TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características dos tipos de sistemas operacionais

Pesquisas Acadêmicas: Características dos tipos de sistemas operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.985 Palavras (8 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 8

Relatório 01: Tipos de Sistemas Operacionais

Sistemas operacionais para servidores

O SO Windows Server 2008 proporciona uma melhor interação dos arquivos graças ao

Sistemas operacionais para estações de trabalho:

ESTAÇÕES: WINDOWS 7- Linguagem simples, fácil de encontrar funcionários que entendam seu funcionamento, a empresa não acarretará altos valores com treinamentos para seus funcionários.

Sistemas operacionais para smartphones e tablets: CELULARES E TABLETS: ANDROID, pois, neste S.O além de ser compatível com outros sistemas, é personalizável a necessidade da empresa, permitindo que está desenvolva aplicativos , e molde o sistema de acordo com suas necessidades, além de uma linguagem bem simples e possui uma grande variedade de aparelhos compatíveis e bem baratos no mercado.

Existem três tipos de sistemas operacionais, que variam de acordo com o equipamento usado e a necessidade do usuário. São eles:

• Monoprogramáveis monotarefa: Este tipo de sistema foi uma das primeiras tentativas de se fazer a interação entre o hardware com um sistema operacional, bem limitado, e de fácil implementação, onde apenas se consegue fazer uma única ação por vez, e por ser apenas para uso de um único usuário, não há muita preocupações com problemas de proteção. Neste sistema a memória principal, o processador e os dispositivos de E/S ficam dedicados a este único usuário ou programa.

• Multiprogramáveis/multitarefa: Estes sistemas são uma evolução dos sistemas monoprogramáveis, neste SO, há um compartilhamento dos recursos do computador, (processador, memória) durante o processo de realização de uma determinada tarefa, e neste sistema, pode-se também realizar mais de uma atividade simultaneamente, por exemplo, editar um texto, enquanto foi solicitado uma impressão. Esse sistema, pode ser classificado em monousuário ou multiusuário, por exemplo, se um computador está ligado a um rede, e todos compartilham suas informações e multiusuário, mas se for de uso pessoal, será monousuário. Este tipo de sistema, possui a vantagem de redução de custos, pelo fato de se poder compartilhar os recursos da máquina, entre diversos usuários. Neste sistema ainda encontramos três vertentes:

1. sistema operacional de tempo real ou sistema operacional em tempo real: Este é um sistema que possui uma interação com o campo ao seu redor, para obter uma resposta geralmente imediata ( desde que tenha sido corretamente programado). Este é um programa que geralmente não possui uma interface com o usuário, sendo assim, exige que o programador possua conhecimento específico e elevado sobre esse tipo de sistema. Este sistema tem um prazo pré- definido para conceber a resposta, caso contrário, será definido como erro. Diferentemente do Windowns, e dos Mac’s, que são sistemas operacionais de modo geral, que estão prontos para realizar todas as tarefas e interferência do usuário com outras ações, os RTOS(Real Time Operating System), possuem um processo de escalonamento de suas ações, as priorizando e não dependendo da vontade e interferência do usuário, como por exemplo, em um equipamento de monitoramento cardíaco de um paciente, que a qualquer resultado diferente do esperado, emite um sinal sonoro.

2. Sistemas batch: Surgiram em 1960, e foram os primeiros S.O multiprogramáveis. Neste sistema, todo o recurso da máquina fica a disposição para terminar uma determinada tarefa, passando somente para próxima, quando a atual já estiver totalmente concluída. Quando criado, sua programação era feita por cartões perfurados, onde, o resultado final do processamento saia em discos ou fitas. Hoje em dia já não há sistemas para exercer esta atividade exclusivamente, mas há aplicações originalmente processadas em batch, programas envolvendo cálculos numéricos, compilações, ordenações, backups e todos aqueles onde não é necessária a interação com o usuário, e também, sem que se tenha deixar todos os recursos da máquina para um único processo.

3. Sistema de tempo compartilhados: Este sistema diferentemente do batch, limita o tempo ( processo conhecido como time-slice) para que certo recurso seja concluído, se o processo ainda não estiver chegado ao final, o programa é interrompido e passa-se a realizar o próximo. O programa que não foi concluído retorna para fila, aguardando uma nova fatia de tempo. Os sistemas de tempo compartilhado, também ficaram conhecidos como sistemas on-line, devido a interação que ele permite q o usuário tenha, através de comandos de vídeo, teclado, mouse. Suas respostas são geralmente rápidas e possui baixo custo , por permitir o compartilhamento de diversos recursos do sistema.

• Com múltiplos processadores: Usados em servidores, pois sua capacidade de armazenamento e processamento é muito superior a dos demais. Resposta rápida, precisa, e capaz de controlar todo o sistema que estiver ligado a ele.

Atividade 1

a) Executado e criado um processo

b)

• PID – criou-se um numero de identificaçao

PRIO – por se tratar de um unico processo tem prioridade 0

Estado – varia entre EXECUÇAO e PRONTO

Tempo UCP – ordem crescente

• Na gerencia de processador o Estado alterna entre execuçao e pronto

• A velocidade de estados aumeta

c)CPU-bound,porque ele nao se utiliza de processo de entradae saida ex: impressora

Atividade 2

a)

• Reinicializado o simulador

• Criado processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com