TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados - Firebird

Trabalho Escolar: Banco De Dados - Firebird. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  843 Visualizações

Página 1 de 4

1.HISTÓRICO – CARACTERÍSTICAS GERAIS

Os computadores já se firmaram como parte indispensável no cotidiano de qualquer empresa ou organização e cada dia mais na vida de todo mundo por resolver de forma rápida e eficiente vários problemas em nosso dia-a-dia.

Uma das principais finalidades do computador, e em muitos casos a mais importante, se refere ao armazenamento de dados, visto que é na base de dados onde estão as informações que necessitamos, seja para pesquisa ou armazenamento, seja com a intenção de preservar o conteúdo por curto prazo ou sem previsão de descarte.

Assim, a preocupação com a utilização desses dados armazenados e a integridade dos mesmos é muito grande e a necessidade para que o acesso a essas coleções de informações possa ser feita da forma mais eficaz possível, considerando ainda a quantidade de usuários acessando ao mesmo tempo esse banco, fez surgir a criação de um sistema que gerenciasse e proporcionasse confiabilidade para o banco de dados.

O software Firebird, do qual abordaremos é um programa que atende esses objetivos. O Firebird é derivado do código do Borland InterBase 6.0. Ele tem o código aberto e não possui licença dupla, portanto você pode utilizá-lo em qualquer tipo de aplicação, seja ela comercial ou não, sem pagar nada por isso, o programa é totalmente gratuito.

A tecnologia usada no Firebird tem mais de 20 anos, fazendo com que ele seja um produto muito maduro e estável.

O Firebird também chamado de FirebirdSQL, é um sistema de banco de dados relacional que opera em Linux, Windows e uma variedade de plataformas Unix. Inicialmente foi desenvolvido de uma parte aberta do código do InterBase da Borland.

O Firebird foi criado em 25 de julho de 2000 e é atualmente mantido pela Fundação Firebird. Uma curiosidade é que em abril de 2003 a Fundação Mozilla decidiu renomear seu navegador de Phoenix para Firebird.

Esta decisão causou problemas aos usuários por criar uma confusão entre o navegador Firebird e o banco de dados Firebird, em fevereiro de 2004, a Mozilla renomeou seu navegador para Firefox encerrando assim toda a confusão.

As últimas versões do Firebird possuem muitas características interessantes como tabelas derivadas, suporte para execução em bloco, maiores tamanhos de tabelas, novo código de índice, índices em expressões, melhorias na otimização de tabelas, melhorias na segurança do banco de dados e suporte para backups incrementais online.

Firebird oferece concorrência excelente, de alto desempenho e suporte a poderosa linguagem para stored procedures e triggers. Tem sido utilizado em sistemas de produção, sob uma variedade de nomes, desde 1981.

O Projeto Firebird é um projeto comercialmente independente de C e C ++ programadores, consultores técnicos e suportes de desenvolvimento e um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional multi-plataforma baseado no código fonte liberado pela Inprise Corp (agora conhecido como Borland Software Corp) em 25 de Julho, 2000.

Qualquer um pode construir uma versão personalizada do Firebird, desde que as modificações sejam disponibilizadas sob a mesma licença IDPL, para que outros possam usar e construir.

Nenhuma taxa para download, registro, licenciamento ou implantação, mesmo que você queira distribuir Firebird como parte de seu pacote de software comercial.

Desenvolvimento do Firebird depende do financiamento voluntário de pessoas que beneficiam – se de usá-lo. Opções de financiamento variam de doações, por meio da Fundação Firebird e associações para compromissos de patrocínio.

Principais Recursos

Apesar de o instalador do Firebird seja considerado pequeno (cerca de 7Mb), o Firebird é um SGBD completo e poderoso. Ele pode gerenciar bancos de dados de alguns Kbytes até dezenas de Gigabytes com boa performance e praticamente sem necessidade de manutenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com