TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco Mindial

Trabalho Escolar: Banco Mindial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

Constituído em 1944, nas Conferências de Bretton-Woods, com a finalidade, até então atribuição do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), de financiar a reconstrução de países devastados pela Segunda Guerra Mundial (1939/1945), o Banco mundial passou o operar com rigorosos critérios para concessão de empréstimos. Seu surgimento foi concomitante a eclosão do Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT).

As conferências de Bretton-Woods, cuja finalidade era o estabelecimento de regras financeiras e monetárias entre os Estados mais industrializados do mundo, foi o primeiro exemplo na história de uma ordem monetária fundada na negociação. Tendo durado mais de três semanas, as conferências se lançavam à tarefa de trazer à tona novamente o capitalismo.

Com a iminência do fim da Guerra, países que se encontram minados pela destruição causada pelos anos de violência, iniciados em 1939, com a invasão da Polônia pela Alemanha de Hitler, passariam a contar com o apoio da nova Instituição Intergovernamental (OI), para se restabelecerem no palco do novo momento social que surgia. Um desses países, a França, foi escolhida pelo então presidente da instituição recém criada, John McCloy, para ser o primeiro Estado a receber o subsídio a fim de se reconstruir. Para que sua escolha fosse possível, outros Estados, como a Polônia e o Chile foram recusados. O valor do empréstimo para a condução das providências alcançou a casa dos duzentos e cinquenta milhões de dólares, sendo ainda metade do valor pleiteado pela França.

Cumprido seu objetivo inicial, o Banco Mundial, entre o período de 1968 a 1980, então sob a presidência de Robert McNamara, estendeu sua atuação, voltando-se para os problemas básicos que atingiam os países em desenvolvimento. Em face dos novos problemas sociais, os valores dos empréstimos passaram a ser de valores cada vez mais altos, com o fito de proporcionar meios para os avanços dos países em questão. Os valores se destinavam à criação de escolas, hospitais e investimentos capazes de ensejar na melhoria de vida.

A partir do ano de 1989, o Banco passou a subsidiar a atuação de ONGs, das quais de certa forma se vale para cumprir sua missão institucional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com