TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIMENTO POZOLÂNICO

Seminário: CIMENTO POZOLÂNICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Seminário  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 2

CIMENTO POZOLÂNICO

O cimento pozolânico é definido como um aglomerante hidráulico, resultante da moagem do clínquer Portland e pozolana, e uma pequena quantidade de sulfato de cálcio. A adição adequada deste produto apresenta alguns benefícios como: menor custo, redução de calor na hidratação, melhor moabilidade, diminuição da permeabilidade, melhor plasticidade do concreto reduz a segregação, escoamento de água, aumenta a resistência do concreto na compressão e no ataque de águas sulfatadas.

O pozolânico tem baixo calor de hidratação, o que o torna bastante recomendável na concretagem de grandes volumes e sob temperaturas elevadas. Além disso, o alto teor de pozolana, entre 15 e 50%, proporciona estabilidade no uso com agregados reativos. É altamente eficiente em argamassas de assentamento, revestimento, concreto armado, concreto para pavimentos e solo-cimento.

Clínquer:

São nódulos de 5 a 25 mm de diâmetro de material sinterizado que é produzido quando uma mistura de matérias primas de composição pré-determinada é aquecida em altas temperaturas. “Cozimento em altas temperaturas”

Pozolanas naturais:

Material pozolânico de origem ígnea ou sedimentar, geralmente ácido, isto é, rico em materiais silicosos.

Pozolanas artificiais:

Material pozolânico proveniente de tratamento térmico de determinadas argilas ou subprodutos industriais com atividades pozolânicas. Consideramse como pozolanas artificiais as argilas calcinadas, cinzas volantes e outros materiais não tradicionais, tais como: escórias siderúrgicas ácidas, microssílicas, rejeitam sílico-aluminoso de craqueamento do petróleo; cinzas silicosas de resíduos de alguns vegetais e de rejeitos de carvão mineral.

Principais Aplicações

É um cimento de alta resistência química utilizado em ambientes agressivos e toda a obra com exigências especifica de durabilidade. É também o cimento mais adequado para a realização de estruturas em grande massa. Tais como:

- fundações, túneis, depósitos e outros elementos em ambiente agressivo (águas ricas em sais prejudiciais);

- obras em ambientes marítimos;

- pavimentos industriais e superfícies sujeitas a ataques químicos (óleos, águas ácidas);

- obras de betão em grande massa (barragens, encontros, etc.).

Advertências Específicas

O correto desenvolvimento de resistências é sensível ao processo de cura, exigindo que a mesma seja mais prolongada, maior período de escoramento das cofragens, quando usado em estruturas; não é aconselhada a utilização deste cimento em tempo muito frio, sem que sejam tomadas medidas adequadas.

Informações de segurança

O manuseamento do cimento em pó pode causar irritação dos olhos e vias respiratórias. Quando misturado com água pode ainda causar sensibilização da pele. Aconselha-se o uso de máscara anti-poeiras para proteção respiratória, luvas de proteção das mãos, óculos de proteção dos olhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com