TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados Componentes Arquitetonicos

Trabalho Escolar: Banco De Dados Componentes Arquitetonicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

Aula Atividade 01/02

Resumo componentes Arquitetônicos

Servidor Oracle é um sistema de gerenciamento de dados e consiste em recursos de memória RAM e HD.

Tempo de sessão é configurado pelo DBA em um recurso chamado profile.

Banco de dados Oracle

Oracle: Aloca muito espaço na memória é um software muito pesado e com certeza vai deixar a máquina bastante lenta ao subir o software. Ele usa o recurso de memória para qualquer informação. Quando se sobe um Banco de dados ele só vai executar comandos quando a instância estiver disponível porque são criados os alocamentos na memória para trabalhar com os processos. Se houver mais de um Banco de Dados tem que ter uma instância para cada um.

Na instalação de um Banco de Dados Oracle são instalados os seguintes recursos e alocados espaços na memória:

Recursos da Memória

Processo de Usuário: è criado quando é preciso estabelecer uma conexão com o Banco de Dados, é montada uma linha de comando com o banco de Dados. O processo de usuário é responsável por mandar as solicitações feitas pelo usuário para o Processo de Servidor.

Processo do Servidor: Ele é o controlador dos pedidos feitos pelo processo de Usuário, ele tem a responsabilidade de recolher as solicitações, organizar os pedidos em fila e mandar para o processamento.

PGA (Program Global Área): é uma área que não é compartilhada, ela é privada e é responsável por carregar o perfil dos usuários, é uma área para armazenar dados.

Instância (SGA + Processos de Segundo Plano): É uma área da memória aonde são alocados os dados para serem gravados na HD posteriormente. Um banco de dados só está disponível para armazenar e buscar dados quando se sobe o processo da instância. É identificada com métodos específicos para cada sistema operacional.

SGA è uma área compartilhada para todos os usuários conectados, é passível configurar o tamanho que será utilizado pelo DBA.

Shared Pool: É uma área de verificação de comando, e é usada para facilitar na busca de dados. Ela guarda os comandos mais utilizados para serem reutilizados. Ao aumentar o seu tamanho automaticamente já é aumentado o tamanho do cachê de biblioteca e cachê de dicionários de dados.

• Cache de Biblioteca: Área de armazenamento que guarda os comandos de busca e faz a verificação semântica dos códigos de busca digitados pelo usuário. Verifica se a tabela e colunas procuradas são existentes facilitando e agilizando os processos. È uma área destinada a guardar os comandos que possam ser reutilizados. O seu tamanho é dimensionado pelo tamanho do Shared Pool. LRU colocar descrição.

• Cache de Dicionários de Dados: Cada vez que é feita uma atualização no banco ele atualiza os dados aqui neste espaço, assim as buscas se tornam mais rápidas, não precisando acessar a HD e agilizando os processos. Tudo o que esta recente não precisa ficar procurando aqui está a versão atualizada de tudo o que se tem é como se fosse uma cópia da HD.

SGA (System Global Área): ela é uma área de memória para armazenamento de dados e é compartilhada para todos os usuários em conexão, também é dinâmica sendo passível de se configurar o tamanho dela pelo DBA.

Cache de Buffer de BD: área de armazenamento, os dados ficam nesta área, quando se dá o comando insert, ao mandar gravar dando o comando COMMIT ele aciona o DBWR (data base write) que tem a responsabilidade de gravar na HD. Esta é uma área destinada para a manipulação dos dados.

Java Pool: é uma área destinada na memória reservada para que sejam executada as aplicações do Java.

Buffer do Rede Log: área alocada para armazenamento na memória, é o histórico das alterações que foram ocorridas no banco de dados ele guarda no redo log, depois é mandado para o LGWR (Log WRITE) que é gravado nos arquivos de Log, ele é usado para diminuir a perda.

Large Pool: é uma área grande destinada a fazer transferências entre o banco, joga os dados na memória depois transferi para o HD, faz backups.

Programas de Computador que rodam constantemente por trás de uma instância (processos de segundo Plano).

• PMON: ele entra em cena quando alguém vai fazer alguma alteração no banco bloqueando os até que eles terminem de ser alterados, para não serem acessados pelo usuário de forma incompleta.

• SMON: (Monitorar o Sistema) = ele tem por finalidade garantir que o sistema esteja funcionando, ele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com