TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

 CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA

Por:   •  8/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.598 Palavras (15 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

FACULDADE DE ENGENHARIA

CONCRETO

FERNANDO AUTRETO FILHO--------------------------------------        RA B9862A1 TURMA EC7R46

THIAGO RAPHAEL GOBBI GONÇALVES-----------------------         RA C274321 TURMA EC7R46

WISLEI ANTÔNIO ROGATO JUNIOR-----------------------------        RA C120GF1 TURMA EC7R46

ASSIS

2017


UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

FACULDADE DE ENGENHARIA

CONCRETO

Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a aprovação da disciplina APS, 1º semestre de 2017, do curso de Engenharia Civil, da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

ASSIS

2017


Sumário

1-Introdução        3

2- Objetivo        4

3- Metodologia        5

4- Concreto Estrutural Convencional        6

4.1- Conceito        6

4.2- Traço        8

5- Concreto Estrutural Leve        9

5.1- Conceito        9

5.2- Traço        11

6- Corpo de Prova        12

7- Viga        16

7.1- Conceito        16

7.2-Dimensionamento        18

8- Laje        19

8.1- Conceito        19

8.2- Tipos de Laje        20

8.2.1- Laje Maciça        20

8.2.2- Laje Nervurada        21

8.2.3- Laje Lisa        22

8.2.4- Laje Pré-moldada        23

8.2.4.1- Convencionais        23

8.2.4.2- Protendida        23

8.2.5- Laje Treliçada        24

8.3-Dimensionamento        25

9- Cálculo das Armaduras        26        13

10- Custos        29

11- Conclusão        30

12- Referências Bibliográficas        31


  1. Introdução

O desenvolvimento do presente projeto tem como objetivo moldar dois corpos de prova, cilíndrico de quinze centímetros por trinta centímetros, um de concreto estrutural normal, com brita número um, com diâmetro de um centímetro, e outro de concreto estrutural leve com agregado estrutural leve, tipo cinazita ou similar.

Após a moldagem dos corpos de prova, obter o peso específico de cada um para calcular de duas vigas e duas lajes, sendo uma de concreto estrutural normal e outra de concreto estrutural leve.

As vigas terão seção retangular de trinta centímetros por sessenta centímetros, e vão de sete metros, apoiadas nas extremidades sob flexão simples, com Fck de 25 MPa, a carga total das vigas será composta pelo peso próprio, pelas paredes de alvenaria, e pela carga transmitida pela laje.

A laje será calculada com os dois tipos de concreto, normal e leve, comtreze centímetros de espessura, apoiadas nas quatro bordas, com dimensões de oito metros por 6 metros, com revestimento de piso de 1 KN/ m², e carga acidental de 2 KN/m², sendo o Fck de 25 MPa.

  1. Objetivos

Elaborar e desenvolver os cálculos de duas vigas e duas lajes, uma em concreto convencional, e outra em concreto leve.

Para os cálculos moldaremos dois corpos de prova um de concreto normal com brita número um, e outro de concreto leve com argila expandida, após a confecção do corpo de mediremos seu peso específico para utilizar no cálculo de uma viga e uma laje, para cada tipo de concreto.

Os corpos de prova deverão ser cilíndricos de 15 centímetros por 30 centímetros, moldados em concreto estrutural, de 400 quilogramas de cimento por m³ de concreto, diferindo apenas pelo tipo de agregado graúdo utilizado.

O corpo de prova de concreto usual deverá ser utilizado, como agregado graúdo, a brita número um, diâmetro até 1 cm,já o corpo de prova de concreto leve devera ser utilizado um agregado leve do tipo argila expandida.

As viga deverão ser dimensionadas com seção retangular de 30 centímetrospor 60 centímetros, com e 7 metros de vão, com Fck de 25 Mpa, apoiadas nas extremidades sob flexão simples, e carga composta pelos pesos próprios, paredes de alvenaria, e cargas transmitidas pelas lajes.

O cálculo das lajes, uma de concreto leve e outra de concreto normal, deverá ser de uma laje apoiada nas 4 bordas, com 13 centímetros de espessura, e área horizontal e retangular de 6 metrospor8 metros, com revestimento de carga  de 1KN/m², e carga acidental de 2 KN/m, e Fck de 25 MPa.

Apresentando relatórios com os cálculos estruturais, ensaios de laboratório e comentários sobre os resultados obtidos.

        

  1. Metodologia

A pesquisa metodológica é dedicada a indagar por instrumentos, caminhos, modos de se fazer, é a forma de se agir ao longo de um projeto, ou seja, é a escolha de procedimentos para o desenvolvimento de um projeto.

Sendo assim, pretende-se proceder a uma pesquisa qualitativa para a abordagem do tema, para a satisfatória construção dos corpos de prova e dos cálculos, consequentemente para uma adequada consecução de seus objetivos, proceder-se-á a uma pesquisa exploratória, por meio de investigação documental e bibliográfica, que a técnica mestra desse estudo, analisando livros, artigos e periódicos que estejam ligados de alguma forma ao objetivo desse estudo.

  1. Concreto Estrutural Convencional

4.1- Conceito

O material mais utilizado na construção civil, é composto por uma mistura de águacimento e agregados, que se denomina concreto. Sendo o cimento o aglomerante que une os agregados, que podem ser agregados miúdosou agregados graúdos.

O aglomerante,por ser um material relativamente caro, adiciona-seos agregados de maiores dimensões para diminuir os custos sem alterações significativas nas propriedades do composto.

O concreto simples possui uma razoável resistência a compressão, entretanto uma baixa resistência a tração, cerca de 10% do valor da compressão. Como na maioria das estruturas é comum se encontrar os dois tipos de esforços, o uso do concreto se dá normalmente junto com um outro material, na maioria das vezes o aço, denominado concreto armado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (791.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com