TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biogás a partir do lixo do Restaurante do IFMA-Monte Castelo

Trabalho acadêmico: Biogás a partir do lixo do Restaurante do IFMA-Monte Castelo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 4

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Diretoria de ensino Técnico - DETEC

Departamento Acadêmico de Química - DAQ

Curso: Química; Turma: 603

Biogás a partir do lixo do Restaurante do IFMA-Monte Castelo

São Luís – MA

2014

Resumo

O Restaurante do IFMA-Monte Castelo, diariamente, põe ao lixo quilogramas de restos alimentares, o que gera grandes quantidades de dejetos orgânicos. Diante desta situação, o biodigestor apresenta-se como alternativa para tratamento desses dejetos, pois promove a geração do biogás, que pode ser utilizado como fonte de energia renovável e permite a reciclagem do efluente, utilizando-o, até mesmo, como biofertilizante. Neste trabalho, será desenvolvido um biodigestor em escala experimental, utilizando os dejetos alimentares do restaurante do IFMA-MC como matéria-prima.

Introdução

O biogás é uma mistura que ocorre naturalmente com 60% a 70% de metano, 30% a 40% de gás carbônico e uma pouca quantidade de sulfeto de hidrogênio, que “queima“ tanto quanto o gás natural, que é um combustível fóssil. Uma vez gerado e armazenado, o biogás pode ter inúmeras aplicações, tanto domésticas quanto industriais: combustível para cozinhar e aquecer (escala doméstica), combustível para geradores elétricos e automóveis, utilização em lâmpadas de gás e sistemas de refrigeração (escala industrial).

O biogás é substituto flexível de fontes de energia não renováveis. Além disso, a sua produção cria um fertilizante de alta qualidade e fornece matéria-prima para a criação de substitutos de petroquímicos, permitindo que o biogás sirva para substituir os recursos fósseis em vários níveis.

Um digestor de biogás é um sistema simples que produz biogás através da natura decomposição anaeróbica de material orgânico. O digestor de biogás permite o estabelecimento de bactérias e pode ser alimentado diariamente com desperdícios de cozinha.

O ecossistema de bactérias do digestor de biogás extrai energia a partir do material orgânico e gera gás metano. O material orgânico digerido sai do sistema como um fertilizante de alta qualidade em forma líquida. Este líquido anaeróbico “composto” ainda contém todos os minerais e outros nutrientes do solo a partir dos desperdícios da cozinha, incluindo o nitrogênio.

Os sistemas de biogás podem ser construídos em qualquer escala: pequenos e simples para uma única família, ou grande e industrial para um município inteiro. Estamos interessados, neste trabalho, em digestores de biogás em escala experimental, feito com materiais de baixo custo e amplamente acessíveis.

Objetivo

Obter biogás, fonte de energia renovável, através de dejetos alimentares do restaurante do IFMA-Monte Castelo, avaliando o potencial de aplicação tecnológica de restos alimentares e despertando o interesse de alunos do IFMA pela pesquisa e inovação.

Justificativa

O biogás apresenta muitas vantagens para o meio ambiente e saúde da população, pois há baixa emissão de gases poluentes e nenhum tipo de geração de resíduos (fuligem, por exemplo). Assim, sua produção e armazenamento tornam-se imprescindíveis para a sociedade contemporânea, que vive em fase de esgotamento das fontes de combustíveis fósseis e de preocupação com o aquecimento global causado por fontes poluidoras.

Instalado em domicílios e conectado a geradores, o biodigestor pode diminuir o gasto com eletricidade. Instalado em propriedades rurais, pode ser uma fonte de renda para agricultores, que poderão vender biogás e fertilizantes. É também uma alternativa ao GLP (gás de cozinha) e, sobretudo, dá uma finalidade útil aos aterros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com