TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bibliografia de Isaac Newton

Por:   •  6/6/2018  •  Bibliografia  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 7

Bibliografia: Isaac Newton

RESUMO

O trabalho apresenta um estudo sobre Isaac Newton, onde poderei relatar um pouco do que foi esse grande cientista. Issac Newton foi um grande matemático e físico, onde fez diversas descobertas que mudaram o rumo da ciência, entre elas estão o teorema binomial, o cálculo, a lei da gravitação e a natureza das cores. Alem dessas descobertas, escreveu e publicou obras que contribuíram muito para a matemática e para a física. Newton viveu num período em que se verificaram muitas mudanças da Ciência. Os ensinamentos tradicionais dos gregos antigos, tais como Platão e Aristóteles deixaram de ser aceites como verdade pura e passaram a ser questionados. Neste trabalho falaremos do gênio que Isaac Newton foi na sua época, as teorias que o conduziram ao sucesso e alguns episódios da sua vida em especial das Leis de   Newton.
 

1 -
INTRODUÇÃO

Isaac Newton nasceu em 4 de Janeiro de 1643 em Woolsthorpe, Lincolnshire, Inglaterra. Ele foi um cientista inglês , mais reconhecido como físico do que matemático , onde também foi astrônomo, alquimista, filosofo natural e teólogo. Newton veio de família de agricultores, onde seu pai morreu antes dele nascer, assim foi criado pela avó. Em sua infância , Newton passava horas criando e inventando pequenos aparelhos.
Na escola secundaria Isaac fazia algumas experiências , com químicos que se encontravam nos armários de um farmacêutico . Algumas dessas experiências foram exemplos precoces de sua capacidade, da sua natureza inventiva e da sua compreensão.
Nos anos de 1661 entrou para o colégio Trinity College, em Cambridge onde começou a estudar a Matemática, em uma velocidade surpreendente. Chegou a ultrapassar seus professores e se aventurou em novas áreas , estudando Geografia e Álgebra . Um de seus primeiros trabalhos foi o de Teorema de Binômios.
A sua vida como estudante universitário , terminou no verão de 1665 onde uma Peste atingiu Cambridge. Durante o tempo em que esteve de volta , Newton trabalhou longe da vida universitária. Mas durante este tempo , foi o período mais importante da sua vida em que diz respeito ao pensamento cientifico.
A universidade de Cambridge reabriu na Primavera de 1667. Quando Newton voltou foi eleito membro do Trinity College. Sua honra maior foi quando foi eleito para substituir o Professor Isaac Barrow, Newton contava com apenas 26 anos de idade.Enquanto professor precisava ensinar matemática e ciências aos seus alunos, mas não foi muito bom docente e poucos alunos vinham a aula.
Newton tornou-se o primeiro cientista, quando foi ordenado cavaleiro, em 1731. Foi publicada um uma edição de Principia em 1726. No ano seguinte, em 31 de março, Newton morreu em Londres.



2 -
DESENVOLVIMENTO

Durante o período da Peste , Newton também trabalhou em diferentes temas da Matemática. A de maior reputação foi a nova técnica matemática à qual ele chamou de “método de flexões”, hoje chamamos esta parte de Calculo. Pressupõe um trabalho com números que não são constantes, mas que se alteram. 
Poderia utilizar-se esse estudo para descrever os movimentos de objetos. Esse trabalho foi a causa de uma longa disputa entre Newton e o matemático alemão Gottfried Leibniz.
Nesse período da Peste, Newton se entregou totalmente ao estudo e a meditação, nesta época realizou diversas descobertas. Entre os seus trabalhos elaborados, podemos citar os seguintes:
1- O desenvolvimento de Binômio de Newton;
2- Cálculo Diferencial e Cálculo Integral;
3- Fenômenos Ópticos;
4- Concepção da Primeira e a Segunda Lei de Newton;
5- Gravitação Universal.
Todos esses trabalhos tão extenso e profundo, idealizado em tão pouco tempo , por uma única pessoa ainda muito jovem , só poderia ser fruto de uma mente genial.
Em 1665, Newton começou a interessar –se pela luz e pelo ramo da Ciência quese ocupa dela: a Óptica.
Newton aceitava-se que a idéia da luz branca era uma substancia simples. Apartir de suas diversas observações, Newton defendeu que a luz branca era mais uma mistura de vários tipos de raios de luz coloridas e daí surgiu a Teoria da luz como partícula.

