TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Barragens de Enroscamento Com Fase de Concreto

Por:   •  22/9/2020  •  Dissertação  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

Barragens são estruturas destinadas a reter água, com a finalidade de geração de energia, irrigação, abastecimento de cidade etc. Para a sua segurança é feito um sistema de drenagem, que é destinado a conduzir a água para jusante.

No Brasil, a primeira barragem de enrocamento foi concluída em 1932. Nessa época eram lançados grandes blocos de rocha e depois se fazia a laje de concreto. Essas barragens recalcavam muito, pois com o passar do tempo os enrocamentos lançados eles vão se fechando.

A barragem de Foz de Areia, construída em meados dos anos 70, foi considerada a mais alta BEFC (Barragens de enrocamento com face de concreto) do mundo.

Tanto o Barry Cooke como Materón vem de uma linha de desenvolver métodos de construção de BEFCs e que tem inerentes dois aspectos importantes: o custo das operações para se obter um determinado produto e a produtividade. Pode-se economizar numa barragem diminuindo o número de camadas ou, indiretamente, se aumentar a espessura da camada. O segundo aspecto é a segurança, todas elas são feitas análises de estabilidade e é raro acontecer um rompimento.

A estabilidade de um talude de bloco de rocha são blocos de rochas empilhados e eles tendem a ficar dentro de um ângulo que obviamente tem que ser menor do que o ângulo de atrito. No caso de um talude de barragem de enrocamento é fundamental evitar que haja fluxo concentrado no pé da barragem para evirar que a primeira pedra seja arrancada.

Em barragens de enrocamento não pode acontecer da água passar por cima da barragem. A água se infiltra pelo enrocamento e sai próxima ao pé levando as primeiras pedras. Os enrocamentos devem ser compactados e com o passar do tempo as espessuras das camadas a serem compactadas foram aumentando. De 0,80m passaram para 1m, 1,20m, 1,40m.

A segunda contribuição é o emprego de materiais menos nobres na parte central da barragem numa zona mais ou menos restrita, porque num maciço rochoso sempre há camadas com diferentes graus de alteração, faturamento, preenchidos e que quando exploradas geram enrocamento de vários tamanhos e qualidade, e com maior ou menor parcela de finos.

Sobre o dreno vertical e dreno central, quando o enrocamento se umedece seja por chuvas ou por adição de água, a tendência natural do enrocamento saturado é que a água corra até o centro da barragem e se distribua alcançando os pontos mais baixos da fundação.

Por isso existe a tendência de acumular água no plinto no leito do rio já que a fundação está localizada quase sempre na cota mais baixa. Isto tem produzido pressões contra a laje causando movimentos e as vezes ruptura, afetando os veda juntas já que o fluxo é para montante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (29.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com