TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados III - ENIAC

Dissertações: Banco De Dados III - ENIAC. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2013  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 4

- SQL LOADER

Conhecido também como Oracle Loader, basicamente, o SQL Loader lê arquivos de texto e insere os dados no banco de dados. A vantagem de utilizá-lo é que o mesmo permite realizar uma carga de dados de forma bastante rápida. Ele é capaz de inserir milhões de linhas em questão de segundos. Ele realiza essa carga de dados com base nas instruções de um arquivo de controle (control file) previamente configurado. Atenção! Não confunda o control file de banco de dados com o control file do SQL*Loader. Este arquivo de controle diz ao Loader não só onde inserir os dados, mas também de que forma estes dados serão lidos do arquivo texto (data file). Para ilustrar, a arquitetura do SQL*Loader é demonstrada na figura abaixo. Em relação ao arquivo de descarte (discard file), por ser opcional, não irei mencioná-lo nesse artigo.

Para executar o SQL Loader, é necessário executar o comando sqlldr que está localizado em ORACLE_HOME/bin seja na instalação do Oracle Server ou do Oracle Client. Se não for incluído nenhum parâmetro na chamada do SQL*Loader. Existe uma longa lista de parâmetros, entretanto na maior parte das vezes, executaremos comandos semelhantes a sqlldr {user}/{password} CONTROL={arquivo.ctl} DATA={arquivo.csv}. Para exemplificar, irei carregar abaixo um arquivo no formato CSV contendo dados fictícios de pessoas para uma tabela no banco de dados.

O SQL Loader é uma ferramenta bem versátil que permite a realização de carga massiva de dados para o banco de dados. Com a configuração adequada, o mesmo consegue ler um ou mais arquivos de texto ao mesmo tempo e carregar dados para uma ou mais tabelas. Vale a pena salientar que ele também realiza carga de dados utilizando o caminho direto (direct path), mas com algumas restrições.

FONTE:

Fórum: http://eduardolegatti.blogspot.com.br

- RMAN

Conhecido tecnicamente como Recovery Manager, ou gentilmente chamado de RMAN, é um aplicativo fornecido pela própria Oracle Corporation desde a versão sete de seus bancos de dados. O objetivo do aplicativo é gerenciar todos o backup através de repositórios ou catálogos, é um aplicativo por linha de comando muito parecido com o bom amigo SQL*PLUS, também executado sobre diversas plataformas, como Windows, Linux e Unix.

É muito poderoso em recursos, e, ao mesmo tempo, fácil e seguro na proteção dos backups. Permite realizar diversos tipos de backups, como backup completo (banco de dados offline), incremental (banco de dados online) e por backupset (cópia incremental apenas dos blocos alterados), além de recursos com flashback recovery (recuperação rápida de dados), duplicate auxiliary database (duplicação do banco de dados para uma máquina local ou remota), recovery block (recuperação apenas do bloco de dados corrompida) e o Tablespace Point-In-Time Recovery (TSPITR), recuperação de um ou mais objetos em uma base auxiliar até um determinado período.

O melhor de tudo isso é que o RMAN lhe permite outras funcionalidades, como garantir a consistência do backup, política de retenção, exclusão de backups obsoletos, listagem completa e sumarizada por backup, personalização de backup para cada banco de dados, criação de scripts automatizados, pacotes e views específicos no banco de dados.

Para conseguir armazenar todas essas configurações e informações sobre um determinado banco de dados, o RMAN pode trabalhar utilizando um repositório ou catálogo para gerenciar, cada um deles pode ser descrito abaixo:

REPOSITÓRIO

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com