TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados Indice

Casos: Banco De Dados Indice. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC)

Sistemas de Informação

Cleiton Conceição

Interface Homem e Maquina

Salvador

2014

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Interface homem e maquina, no curso de sistemas de informação, na faculdade de tecnologia e ciências. Prof: Karina.

O que é Acessibilidade Web?

A expressão acessibilidade Web refere-se a prática inclusiva de fazer websites que possam ser utilizados por todas as pessoas que tenham deficiência ou não. Quando os sites são corretamente concebidos, desenvolvidos e editados, todos os usuários podem ter igual acesso à informação e funcionalidade ou seja a acessibilidade ela permite a remoção das barreiras que impedem que mais usuários sejam capazes de acessar a interface do sistema e interagirem com ele.

As necessidades que a "acessibilidade web" pretende abordar incluem:

• Visual: Deficiências visuais, incluindo cegueira, vários tipos comuns de baixa visão e baixa acuidade visual, vários tipos de daltonismo;

• Motora / Mobilidade: por exemplo, dificuldade ou impossibilidade de utilizar as mãos, incluindo tremores, lentidão muscular, perda ou baixo controle muscular, entre outras, devidas a condições tais como doença de Parkinson, distrofia muscular, paralisia cerebral, acidente vascular cerebral;

• Auditivos: Surdez ou deficiência auditiva, incluindo indivíduos com pouca audição;

• Convulsões: convulsão visual causada pelos efeitos pisca-pisca.

• Cognitiva / Intelectual: Deficiência de desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem (dislexia, discalculia, entre outras), e deficiências cognitivas de várias origens, afetando a memória, a atenção, o desenvolvimento (maturidade) as habilidades lógicas e de resolução de problemas, entre outras;

eMAG - Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico

Uma das principais atribuições do Governo Federal é promover a inclusão social, com distribuição de renda e diminuição das desigualdades. Entre as diversas iniciativas que visam atingir esse objetivo, o governo investe no uso adequado e coordenado da tecnologia porque compreende a inclusão digital como caminho para a inclusão social. Neste contexto, a inacessibilidade de sítios eletrônicos exclui uma parcela significativa da população brasileira do acesso às informações veiculadas na internet. O governo brasileiro - tendo em vista suas atribuições - não pode aceitar tal situação na entrega de informações e serviços sob sua responsabilidade.

O Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) tem o compromisso de ser o norteador no desenvolvimento e a adaptação de conteúdos digitais do governo federal, garantindo o acesso a todos.

As recomendações do eMAG permitem que a implementação da acessibilidade digital seja conduzida de forma padronizada, de fácil implementação, coerente com as necessidades brasileiras e em conformidade com os padrões internacionais.

- Por padrão o sites do governo seguem as regras do eMag e umas delas são:

1.0 – Utilizar corretamente os níveis de cabeçalho : devem ser utilizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com