TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Laboratório de TFGE (baricentro) 1º semestre

Por:   •  19/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Este relatório é referente ao primeiro experimento realizado pela turma básica de engenharia da Universidade Paulista de Jundiaí em São Paulo, com intuito de demonstrar na pratica as propriedades do baricentro sob a coordenação do mestre Cirilo.

O motivo foi observar na prática as propriedades do baricentro em placas planas de diferentes formatos com a ajuda de um pendulo preso em um fio e tachinhas, e também deixar ciente que a imprecisão nas medidas é muito comum em laboratório por causa de erros humanos ou fatores externos.

Os procedimentos realizados consistem em envolver uma placa plana com uma folha de papel, perfurar qualquer ponto da placa com uma tachinha e pendurar pela mesma no pendulo para posteriormente marcar com o auxílio do fio a linha vertical que passa pela placa. Este procedimento é repetido mais duas vezes afim de marcar três linhas provindas de três pontos distintos, a intersecção dessas linhas é chamada de baricentro ou centro de gravidade. Estes procedimentos foram realizados em quatro figuras com formatos diferentes e homogêneas.

A partir das placas estudadas foi possível visualizar diferentes propriedades do baricentro. Com a placa de formato quadrado (que é uma figura simétrica), é notável que o baricentro se situou sobre a intersecção dos eixos de simetria. A placa de formato irregular (cabaça), foi mais complicado prever seu baricentro, por se tratar de uma figura assimétrica. O baricentro da placa triangular, fica situado na intersecção das linhas formadas entre as medianas do triangulo até os vértices opostos. Na placa composta formada por um triângulo retângulo e um quadrado, foi interessante observar que, o quadrado sozinho tem seu baricentro na junção dos eixos de simetria, o triangulo sozinho tem seu baricentro na intersecção das linhas entre medianas e vértices, e na junção das duas figuras, o baricentro fica situado na soma das coordenadas dos dois baricentros (triangulo, quadrado) após adotar uma referência, exemplo (x;y).

Em todos formatos estudados, o centro de gravidade não teve alterações, independente do ponto de referência utilizado, o que significa que o baricentro é único e invariante. Se encontra no ponto mais próximo da maior concentração de massa e nem sempre se encontra em um ponto do corpo, pode estar situado fora, como em um anel que tem seu baricentro no meio. Durante o experimento, houve alguns erros de medida por causa da imprecisão ao riscar a peça sem o auxílio de uma régua, e a ação do vento no local, por estes motivos, é necessário sempre que for realizar um teste, repeti-lo várias vezes se atentando as imprecisões afim de corrigi-las o máximo dentro do possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (27.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com