TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados - Pare E Siga

Pesquisas Acadêmicas: Banco De Dados - Pare E Siga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  1.751 Palavras (8 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 8

MODELAGEM DE DADOS PARA A EMPRESA PARE&SIGA

Trabalho apresentando à disciplina de Banco de Dados I como requisito parcial de avaliação, sob a orientação do Professor: José Gladistone da Rocha, para Obtenção de nota da avaliação A2 do 5º Semestre do Curso de Sistemas de Informação.

GAMA – DF

JUNHO – 2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

1 – CAPITULO I

1.1 – Cenário do Negócio 05

2 – CAPITULO II

2.1 – Modelo Conceitual (MCD) 08

3 – CAPITULO III

3.1 – Modelo Lógico Textual (MLD) 09

CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

BIBLIOGRAFIA 11

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho falaremos do desenvolvimento de modelagem de dados para um banco de dados, fizemos um estudo de caso sobre o estacionamento de veículos PARE&SIGA, o sistema é responsável pelo armazenamento e controle das informações dentro da organização. Foram feitas análises das informações levantadas obtidas em reuniões e pesquisas sobre a empresa PARE&SIGA. Com base nas informações constatamos que seria útil a utilização de uma ferramenta CASE específica para a modelagem de dados, adquirimos o POWERDESIGNER, é um software produzido pela empresa americana Sybase foi criado pelo pesquisador Xiao-Yun Wang da empresa SDP Technologies. A modelagem de dados para a criação de um Banco de Dados é, em todas as dimensões, um desafio que reflete no compromisso, no respeito, na necessidade.

Tal modelagem surgiu para auxiliar o sistema, com o objetivo de organizar a empresa em âmbito informacional e funcional, ou seja, adequar e produzir sistema que tivessem o objetivo de acesso rápido eficiente às informações que são atribuídas e distribuídas pelos vários departamentos da empresa. Iremos descrever o modelo conceitual de dados (MCD) e o modelo lógico de dados (MLD) que é exigida para proporcionar um desempenho maior e melhor do software que armazena e organiza tais informações.

Este trabalho nos trouxe uma nova forma de aprender, pois estamos construindo nosso próprio conhecimento. Essa construção foi feita por meio de reflexão, pesquisa e estudo.

CAPÍTULO I

1.1 – Cenário do Negócio

Para os empregados do estacionamento são cadastrados o nome, RG, endereço e telefone. Para os manobristas são cadastrados, também o número da CNH e categoria da habilitação.

Existem três tipos de clientes que o estacionamento atende os temporários, os mensalistas e os conveniados.

O cliente ao entrar no estacionamento, é recepcionado por um dos atendentes que verifica se há vagas no estacionamento, e caso exista, o cliente deixa a chave do carro para que um dos manobristas do estacionamento conduza o veículo até a vaga disponível. Todas as vagas do estacionamento são numeradas (números distintos).

As vagas tornam-se livre com a retirada dos veículos, pelos manobristas, quando requerida sua saída, pelos clientes.

A condução interna do veículo, tanto para estacionar quanto para retirar, é realizada apenas pelo manobrista a ele designado.

Assim, é da responsabilidade dos manobristas levarem os veículos para as vagas atribuídas pelos atendentes, quando da entrada, e buscá-los por ocasião das retiradas dos veículos, quando solicitado pelos clientes.

Por ocasião da entrada dos veículos, todos os clientes recebem um cupom do estacionamento, entregue pelo atendente que o recepcionou, no qual consta aplaca do veículo, o número da vaga a ser estacionado e a data e hora de entrada e o nome do manobrista responsável pela condução interna do veículo.

Existem três categorias de veículos: pequeno, médio e grande. Por exemplo: uma Camionete cabine dupla é considerada como categoria grande, enquanto que um Fusca é da categoria pequena.

Para cada categoria o valor a ser pago por hora estacionada é diferente.

Para a retirada do veículo, todos os clientes são obrigados a apresentarem o cupom ao atendente.

No caso dos clientes temporários, o atendente informa o valor cobrado e pagam em função do tempo em que o veículo ficou estacionado e da categoria do veículo.

Os clientes, temporários ou conveniados, antes de retirarem seus veículos, têm os seus cupons carimbados com a data e hora de saída e o valor cobrado.

Isso não ocorre para os clientes mensalistas, pois já pagam o estacionamento antecipadamente e podem usá-lo o tempo que for necessário.

É importante saber qual vaga está um determinado carro para que o manobrista não perca tempo em procurá-lo.

Os mensalistas pagam uma importância mensalmente e têm direito de estacionar um ou vários veículos autorizados (previamente cadastrados no estacionamento).

Para cada veículo é paga a mensalidade de acordo com a sua categoria. Ao entrar no estacionamento, eles se identificam como mensalistas por meio de uma carteirinha especial, emitida na ocasião do pagamento antecipado da mensalidade (ex: o mensalista, paga no final do mês de setembro para ter o direito de estacionar durante todos os dias do mês de outubro). Para cada categoria existe uma taxa mensal diferenciada.

Na carteirinha especial de mensalista contém o modelo, placa e ano de fabricação do veículo autorizado, além do telefone celular, CPF e nome do mensalista.

Após o pagamento da mensalidade a carteirinha recebe uma etiqueta contendo o mês de vigência.

Isto facilita aos atendentes identificarem os mensalistas e seus veículos cadastrados, pois eles não são cobrados pelo estacionamento no ato da entrada de seus veículos cadastrados.

Caso um novo mensalista inicie um contrato no meio do mês, o valor é calculado de maneira proporcional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com