TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Baricentro

Por:   •  31/3/2015  •  Relatório de pesquisa  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  1.869 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Rua Jorge Tibiriça, 451 – Centro – São José do Rio Pardo – SP

CEP: 13720-000 – Tel.: (19) 3681 – 2655

Antônio Sabiá

Fernando Henrique Valentim

Marcos Vinícius da Silva Marques

Renato Miguel de Oliveira Otero

Laboratório

Centro de Gravidade ou baricentro

São José do Rio Pardo – SP

2015

Antônio Sabiá

Fernando Henrique Valentim

Marcos Vinícius da Silva Marques

Renato Miguel de Oliveira Otero

Laboratório

Centro de Gravidade ou baricentro

Relatório apresentado à UNIP – Campus São José do Rio Pardo referente a disciplina de Tópicos de Física - Laboratório, como parte dos requisitos para avaliação bimestral, no Curso de Engenharia Civil.

São José do Rio Pardo – SP

2015

1.Introdução

Centro de gravidade ou baricentro

O centro de gravidade ou baricentro na Física, é o ponto localizado em um corpo onde pode ser considerada a aplicação da força de gravidade formada por uma determinada quantidade de partículas, na qual é atraída para o centro devido a força de atração da gravidade. Resumindo, centro de gravidade, é o ponto onde pode-se equilibrar todas essas forças de atração.

Para que podemos definir o baricentro de um corpo, devemos demarcar diversos pontos com a utilização de objetos como, tripé com haste e prumo.

2.Referencial Teórico

3.Descrição do Experimento

Para se calcular o centro de gravidade de algumas figuras geométricas, usamos o tripé a haste e o prumo, onde primeiramente foi demarcado um ponto na figura com a utilização de um percevejo(alfinete), em seguida foi pendurada a figura na haste sobre o tripé até que fosse encontrado o equilíbrio. Em equilíbrio traçamos a reta em cima da linha demarcada sobre o ponto onde se localizava o percevejo. Em seguida foram repetidas as mesmas situações por mais duas vezes porem com a escolha de pontos distintos, onde o objetivo final era encontrar o baricentro localizado no cruzamento das três retas demarcadas.

Logo depois transcrevemos os resultados em forma de desenho para a folha de sulfite.

4.Resultado

Foram analisadas no total cinco figuras geométricas, com localização de três pontos de equilíbrio no qual não necessariamente se localiza o baricentro no centro da figura, mais sim no ponto exato da distribuição da massa, localizado no encontro das retas.

5.Conclusão

De acordo com a força aplicada junto ao objeto em determinados pontos, podemos concluir que nem todo objeto tem sua massa distribuída uniformemente, pois de acordo com as figuras analisadas o baricentro não foi localizado exatamente no centro da figura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com