2.1  -
PRIMEIRA LEI DE NEWTON OU LEI DA INERCIA
Inércia é a propriedade que todos os corpos possuem de se oporem a alterações do estado de repouso ou de movimento. A massa do corpo é a medida da inércia do corpo. Um ponto em repouso permanece em repouso a menos que sobre ele atue uma força externa. Um corpo em movimento desloca-se com velocidade constante, a menos que sobre ele atue uma força externa.
Toda vez que exercemos algum tipo de esforço estamos realizando força, pode ser ela puxando como empurrando. Quando um corpo estiver parado ele estará sujeito à ação de duas forças: o peso do corpo e a força exercida pelo suporte Quando um corpo estiver em repouso a força que atua sobre ele chamamos de resultante e é nula. Diz-se que o corpo está em equilíbrio estático. Sempre que as duas forças têm a mesma intensidade, a força resultante é nula e o movimento continua , passando a ser retilíneo uniforme porque a velocidade é constante. Um corpo em movimento fica sujeito a um conjunto de forças cuja força resultante é nula, passando a ter um movimento retilíneo uniforme. Diz-se que o corpo está em equilíbrio dinâmico. As ideias de Newton foram baseadas, nas ideias de Galileu relativas a da inércia, por isso que a primeira lei de Newton poder ser denominada de lei da inércia. Um exemplo da primeira lei de Newton, onde um foguete no espaço pode se movimentar sem o auxilio dos propulsores e sim apena pela inércia.
2.2 -
SEGUNDA LEI DE NEWTON OU A LEI FUNDAMENTAL DA DINAMICA
De acordo com a lei da Inércia , um corpo só pode sair do repouso, se sobre ele atuar uma força resultante. A Segunda lei de Newton , nos diz que a força resultante que atuam num corpo não pode ser nula. Neste caso, se existe uma ação de força, ele sofrerá uma aceleração inversamente proporcional a sua massa. Aceleração de um corpo tem a direção da força externa resultante que atua sobre ele. É proporcional ao modulo da força externa resultante e inversamente proporcional à massa do corpo.

A segunda lei é considerada por muitos professores como a mais importante da Mecânica e podemos utilizá-la para analisar movimentos de objetos próximos a Terra e também de corpos celestes. Uma resultante de forças não nula sobre um corpo, este corpo ficará sujeito à ação de uma aceleração. Esta aceleração será maior quando um corpo tiver uma massa menor.
2.3 -
TERCEIRA DE NEWTON OU LEI AÇÃO E REAÇÃO
Nos estudos que Newton fez sobre Dinâmica, ele percebeu que as forças aparecem como resultado da interação de dois corpos. Foi ai que Newton constatou , na interação de dois corpos, as forças sempre aparecem aos pares: onde que para cada ação de um corpo sobre outro existira sempre uma reação igual e contraria. As forças sempre atuam aos pares de forças iguais, porém opostas. Se um corpo A exerce uma força sobre um corpo B, este exerce A um força que tem modulo igual ao da primeira, porém sentido oposto.
Não há um único corpo próximo da superfície da Terra que não esteja sujeito a forças, quer um repouso quer um movimento. Uma destas forças chama-se ação e a outra reação, por isso o conjunto das duas forças constitui um par ação - reação. As forças de ação e reação são iguais em intensidade (módulo) e direção, mas possuem sentidos opostos. Atuam em corpos diferentes, nunca se anulando. Um exemplo da terceira lei de Newton é que para se deslocar, um nadador empurra a água para trás, e, esta por sua vez, o empurra para frente. Note que as forças do par de ação e reação tem as características citadas acima.
2.4 GRAVITAÇÃO UNIVERSAL
A historia mais popular sobre a Gravitação Universal, foi a da maça, onde dela surgiu uma grande oportunidade para se investigar mais sobre a gravitação. Newton mostrou, que se a força diminuísse com o quadrado inverso da distancia, poderia então calcular o período orbital da Lua. A lei gravitação universal diz que dois objetos quaisquer se atraem, por meio de uma força, onde depende da massa dos objetos e da distancia que há entre eles.
2.5 -
CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
Para Newton o aparecimento e o desenvolvimento do Calculo Diferencial estão ligados com a questão das tangentes. O Calculo Diferencial e Integral, é importante no ramo da matemática, foi desenvolvido através da Álgebra e da Geometria. Foi criado como uma ferramenta auxiliar na área das exatas. Ele foi desenvolvido primeiramente por Newton e Leibniz em trabalhos independentes. O Calculo Diferencial ajuda a desenvolver vários conceitos e definições na área de matemática, química, física clássica e a física moderna.
Quando Newton desenvolveu o calculo diferencial e integral , era algo necessário para provar que sua teoria da física estava certa. Teve que desenvolver todo teoria da matemática, baseada em Descartes e Kepler, para então sustentar a sua teoria da gravitação universal e da força centrípeta.

3 -
CONSIDERAÇÕES FINAIS

Após escolher o tema para a realização desse papper ,decidi em relatar um pouco sobre a vida, o que foi e o que fez o matemático e físico Isaac Newton. Ao chegar no final desce trabalho , consegui analisar um pouco mais sobre a vida do Isaac Newton, onde consegui analisar que ele foi muito  importante nas áreas de física e matemática. Ficou conhecido por todos seus trabalhos, pesquisas e investigações experimentais que realizou. Esse trabalho trouxe também conhecimentos sobre assuntos desconhecidos que era da vida de Isaac Newton e a importância que ele tinha para o mundo moderno e para a engenharia.
Sendo assim é possível perceber que a matemática esta em tudo o que precisamos muitas vezes, de modo geral, ocorre sempre em qualquer situação, por meio de um calculo . Todo modo de calculo, se diferencia na modalidade pela qual se faz uma conta.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS;

ALVARENGA, Batriz,MAXIMO, Antonio.Curso de Física. Vila Mariano - São Paulo:Harper & Row do Brasil 1985.Ltda, 2ª Ed, 1986.

GAYO,Jairo.Caderno de Estudos: fundamentos e historia da matemática, centro universitário Leonardo da Vinci.Indaial: UNIASSELVI, 2012.

CAJORI, Florian. Uma historia da matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna LTDA, 2007.

HTTP://astro.if.ufrgs.br/newton/indet.htm/02/11/2013



...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com