TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO FUNCIONAM OS TRANSISTORES

Por:   •  28/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

COMO FUNCIONAM OS TRANSISTORES

Transistor é um componente eletrônico, composto por regiões dopadas de impurezas do tipo N ou P. O processo de dopagem do cristal de silício pode ocorrer de duas formas. A primeira delas consiste em colocar elementos químicos com 5 elétrons de valência no lugar de átomos de silício no cristal, de forma que, ao formar 4 ligações com os átomos de silício próximos, 1 elétron ficaria livre para circular, o que permite a circulação de corrente elétrica. Tal processo de dopagem forma semicondutores do tipo N. A segunda maneira é adicionar átomos com 3 elétrons de valência, o que deixaria lacunas no cristal, e permitiria a livre circulação de elétrons, formando semicondutores do tipo P. Esse processo torna-se interessante pelo fato de gerar muito mais lacunas do que naturalmente, ao simplesmente aumentar a temperatura.

        Os transistores possuem várias aplicações, a saber:

  • Amplificador de corrente;
  • Amplificador de sinal;
  • Chave eletrônica.

Tradicionalmente, os transistores podem ser divididos em dois grupos:

  1. Bipolares: são aqueles formados por três regiões semicondutoras de polaridades alternadas, NPN ou PNP. Essas regiões são denominadas emissor (E), Base (B), e coletor (C). Seu funcionamento é baseado com alimentação de corrente na base.

A região de base é a que controla a passagem de corrente, de modo que, somente quando se encontra energizada, ocorre a transmissão de corrente do emissor para o condutor. O coletor é uma das extremidades do transistor, de onde vem a corrente que será controlada. A relação existente entre o coletor e a base é um parâmetro ou propriedade do transistor conhecido como β (beta), o qual varia para cada modelo de transistor. O emissor é a outra extremidade por onde sai a corrente.

  1. Unipolares ou de efeito de campo: são constituídos por uma única região semicondutora dopada de impureza, do tipo N ou tipo P. A condução de corrente elétrica por esse tipo de transistor ocorre por meio da ação de um campo elétrico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (124.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com