TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biossorção De Metais Pesados

Trabalho Universitário: Biossorção De Metais Pesados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 3

Biossorção de metais pesados através da biomassa residual.

Inevitavelmente os desafios da problemática ambiental permeiam todas as atividades relacionadas com os processos industriais. Quando a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio ambiente foi realizada em Estocolmo em 1972, os cientistas estavam preocupados com o crescimento populacional e com o esgotamento das fontes de recursos naturais. Em 1982 numa sessão especial do Conselho de Administração do programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em Nairobi, Quênia, uma nova e importante preocupação entrava em cena: os problemas ambientais globais, que começavam a indicar que o nível das atividades humanas, já estava excedendo, em algumas áreas, a capacidade de assimilação da biosfera. Em outras palavras, alguns resíduos das atividades humanas já ultrapassavam a capacidade natural de autodepuração da biosfera e estavam se acumulando no ar, nas águas e solos, ou provocando degradação ambiental em velocidade superior à de regeneração natural.

Em 1991, durante a Segunda Conferência Mundial de Gestão Ambiental nas Indústrias foi publicada a Carta Patente do Desenvolvimento Sustentável das Organizações, introduzindo assim o novo conceito de sustentabilidade. O conceito de desenvolvimento sustentável é definido como “aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem às suas necessidades”.

É muito fácil concordar, mas é extremamente difícil, complexo e controvertido quando se tenta aplicá-lo ao nosso dia-a-dia, para alcançarmos o desenvolvimento sustentável. Além da questão ambiental, tecnológica e econômica, existe uma dimensão cultural e política. Hoje, portanto, a atitude empresarial com relação ao meio ambiente é mais pró -ativa, com o desenvolvimento de normas e tecnologias mais limpas.

A partir de 1981, surgiram no Brasil uma série de regulamentações jurídicas que tratavam das relações entre a indústria e o meio ambiente. Um exemplo disso foi a criação da Lei sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, que definiu as estratégias globais de ação sobre as questões ambientais e as estruturas organizacionais para o tratamento dessas questões (Lei n o 6.938/81).

Dentre a ampla gama de rejeitos no Brasil, o problema do lançamento de efluentes contendo metais pesados é um dos maiores, já que estes elementos são fonte de poluição ambiental e apresentam diversos efeitos nocivos aos ecossistemas, como alterações físico-químicas na água, provocando a queda de sua qualidade e a mortandade de flora e fauna, prejudicando assim a saúde humana. Hoje em dia, a questão ambiental vem se tornando mais evidente devido à população mundial estar conscientizando-se e preocupando-se com as atividades potencialmente agressivas ao meio ambiente.

Esta crescente conscientização ambiental traz a necessidade de utilização de técnicas de despoluição mais sensíveis e eficientes. Os métodos clássicos envolvem processos físico-químicos de extração por solventes, troca iônica, precipitação química, adsorção e eletrólise. No entanto, a aplicação de tais processos é, em alguns casos, inadequada devido a aspectos técnicos e econômicos. O processo de precipitação, por exemplo, não garante os limites de concentração requeridos pela legislação ambiental vigente para algumas espécies metálicas.

Entre as tecnologias existentes, o processo de adsorção envolvendo a biomassa residual para tratar efluentes tem despertado grande interesse nos últimos anos. Trata-se de um material natural praticamente sem custo, o qual o metal adsorvido pode ser recuperado pelo processo de dessorção e assim reutilizado como matéria-prima representando uma grande economia em relação ao método convencional. A biossorção é o processo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com