TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco HBSAG

Artigos Científicos: Banco HBSAG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 6

4 REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos falar sobre o tema “Banco HSBC é condenado a pagar indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 67,5 milhões por espionar seus empregados entre 1999 e 2003.”

A tecnologia da informação e do conhecimento tem sido o diferencial das empresas que as possuí, com tanta concorrência, desde que não desrespeite a dignidade humana. O método de Gestão da HSBC com certeza não só desrespeitou os preceitos legais como os Direitos humanos de seus funcionários investigados. Através de pesquisas, vamos abordar os seguintes temas: Valores que não foram considerados pela empresa e que feriram a ética dos funcionários, como também a política adotada pela empresa em relação ao afastamento dos funcionários. Para sua realização foram utilizados conhecimentos adquiridos em sala de aula, pesquisas realizadas na internet e a leitura de livros que tratam do assunto.

2 DESENVOLVIMENTO

Segundo PERETTI, BRUNETTA e WERNER (2009), “Nesta sociedade tecnológica onde vivemos, a informação e o conhecimento são as novas armas no mercado, apenas as organizações com capacidade de produzir e disseminar informação de qualidade conseguirá sustentar vantagens competitivas”. Realmente, informação e conhecimento são de suma importância para as empresas, porém, deve-se impor limites, pois, transpô-los pode significar infringir a privacidade das pessoas.

De acordo com o Ministério Público do Trabalho, documentos comprovam que a instituição financeira contratou uma empresa de inteligência empresarial para realizar investigações privadas devido ao alto número de trabalhadores afastados por motivos de saúde. Parece uma situação típica da ditadura civil-militar (1964- 1985). A empresa decide registrar rotina e vida pessoal de trabalhadores. Monta dossiês, com detalhes, sobre horário de saída e volta para casa, local de destino, meio de transporte utilizado, hábitos de consume e informação de conjugues e filhos. Através da investigação da rotina de seus trabalhadores, o banco pretendia verificar se algum empregado afastado por doença recebia benefício previdenciário, indevidamente. Ou seja, se estivesse apto para o trabalho ou realizando outras atividades remuneradas. Não sendo considerado pela empresa o direito a privacidade a vida privada, desrespeitando as leis da Constituição dos Direitos Humanos.

Sociedade da informação e do conhecimento

Sociedade da informação é um termo que também pode ser chamado de Sociedade do conhecimento ou Nova economia, surgiu no fim do Século XX vinda da expressão Globalização. Este tipo de sociedade encontra-se em processo de formação e expansão.

No Brasil e no mundo, a Sociedade da Informação é uma nova Era, onde as transmissões de dados são de baixo custo e as tecnologias de armazenamento são amplamente utilizadas, onde a informação flui a velocidades e em quantidades antes inimagináveis, assumindo valores políticos, religiosos, sociais, antropológicos, econômicos, fundamentais e etc.

A sociedade da informação é a conseqüência da explosão informacional, caracterizada sobre tudo pela aceleração dos processos de produção e de disseminação da informação e do conhecimento. Esta sociedade caracteriza-se pelo elevado número de atividades produtivas que dependem da gestão de fluxos informacionais, aliado ao uso intenso das novas tecnologias de informação e comunicação. Culturas e identidades coletivas é uma conseqüência dessa nova era; Houve uma padronização de culturas e costumes.

Benefícios trazidos pela sociedade da informação

O avanço tecnológico acarreta inúmeros benefícios para a sociedade se utilizado de forma prudente e correto, tendo em vista que é dele que derivam o desenvolvimento cientifico, tecnológico, de telecomunicações, de transportes, dentre outros que podem ser apresentados como uma benção divina. O avanço tecnológico devia ser a maneira pela qual toda a raça humana se uniria em um só povo, para se auto-beneficiarem, preservando os recursos naturais e culturais de todos os cantos do planeta. O problema é que a maioria das pessoas prefere utilizar-se do avanço tecnológico para manipular, monopolizar e escravizar outras pessoas, obtendo vantagens sobre a realidade vivida por países que são talvez por ironia do destino,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com