TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CMS No Brasil

Dissertações: CMS No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 3

A velocidade que a informação se dissemina atualmente resulta numa revolução do pensamento e do conhecimento adquirido pelas pessoas. É na internet que a informação nos dias atuais pode ser dividida e compartilhada. Nesse ensejo, pessoas, empresas e governos se utilizam dessa ferramenta para o seu desenvolvimento e crescimento. Nunca se houve tanta facilidade de acesso a informação como hoje. Governos, empresas e diversos tipos de usuários têm investido em sistemas web como forma de crescimento pessoal, profissional e financeiro.

Antigamente a dificuldade para se manter um portal ou sistema web funcional era consideravelmente maior do que hoje em dia. A complexidade de se criar um site era maior e mais demorado. Além de necessitar obrigatoriamente de um acompanhamento profissional com mais frequência. Pensando em diminuir a dificuldade de gerenciamento das informações publicadas de portais de revistas, jornais e outros, a CNET em 1995 por meio da Vignette iniciou pesquisas de desenvolvimento de CMS's.

Os portais corporativos necessitam trafegar uma grande quantidade de informações. É praticamente impossível que haja avanço e crescimento de um meio corporativo que seja isolado, ou seja, que não possua comunicação com outras entidades por intermedio da internet. Tudo está interligado. A internet contribui de forma fundamental nesta realidade. Saber gerenciar o conhecimento é fundamental para o avanço de qualquer fundação.

O CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) é um recurso que visa facilitar o gerenciamento de informações via internet/ intranet conforme a necessidade da organização. O compartilhamento se torna mais organizado. A informação pode ser facilmente publicada. Pode-se ter diversos usuários cadastrados que possam acessar e manipular o conteúdo. A necessidade vital de se ter um suporte avançado de uma empresa termina sendo dispensável, pois o sistema gerenciador de conteúdo é muito intuitivo e até mesmo um usuário sem conhecimentos técnicos avançado pode utilizá-lo sem preocupações.

Gerenciadores de conteúdo proporcionam aos seus utilizadores uma edição segura e rápida, sem a necessidade do usuário possuir um conhecimento profundo em HTML, CSS ou outras linguagens de scripts ou de programação. Essa vantagem atrai as empresas e usuários. Tornar possível manter um portal ou um site de forma independente, sem a necessidade de uma empresa ou de um técnico especializado é algo vantajoso e que pode render a independência funcional do sistema.

Por ser uma ferramenta intuitiva, estável e segura, os gerenciadores de conteúdo tem conquistado cada vez mais confiabilidade e popularidade. Existem muitos gerenciadores gratuitos. Isso atrai mais ainda a utilização deles além de ser possível fazer atualizações do site em outra localidade. Ou seja, de qualquer lugar do mundo. Distancia não afeta o trabalho, pois em qualquer lugar que tiver conexão, ele poderá ter acesso ao seu conteúdo. Empresas como Porsche (Brasil), USP e o próprio MEC utilizam gerenciador de conteúdo.

Existem vários tipos de CMS (Joomla, Wordpress, Drupal, Plone) desenvolvidos em vários tipos de linguagem como PHP, Python e entre outras.

O Wordpress é um framework livre. Possui uma comunidade grande de desenvolvedores em vários locais do mundo que estão sempre verificando erros e problemas do gerenciador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com