TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CINEMÁTICA DIRETA PARA ROBO MANIPULADOR

Por:   •  20/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

CINEMÁTICA DIRETA PARA ROBO MANIPULADOR

        A cinemática direta consiste em determinar a posição e orientação final do manipulador ou ferramenta de um robô. É necessário saber o tipo e a configuração do robô para conseguir determinar a orientação e posição do manipulador. Sua configuração é composta por quantidades variadas de elos e juntas que lhe proporcionam números diferentes de graus de liberdade e de sua área total de trabalho, também conhecido como envelope de trabalho.

Muitos robôs industriais hoje são programados por sistema de aprendizagem, onde o manipulador é posicionado em um determinado ponto e sua localização é memorizada. Assim o robô terá movimentos sempre exatos e repetitivos sem interação com mudanças no local físico ou posição de um objeto que será manipulado. Mas com a cinemática direta, podemos informar ao sistema os ângulos de rotação e coordenadas de posicionamento e distancia para que o sistema encontre o ponto final do manipulador.

Um braço robótico é composto por vários elos ou links ligados em serie por juntas em suas extremidades; juntas que proporcionam movimentos de rotação em volta do pino de sustentação que os une.

[pic 1]

Verifica-se na imagem acima que os Ligamentos i-1 e i são conectados pela Articulação i e em relação a essa articulação consegue-se os seguintes parâmetros: θi (ângulo da junta responsável pela em Zi-1), di (distância do ângulo em Zi-1), a1 (comprimento do ligamento) e α1 (ângulo de revolução da articulação).  Quando há vários pares de Ligamentos, devem ser realizados o mesmo estudo para cada ligamento e articulação.  

[pic 2]

Dessa forma, encontramos os parâmetros necessários para a translação do manipulador.  Com uma matriz para cada parâmetro de distância (a1 e d1) e de rotação (θ1 e α1) e multiplicando as quatro matrizes, chegamos na seguinte matriz:

[pic 3]

Com sucessivas transformações de coordenadas e com a notação de Denavit-Hartenberg conseguimos representar o posicionamento e orientação final do manipulador.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (131.6 Kb)   docx (71 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com