TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAMPUS RONDONÓPOLIS. LEI DE HOOKE

Por:   •  13/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.522 Palavras (11 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO.

CAMPUS RONDONÓPOLIS.

LEI DE HOOKE

Anna Flávia Chaves  e Souza

Bruna Borges de Lima

Debora Rodrigues Jahnel

Gabriela Xavier Moura

Lauriene Almeida Cadidé

Leandro Moraes Dárcia

Nicolas De Lara Bohrz

Thais Gomes Inácio

Ueuler Oliveira Freitas

Rondonópolis-MT

2016

[pic 2]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO.

CAMPUS RONDONÓPOLIS.

LEI DE HOOKE

Anna Flávia Chaves  e Souza

Bruna Borges de Lima

Debora Rodrigues Jahnel

Gabriela Xavier Moura

Lauriene Almeida Cadidé

Leandro Moraes Dárcia

Nicolas De Lara Bohrz

Thais Gomes Inácio

Ueuler Oliveira Freitas

Trabalho proposto, como atividade

 avaliativa do 4° bimestre de física.

Orientador: Prof. Mes, Márcio do Nascimento Gomes

Rondonópolis- MT

2016[pic 3]

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        ROBERT HOOKE        7

3.        DEFORMAÇÃO ELÁSTICA        7

4.DEFORMAÇÃO PLÁSTICA        7

4.1 PROTEÍNAS        8

5.        FÓRMULA DA LEI DE HOOKE.        9

6.        ENERGIA POTENCIAL ELÁSTICA.        10

7. APLICAÇÕES TECNOLOGICAS        11

7.1 DINAMÔMETRO        11

7.2 BALANÇAS        11

8. MATERIAIS E MÉTODOS        13

9. TABELA DE PREÇOS        14

10. CONCLUSÃO        16

11. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.        17


[pic 4][pic 5]

Sumário das figuras

Figura1: Desnaturação das proteínas        8

Figura2: Grandezas aplicadas sobre a mola.        9

Figura3: Capacidades da mola        10

Figura4: Dinamômetro com mola        11

Figura5: Balança        12

[pic 6]

  1. INTRODUÇÃO

Robert Hooke foi um dos mais versáteis, inventivos da geração de brilhantes cientistas, apresentou durante sua vida várias teorias que ajudaram em descobertas importantes para a sociedade, nasceu no dia 18 de julho de 1635 na ilha de wight, tinha um pai chamado John Hooke, tinha quatro irmãos, e se encontrava como sendo o penúltimo filho.

              Hooke atingiu vários méritos graças a suas invenções (microscópio composto, com lentes múltiplas; bomba de ar precisa; aperfeiçoou alguns instrumentos como Barômetro, higrômetros, medidores de chuva, anemômetros, diafragma íris em câmaras, alem de inventar o primeiro relógio portátil de corda, etc; entre outras).

 Entre essas e várias outras teorias e invenções, Hooke criou a teoria sobre a força elástica dos corpos. Essa teoria consite em mostrar que a força externa deformadora que é exercida sobre a mola é proporcional a deformação que a mesma sofrerá, Robert desenvolveu essa teoria a partir da observação do comportamento mecânico de uma mola, ele chegou a conclusão de que existem dois tipos de deformação, uma delas é a deformação elástica que define que um corpo permanece em sua forma original depois que a força exercida sobre ele seja retirada; e a outra é a deformação plástica que define que o corpo não volta para o seu estado original depois que a força exercida sobre a mola desapareça, ambas deformações resultam em uma energia potencial elástica.

               A energia potencial elástica é a energia que a mola recebe quando a mesma é deformada, essa energia tem muito haver com a constante elástica da mola, quanto maior a deformação que se quer causar em uma mola e quanto maior a dificuldade para se deformá-la (K), maior a quantidade de energia que deve ser fornecida a ela (e consequentemente maior a quantidade de energia potencial elástica que essa mola armazenará).

              Esse conteúdo, que engloba todas essas vertentes citadas á cima,  irá mostrar a importância dessa lei para a nossa vida atualmente, pois ela é usada para fabricação de suspensão e utensilios para automóveis, prendedores de roupas, ratoeiras, em botões liga/desliga de eletrodomésticos, teclas de teclado de computadores, amortecedores de veículos, prensas, torneiras com acionamento por pressão, balanças, etc.

  1. ROBERT HOOKE

Robert Hooke (1635-1703) nasceu em Freshwater, na Inglaterra. Foi um cientista experimental e inventor de instrumentos muito talentoso. Como assistente de Robert Boyle, desenvolveu a bomba pneumática (Bomba Pneumática de Diafragma é um equipamento de deslocamento positivo destinado a transferência de produtos químicos, derivados de petróleo e outros). Inventou microscópios, relógios, quadrantes e outros instrumentos para navegação.

A lei da elasticidade dos materiais mecânicos que leva o seu nome foi elaborada em 1660, mas foi divulgada somente dezessete anos depois.

Dentre tantas contribuições de Hooke feita às ciências, podemos citar um mapa da superfície de Marte desenhado por ele que posteriormente acabou ajudando na determinação do período de rotação daquele planeta.

Em 1666, chegou a propor que se medisse a aceleração gravitacional terrestre com um pêndulo. Fez algumas incursões na lei do inverso do quadrado, terreno em que Isaac Newton reinou absoluto e que rendeu a Hooke uma controvérsia para toda a vida.

  1. DEFORMAÇÃO ELÁSTICA

Quando um corpo é exposto a uma força externa ao qual o faz comprimir ou esticar-se, sofre uma deformação. Quando o mesmo corpo volta ao seu estado inicial, logo que a força que se aplicou sobre esse corpo for retirada, ele volta ao seu estado inicial, essa deformação possui um nome de deformação elástica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (327.1 Kb)   docx (470.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com