sobre um modelos deve-se levar muito em conta a experiência que o usuário terá em um SGBD pois é ele que efetuará a inclusão de dados e consulta a informações.

 

Indifere se for relacional ou orientado ao objto, pois a ferramento computacional deve ser analisada com base no problema que será solucionado, principalmente que nem sempre o menor preço, vai resultar custos menores para a empresa. O importante é que a ferramenta computacional deve ter um grupo bom de usuários no mercado de trabalho, com uma boa base de conhecimento, onde ppoderá trocar informações e solução para o que já esta implementado.

Unidade 4: Produtos de Banco de Dados

1) Caso uma empresa lhe questionasse sobre as vantagens e desvantagens do uso de ferramentas de uso livre, que tipo de informação você passaria?

Vantagens: Sem custo, código aberto.

Desvantagens: Suporte

Exemplo: Uma empresa adquire um Banco de Dados Free, tem um massa gigante de dados, e por algum problema corompeu os dados, perdendo tudo, essa empresa não tem suporte de restauração e não tem como processar o fabricante por perda de dados.

Pensando-se em vantagens, pode-se citar o baixo custo, flexibilidade na configuração do ambiente, incentivo ao desenvolvimento tecnológico do país e na maior segurança dos softwares livres, já que, por serem menos utilizados, também são menos visados por hackers, vírus e programas maliciosos. Já como desvantagens pensam-se em interfaces pouco intuitivas, com instalações complicadas, afastamento do padrão mundial de softwares utilizados. Assim, necessita-se comparar, de forma coerente e com determinado nível de conhecimento, essas vantagens e desvantagens, para que o aumento da utilização se softwares livres seja feita de forma eficiente e proveitosa.

Unidade 5: Implementação do Projeto de Banco de Dados

  

1) Comando em SQL para criação da tabela Produto.

Create Table Produto(

       Codigo_Produto Integer,

       Descricao_Produto Varchar (30) not null,

       Preco_Produto Float not null,

       Primary Key(Codigo_Produto)

);

2) Comando em SQL para criação da tabela Nota_Fiscal.

Create Table Nota_Fiscal(

            Numero_NF Integer,

            Data_NF Date not null,

            Valor_NF Float not null,

            Primary Key(Numero_NF)

);

3) Comando em SQL para criação da tabela de Itens.

Create Table Itens(

            Cod_Prod Integer,

            NumNF Integer,

            Num_Item Integer not null,

            Qte_Item Float not null,

            Primary Key(Cod_Prod,NumNF)

            Foreign

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com