TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados Em Dispositivos móveis

Dissertações: Banco De Dados Em Dispositivos móveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  2.482 Palavras (10 Páginas)  •  991 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Com a popularização dos dispositivos móveis e o crescente uso nas mais diversas áreas, identificou-se uma necessidade que algumas tecnologias e conceitos tivessem que ser adaptados ou re estruturadas. Nesse trabalho, abordaremos as diferenças identificadas em um sistema de banco de dados para dispositivos móveis. Por se tratar de um ambiente sensível, onde perda de conexão com uma rede são esperadas, como exemplo, a perda de sinal telefônico, mudança de local físico que não tenha mais a disponibilidade de rede WiFi ou esgotamento da energia, é fundamental que o sistema de banco de dados utilizado nesse ambiente, disponha de mecanismos de recuperação de falhas específicos para essas situações... Neste trabalho, abordaremos tópicos relacionados a banco de dados em dispositivos móveis, funcionamento, criação e proteção e exemplos de SGBDs em dispositivos móveis.

COMPUTAÇÃO MÓVEL

Consiste em um ambiente composto por estações em uma rede fixa, fornecendo a comunicação e conteúdo para dispositivos desconectados fisicamente, conhecidos como dispositivos móveis. A mobilidade apresentada por esses dispositivos é a base de todo conceito da computação móvel.

Segundo Forman e Zahorjan, o ambiente de computação móvel é caracterizado por sua particularidade de comunicação, mobilidade e portabilidade. (FORMAN e ZAHORJAN, 1994). Sua arquitetura consiste da já conhecida infra-estrutura de comunicação fixa com

computadores estáticos, ligada a uma parte móvel. Podemos definir essas parte móvel como uma área ou célula, onde exista a comunicação sem fio dos dispositivos móveis. Dentro dessas células ocorre a livre movimentação dos dispositivos, podendo ocorrer também a movimentação de uma célula para outra.

É importante ressaltar que a computação móvel pode ser vista como uma variação da

computação distribuída e as questões relativas à gerencia de dados distribuídos também podem ser aplicadas aos bancos de dados móveis. São os casos de distribuição e replicação de dados, modelos de transações, processamento de consultas, recuperação e tolerância

à falhas e projeto de banco de dados, casos estes que passam a ser avaliados com o intuito de

atender os requisitos do ambiente da computação móvel.

ARQUITETURA DO BANCO DE DADOS

A utilização de banco de dados em ambientes de computação móvel torna-se particularmente interessante pela possibilidade da manipulação de dados tanto sob a forma conectada a um sistema externo, quanto sob a forma desconectada, ou seja, local.

A mobilidade criada pelos dispositivos móveis trouxe um novo impulso na utilização dos banco de dados. A inserção de novas informações nos dispositivos, independente do local onde ele se encontre, sem a necessidade do estabelecimento de uma conexão com a rede estacionária, abre caminho para a criação de novas situações e com isso novos softwares.

Sistema de Gerenciamento de Bancos de Dados

Um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) é formado por uma coletânea de dados que se relacionam e um conjunto de programas que oferecem acesso a tais dados. O objetivo principal de um SGBD é prover um ambiente apropriado e eficiente para uso no armazenamento e acesso à informação. Este tipo de sistema é projetado para o tratamento de grandes volumes de informação. Este tratamento ou gerenciamento de dados envolve a definição de estruturas para o armazenamento e mecanismos para manipulação de informações. Um sistema de banco de dados deve também garantir a segurança da informação armazenada e evitar possíveis resultados anômalos em caso de compartilhamento

de dados.

SGBDs apresentam ao usuário uma visão abstrata dos dados. Para isso são definidos três níveis de abstração de dados: o nível físico, o nível conceitual e o nível das visões do usuário.

Os bancos de dados mudam com a inserção e exclusão de dados. O conjunto de informações armazenadas em um dado momento é chamado de instância de banco de dados. Seu projeto geral é chamado de esquema de banco de dados. O esquema de um banco de dados é definido por um conjunto de definições expressas em uma linguagem de definição de dados. O resultado da compilação desta linguagem é armazenado em um dicionário de dados. Um dicionário de dados é um repositório de metadados, que podem ser definidos como

dados sobre os dados.

O conceito de modelo de dados é essencial à estrutura de um banco de dados. Trata-se de um conjunto de ferramentas conceituais para descrição, relacionamento e semântica de dados e restrições de consistência.

O gerenciador de banco de dados é um importante módulo do sistema que oferece interface entre os dados de baixo nível armazenados e os programas de aplicação com suas requisições. Dentre as principais tarefas do gerenciados de banco de dados estão: o cumprimento de integridade, o cumprimento de segurança, recuperação e controle de concorrência.

Transação

Uma transação pode ser definida como uma unidade de programa que faz o acesso ou atualização de vários itens de dados. Cada item de dado deve ser precisamente lido uma vez pela transação e gravado no máximo uma vez se houver atualização do item. É importante e fundamental que as transações não violem qualquer restrição de consistência do banco de dados. Assim, se o banco de dados era consistente quando uma transação iniciou deve ser também consistente no término da mesma.

Cabe ressaltar que durante a execução de uma transação pode ser necessário permitir temporariamente a inconsistência. Essa inconsistência pode trazer dificuldades em caso de falhas.

Dois importantes requerimentos são usados em transações: corretude ou precisão e atomicidade. Em corretude, cada transação deve ser um programa que preserva a consistência do banco de dados. Em atomicidade, todas as operações associadas a uma transação precisam ser executadas até o final ou nenhuma deve ser executada. Assegurar a atomicidade é responsabilidade do próprio sistema de banco de dados.

Por conta de falhas, uma transação nem sempre pode completar sua execução. Para assegurar a atomicidade uma transação desse tipo não pode afetar o estado consistente do banco de dados. Caso o estado seja afetado, o banco de dados precisa ser restaurado ao estado em que a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com