TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASA DOS SONHOS

Por:   •  28/9/2020  •  Seminário  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Karla Silvia Roberto Cavalcante

Os Grandes Conventos dos Séculos XVII e XVIII

Na segunda metade do século XVIII, o movimento religioso sofreu novo impulso nas regiões de Pernambuco e Bahia, o empreendimento da reconstrução dos conventos no Nordeste. Executados com material resistente, tijolo cozido, pedra e cal, frequentemente empregados juntos. A pedra como elemento da estrutura arquitetônico aparente e material lapidado, a reconstrução ocorre de 1654 a 1710, no Pernambuco, Bahia, Alagoas e Paraíba.

Todo prédio do convento, está reunido em volta do claustro, de um lado da igreja, geralmente à esquerda. No andar térreo, em volta do claustro, estão localizadas a salas de estudo, capitular, que possui bancos de pedras, um altar e um refeitório. No piso superior está a biblioteca e a ala de dormitórios (celas individuais), com galerias abertas para o pátio. Cada ala tem uma janela, que na parte externa, possui uma de tábua de madeira ou pedra. A portaria que dava para o claustro, localiza perto da igreja, permitindo um mirante, era uma construção mais alta, com janelas. Em Penedo, o espaço de tempo decorrido entre as construções do quadrilátero e do claustro e de quase um século.

[pic 1][pic 2]

Convento Franciscano de Olinda Pernambuco

[pic 3][pic 4]

Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos/ Convento Franciscano de Penedo

  [pic 5][pic 6]

[20:29, 17/09/2020] Gio Unipe: Algumas igrejas foram decoradas no século XVIII, E com essa mudança a igreja da ordem terceira de recife ficou denominada de “capela Dourada”. O mesmo se dar com a igreja de São Francisco de Salvador que nasceu do desejo de rivalizar com a famosa igreja da ordem do Porto, está de estilo gótico.

O estudo da arquitetura dos conventos franciscanos no nordeste prova que os frades menores tem suas próprias tradições.

[20:29, 17/09/2020] Gio Unipe: Esses estabelecimentos dos frades menores estão entre as obras mas poéticas que o espírito religioso inspirou na colônia de Santa Cruz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (379.4 Kb)   docx (312.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com