TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERISTICAS OPERACIONAIS E CONSTRUTIVAS

Por:   •  11/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.606 Palavras (15 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 15

Características Operacionais e Construtivas do Sistema de Incineração Luftech

  1. Reator de Gaseificação e Combustão

Os Reatores de Gaseificação funcionam utilizando a tecnologia de gaseificação e combustão combinadas. Esse princípio de funcionamento, atinge a combustão completa com baixíssimas emissões de gases.

Para a obtenção deste rendimento, o controle das zonas de combustão e a regulagem das temperaturas tem significativa importância, afetando diretamente as emissões de CO (monóxido de carbono), C org. (carbono orgânico) e NOx (óxidos de nitrogênio).

No Reator, o material a ser incinerado é sucessivamente secado, decomposto e gaseificado. Os gases combustíveis formados nessas fases (cerca de 70% de CO e 30% de CxHy) são incinerados nas fases subsequentes, atingindo temperaturas elevadas na Câmara de Pós-combustão (em torno de 1000ºC), destruindo compostos tóxicos provenientes dos resíduos.

A geração de gás dentro do Reator é obtida pela adição de quantidades subestequiométricas de ar primário. A combustão final do gás gerado é realizada sucessivamente na Câmara de Combustão e Pós-combustão, sendo sua queima regulada através da entrada do ar secundário em quantidades adequadas.

[pic 1]

Figura: Fluxo de Processo do Incinerador

  1. Câmara de Alimentação

A Câmara de Alimentação se situa na parte superior do equipamento e é revestida internamente com placas de isolação térmica. Possui uma tampa externa hermeticamente fechada com vedação por gaxeta, acionada pneumaticamente. O abastecimento do resíduo a ser incinerado  é feito através da Câmara de Alimentação, por batelada e manualmente.

É composta de duas secções: uma superior e outra inferior. A parte inferior da secção superior da Câmara de Alimentação possui uma tampa interna acionada por cilindro pneumático que a isola hermeticamente da seção inferior, situada logo abaixo. Dessa forma, durante o abastecimento, a tampa interna é mantida fechada, enquanto a tampa externa permanece aberta, impedindo a saída de gases do interior do Reator e o contato direto do operador com o interior do equipamento.

Com a tampa interna da Câmara de Alimentação fechada, e um pouco antes da abertura da tampa externa, é feita a exaustão dos gases da Câmara por meio de um ventilador centrífugo. Enquanto a tampa externa estiver aberta, a exaustão será mantida.

A Câmara possui três válvulas que são acionadas de acordo com a situação das tampas (de abertura ou de fechamento), possibilitando a passagem do ar, ora através da Câmara de Alimentação, ora por aspiração direta do meio ambiente.

A secção inferior dessa Câmara tem parede dupla e duas tubulações: uma  para  a entrada e outra para a saída de ar de refrigeração. O ar é succionado por um ventilador centrífugo ligado à tubulação de saída.[pic 2]

                  Figura: Câmara de Alimentação

  1. Câmara Intermediária

Está localizada abaixo da Câmara de Alimentação e é revestida de material refratário e isolante. O processo de aquecimento, para início da secagem do material a ser incinerado, acontece nessa Câmara.

[pic 3]

Figura: Câmara Intermediária

  1. Câmara de Gaseificação e Câmara de Combustão

As Câmaras de Gaseificação e de Combustão estão conectadas à Câmara intermediária, sendo ambas revestidas internamente com material isolante e refratário, separadas uma da outra pela Grelha. Na parte intermediária da Câmara de Gaseificação estão posicionados dutos para  entrada do ar necessário para a realização da gaseificação. O calor gerado pela Câmara de Combustão aquece, decompõe e gaseifica o material orgânico contido na Câmara de Gaseificação. Abaixo dos tubos injetores de ar fica o bocal do queimador auxiliar, responsável pelo  início do processo.

Na Câmara de combustão, posicionada abaixo da Câmara de Gaseificação ocorre a queima do gás gerado.[pic 4]

                                   Figura : Câmara de Combustão

  1. Grelha

No primeiro terço da Câmara de Combustão está instalada uma grelha, de secção triangular, construída em aço SAE 1020. Esta grelha estende-se entre as paredes frontal e posterior da Câmara, deixando passagens pelas paredes laterais da Câmara. Pela folga existente entre a grelha e as paredes da Câmara passam os gases da combustão.

Para a remoção das cinzas e a desobstrução da folga entre as paredes da Câmara, a grelha pode ser movimentada através de uma alavanca. Como a folga entre as paredes e a grelha determina a pressão interna do Reator, é importante a movimentação periódica da grelha.

Um pouco abaixo da grelha está instalado um termopar para verificação da temperatura na Câmara de Gaseificação. Abaixo da grelha, na parede lateral esquerda do incinerador, existe um visor que permite a observação da queima dos gases.

Na parede oposta ao visor localiza-se o tubo de saída dos gases, denominado 1º Mix. Os gases em combustão, que entram por este tubo, podem ser observados pelo visor.

[pic 5]

Figura: Grelha

  1. Primeiro Mix e Segundo Mix

O 1° Mix, ligado à Câmara de Combustão, está acoplado ao chamado 2° Mix, ambos são construídos em aço e revestidos por material refratário. Por fora destes tubos existe um segundo  tubo de aço com diâmetro um pouco maior.

No espaço compreendido entre os dois tubos é injetado ar, este ar resfria as paredes do mix e se aquece.

Os tubos de aço, internos, possuem orifícios que possibilitam a entrada de ar pré- aquecido na Câmara do mix proporcionando o ar necessário para prosseguir com a queima controlada dos gases oriundos do Reator. No 2° mix existe um termopar para medição e controle da temperatura.

[pic 6]

Figura : 2° Mix


  1. Cinzeiro

O Cinzeiro se localiza abaixo da Câmara de Combustão e é revestido internamente com material isolante e refratário. Na parte inferior deste existem tubos injetores de ar que promovem e garantem a combustão completa de qualquer resíduo orgânico nas cinzas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (627.5 Kb)   docx (366.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com