TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO FAZER APRESENTAÇÕES

Por:   •  12/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

Iniciando o tema central de maneira bem direta, “Como fazer apresentações” da Publifolha, é fruto de um projeto envolvendo vários especialistas no assunto e visa fazer com que todos os mitos e medos que cercam uma apresentação em publico possam ser desfeitos com muito planejamento e dedicação.

A obra possui uma breve introdução que conscientiza o leitor do que verá nas próximas páginas, dicas que envolvem toda a parte preparatória de uma apresentação, estudo do local e também que postura manter diante da platéia, e algumas pequenas dicas de como evitar ou sair de situações que possam se tornar embaraçosas e constrangedoras sendo dividido em quatro principais assuntos: “A Fase de Preparação”, “Fique em Forma”, “Durante a apresentação” e “A platéia sob controle”.

Sua primeira parte dá ênfase à parte anterior ao momento de apresentação, a preparação e o planejamento da mesma. Antes de qualquer coisa, segundo a obra é necessário se pensar qual o objetivo de sua oratória, qual a mensagem ou aprendizagem que você quer deixar para as pessoas que o assistem. Logo depois, é necessária uma auto avaliação de habilidades, e também uma avaliação do publico para qual você falará. Combinando estes fatores é possível começar um esboço daquilo que você deseja fazer, sempre anotando, para não perder informações valiosas.

“Somente uma organização cuidadosa pode garantir o sucesso de uma apresentação”, segundo os autores prever cada detalhe, desde atrasos em seu meio de transporte para o local como possíveis defeitos em aparelhos de apoio é imprescindível, porém, todos nós sabemos que imprevistos recebem este nome exatamente pelo fato de que quase nunca contamos com o surgimento destes detalhes. O que dá, a essa parte do livro um tom de utopia, já que não é possível prever todas as situações que poderemos ser submetidos e que ainda, nem sempre contamos com todo o tempo que o livro recomenda. A parte dedicada a preparação ainda dá dicas como quais aparelhos áudio visuais utilizar e até dicas praticas sobre o uso do microfone, além de formas como ensaiar, onde é sugerido que se ensaie em grupos, o que também, evidentemente nem sempre é acessível.

Logo, esta primeira parte da obra é realmente algo que vale a pena ler e até acatar alguns “toques”, porém, com a consciência de que provavelmente nem tudo seja executado, tomando o devido cuidado para que a preparação de uma apresentação não se torne algo mecânico e até tedioso.

O ultimo capitulo apresenta dois tópicos. O primeiro, denominado “Como avaliar o clima”, tem como objetivo ensinar a sentir o clima da platéia por gestos e atitudes, decifrando suas reações.

O autor dá dicas de como se aproximar da platéia, interagindo com a mesma, notando a postura das pessoas, logo que cada uma quer dizer uma coisa, como braços cruzados simboliza um bloqueio contra o que está sendo dito, por exemplo. O autor realça a importância de entender tais reações para mudar os rumos da apresentação, se necessário.

Esse tópico também ensina a como encarar as perguntas feitas pela platéia. Se não souber a resposta de imediato, devem-se fazer coisas como beber água, tossir, assuar o nariz ou até mesmo olhar nas anotações para ganhar tempo para formular uma resposta, mas é importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com