TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados

Trabalho Escolar: Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 3

Comparativo entre Arquivos convencionais e SGBD

Arquivos convencionais

Vantagens: é feito de forma simples, pode ser feito sem conhecimento especifico, qualquer um que lê tem uma primeira impressão do que se trata.

Desvantagens: difícil implantação com o sistema, não é possível considerar o nível dos dados (ex. quem é chave estrangeira, chave primaria), danos ao banco de dados afetam virtualmente todos os programas.

Aplicação: pode ser utilizado como documentação pelos usuários.

Sistema Gerenciador de Banco de Dados

Vantagens: há maior facilidade para integração com o sistema, à um padrão na disposição dos dados, maior organização, facilitando assim operações como consulta, alterações de forma mais clara, tem maior segurança e confiabilidade dos dados.

Desvantagens: pode ser considerado difícil de ser implementado, requer um conhecimento prévio para inserção de conteúdo.

Aplicação: pode ser utilizado efetivamente comunicando com o sistema, podem ser interligados

Modelagem de dados

Modelar significa criar um modelo que explique as características de funcionamento e comportamento de um software a partir do qual será criado, facilitando seu entendimento e seu projeto, através das características principais que evitarão erros de programação, projeto e funcionamento. É uma parte importante do desenho de um sistema de informação.

A abordagem que se dispensa do assunto normalmente atende a três perspectivas: Modelagem Conceitual, Modelagem Lógica e Modelagem Física. A primeira é usada como representação de alto nível e considera exclusivamente o ponto de vista do usuário criador do dado, a segunda já agrega alguns detalhes de implementação e a terceira demonstra como os dados são fisicamente armazenados.

Quando ao objetivo, podemos identificar as seguintes variações: modelagem de dados entidade-relacionamento (leitura, construção e validação dos modelos); modelagem de relacionamentos complexos, grupo de dados lógicos e ciclo de vida das entidades; modelagem de dados corporativa; modelagem de dados distribuídos (cliente-servidor); modelagem e reengenharia de dados legados e modelagem de dados para Data Warehouse.

De acordo com a abordagem que utilizam, os modelos de dados normalmente são classificados da seguinte forma:

Modelo Conceitual: é um diagrama em blocos que demonstra todas as relações entre as entidades, suas especializações, seus atributos e auto-relações.

Modelo Lógico: mostra as ligações entre as tabelas de banco de dados, as chaves primarias, os componentes de cada uma, etc.

Modelo Físico: inclui a análise das características e recursos necessários para armazenamento e manipulação das estruturas de dados (estrutura de armazenamento, endereçamento, acesso e alocação física), sendo uma sequência de comandos executados em SQL a fim de criar as tabelas, estruturas e ligações projetadas até então e finalmente criar o banco de dados.

Modelo Conceitual

Modelagem conceitual, pois é a forma mais real dos fatos e a que está mais próxima da realidade, onde o cliente deverá ser envolvido a fim de obter o levantamento de dados que prestarão suporte à construção de todo o modelo.

Um bom modelo conceitual permite prever o efeito de ações, sem um bom modelo conceitual efetuam-se as operações receitadas, sem saber que efeitos esperar ou, o que fazer se as coisas não derem certo.

Esquema: Descrição através de texto ou gráficos da estrutura de um banco de dados

de acordo com um determinado modelo de dados.

Na entidade Estacionamento:

nro_ficha,

cpf_proprietario,

nome_proprietario,

telefone_com,

telefone_res,

telefone_cel,

e-mail,

placa_veiculo,

modelo_veiculo,

cor_veiculo,

tipo_veiculo,

ano_veiculo.

Na entidade Vaga:

nro_vaga,

vaga_veiculo,

modelo_veiculo,

cor_veiculo,

tipo_veiculo,

ano_veiculo.

Instância: Conjunto de dados armazenados em um banco de dados em um determinado instante de tempo.

Relatório 01

Após uma minuciosa análise do proposto descrito, foi elaborado a criação e o assentamento do Bando de Dados, dentro dos critérios sugeridos que atendem à demanda requerida.

Foram elaborados e criados as tabelas relacionáveis conforme propõe a Entidade e seus Atributos;

Foram representadas descritivamente os tipos de modelagens;

Foram representadas graficamente, a estrutura das tabelas relacionáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com