TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia Na Engenharia Civil

Por:   •  16/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.635 Palavras (11 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FIMCA - FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO

BRUNO HENRIQUE TORDEKE

ENRICO MACHADO BORGES

MARCUS HENRIQUE SOARES DA SILVA

WILIAN NUNES WANDSCHEER

TECNOLOGIA NA ENGENHARIA CIVIL

VILHENA/RO

2022

BRUNO HENRIQUE TODERKE

ENRICO MACHADO BORGES

MARCUS HENRIQUE SOARES DA SILVA

WILIAN NUNES WANDSCHEER

TECNOLOGIA NA ENGENHARIA CIVIL

Trabalho apresentado ao prof° Gutemberg Torquato dos Santos, na disciplina de introdução a engenharia, para obtenção de nota parcial no 1° período de engenharia civil.

VILHENA/RO

2022

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 TECNOLOGIA NA ENGENHARIA CIVIL        4

2.1 INDÚSTRIA 4.0 OU QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL        4

2.2 A TECNOLOGIA NA FASE DE PROJETO        5

2.3 TECNOLOGIA NA GESTÃO DA OBRA        6

2.4 TECNOLOGIA NA EXECUÇÃO DA OBRA        7

2.5 MUDANÇAS TECNOLÓGICAS NA ENGENHARIA CIVIL        8

2.6 BENEFÍCIOS TECNOLÓGICOS NA ENGENHARIA        8

2.6.1 Corte de Gastos Desnecessários        8

2.6.2 Melhorias Na Segurança        8

2.6.3 Aumento de Produtividade        8

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11

1 INTRODUÇÃO

A palavra tecnologia surgiu da junção do termo tecno, do grego (techné) que significa saber fazer e logia do grego (logus) que significa razão. Ou seja, a razão do saber fazer com o estudo da técnica.

A tecnologia na engenharia civil se faz muito importante por vários motivos, pois uma necessita da outra para se criar algo. A tecnologia em si está voltada mais para aparelhos elétricos, softwares, circuitos integrados (CI), basicamente serve para facilitar ao máximo nossas atividades que antes eram feitas com muitos esforços ou se gastava muito tempo.

Já associada a engenharia civil vamos ter várias aplicações que facilitam a vida dos profissionais da área, pois hoje é possível fazer uma casa, um edifício, uma torre tudo em uma sala de escritório podendo ver como ficaria na prática, um determinado projeto, facilitando até mesmo a correção de alguns problemas que antes era só possível identificar na hora que estava pronto, com isso se tinha mais transtornos e mais perdas de material e mão de obra, isso é crucial em qualquer projeto.

Atualmente tem um software (Google Earth) onde foi feita a junção da tecnologia com a engenharia, pois nele é possível determinar o metro quadrado de uma casa ou terreno somente com a imagem do satélite, através desta imagem com a ajuda de um software (tecnologia) utilizando um cálculo de engenharia (geometria analítica) onde é usado um plano cartesiano e através dos pontos que se cruzam no eixo Y ( chamado de ordenada) com o eixo X (chamado de abscissa) é possível determinar aproximadamente o metro quadrado dessa estrutura irregular.

Com isso a tecnologia está inserida em vários seguimentos da engenharia civil tanto no planejamento, na construção ou mesmo na modificação do que já existe.

Já o termo engenharia foi inventado recentemente pois ela existe desde o tempo da idade da pedra lascada onde o homem precisava de instrumentos para caça, moradia ou até mesmo se defender. Esteve presente em todas as épocas até chegar nos dias atuais. Pois a engenharia está associada à maneira de se resolver um problema possível empregando termos técnicos como conhecimento nas áreas de: Ciências Exatas (Matemática, Física e Química), estrutura de materiais entre outras.


2 TECNOLOGIA NA ENGENHARIA CIVIL

O mundo evolui numa velocidade jamais vista, todo dia surge um produto novo para atender as demandas de uma população que não para de crescer. Face a esse crescimento populacional, aparecem os desafios buscando atender as necessidades básicas das pessoas como moradia e infraestrutura. Somados a essas demandas trazem consigo uma consciência voltada às questões ambientais.

Como ator principal desponta a Engenharia Civil na busca de soluções que visam promover o acesso a todos os segmentos da sociedade, buscando a melhor alocação de recursos de maneira sustentável.

Como uma grande parceira da Engenharia Civil, a Tecnologia busca facilitar que essas demandas sejam alcançadas no menor tempo possível, sem abrir mão da qualidade e segurança, alcançando assim a eficiência em todas as fases do projeto.

O presente trabalho busca apresentar o papel das tecnologias, como parte das soluções encontradas para melhor execução das obras relacionadas à construção civil.

O assunto tecnologia será abordado nos temas como: A Indústria 4.0, o papel da tecnologia desde a fase do projeto até a conclusão da obra, mudanças tecnológicas na engenharia civil e os benefícios tecnológicos na engenharia

2.1 INDÚSTRIA 4.0 OU QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Para explicar o advento da Indústria de quarta geração, primeiro se faz necessário lembrar sobre o processo evolutivo desde a primeira revolução industrial final do século XVIII, com o surgimento das máquinas à vapor.

Entre os anos de 1850 e 1870, começa o período da segunda revolução, que estenderia até o final da segunda guerra mundial, com sua principal característica os processos de produção através das linhas de montagens e o uso do petróleo e energia elétrica.

Já a terceira revolução industrial, foi marcada pelo surgimento da computação, análise de dados e telecomunicações avançadas, a partir da metade do século XX.

A quarta revolução industrial também chamada de indústria 4.0, com seu início na primeira década do século 21, traz consigo o conceito de fábricas inteligentes, revolucionando como as empresas utilizam de forma integrada às tecnologias desde a produção até a distribuição dos produtos.

Na engenharia civil não é diferente, em toda a cadeia desde a fase do projeto até a entrega da obra pronta, diversas ferramentas tecnológicas vêm sendo utilizadas e assim contribuindo no desenvolvimento deste setor tão importante para a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (292 Kb)   docx (363.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com