TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPATIBILIZAÇÃO DOS PROJETOS DE UMA OBRA RESIDENCIAL

Por:   •  24/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.959 Palavras (8 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 8

PROJETO APLICADO

INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

COMPATIBILIZAÇÃO DOS PROJETOS DE UMA OBRA RESIDÊNCIAL

CURSO: Engenharia Civil

Jefferson Malta, Talita Gomes, Vinícios Martins

Professor PA Orientador: Pedro Gasparini Barbosa Heller

RESUMO: A compatibilização é uma etapa fundamental na fase de projetos de uma edificação. Trata-se de sobrepor todos os projetos antes da fase da construção. Na compatibilização sobrepõem-se os desenhos dos diversos projetos necessários para uma obra, sejam eles elétrico, hidráulico, arquitetônico, estrutural, entre outros. Sua principal função é identificar conflitos entre os projetos para reduzir ou até mesmo eliminar as interferências físicas e perdas de funcionalidade de uma edificação, o que ocasiona retrabalho no canteiro de obras.

  1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos o Brasil vem passando por uma grande transformação na indústria da construção civil. Este crescimento impulsiona o desenvolvimento de toda cadeia da construção civil, como novas tecnologias, materiais e equipamentos, refletindo diretamente no processo de produção dos empreendimentos. (AVILA, 2011)

A compatibilização é ferramenta fundamental no processo de desenvolvimento dos projetos, detectando e eliminando problemas ainda na fase de concepção, reduzindo retrabalhos, o custo da construção e prazos de execução, qualificando o empreendimento e aumentando sua competitividade frente ao mercado.

É de extrema necessidade a integração das diversas etapas da execução de uma obra, fazendo com que todos os projetos que constitui o empreendimento forneçam informações sincronizadas tornando-o factível e evitando problemas futuros.

Desta forma, o presente trabalho visa a realização de um estudo de caso de um edifício residencial na região de Nova Lima, com o objetivo de sobrepor e analisar os projetos: arquitetônico, estrutural, elétrico e hidráulico identificando inconsistências entre eles de acordo com a norma técnica e propondo soluções às incompatibilidades encontradas.

  1. REFERÊNCIAL TEÓRICO

Na construção civil, as fases necessárias para o planejamento e a construção de um empreendimento envolvem profissionais de áreas distintas com um objetivo comum, segundo Coelho e Novais (2008). Os erros originados na etapa de confecção do projeto são apontados por Maciel e Melhado (1996) como responsáveis por 60% das patologias na construção. As incompatibilidades representam grande parte desses erros. Visando reduzir gastos inesperados e retrabalho, empresas realizam a compatibilização. Segundo Picchi (1993), a compatibilização de projetos compreende a atividade de sobrepor os vários projetos e identificar as interferências, bem como programar reuniões, entre os diversos projetistas e a coordenação, com o objetivo de resolver interferências que tenham sido detectadas. Ela busca o perfeito ajuste entre os mesmos, com o objetivo de minimizar os conflitos existentes, simplificando a execução, otimizando e racionalizando os materiais, o tempo, a mão de obra e pôr fim a manutenção (CALLEGARI, 2007).

Para Rodríguez e Heineck (2001), a compatibilização deve acontecer em cada uma das seguintes etapas do projeto: estudos preliminares, anteprojeto, projetos legais e projeto executivo, indo de uma integração geral das soluções até as verificações de interferências geométricas das mesmas.

Na construção civil, assim como em outros setores da indústria, os projetos têm importância fundamental na qualidade final do produto e no prazo de execução da obra. Além disso, Fabrício (2002) afirma que a concepção e o projeto também estão atrelados a sustentabilidade do produto e eficiência dos processos. Segundo a norma 13531/95 da Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT), referente à Elaboração de Projetos de Edificações - Atividades Técnicas, define-se como elaboração de projeto de edificações:

 A determinação e representação prévias dos atributos funcionais, formais e técnicos de elementos de edificação a construir, a pré-fabricar, a montar, a ampliar, a reduzir, a modificar ou a recuperar, abrangendo os ambientes exteriores e interiores e os projetos de elementos da edificação e das instalações prediais. (ABNT, 1995).

Compatibilizar projetos é verificar se os componentes dos sistemas ocupam espaços conflitantes entre si e, assim, garantir que os dados compartilhados tenham conexão e sejam seguros até o término do projeto (GRAZIANO, 2003). Para isso, é necessário a participação dos diversos projetistas envolvidos nas etapas de planejamento e execução do empreendimento, o que resultará em maior entendimento das etapas construtivas, permitindo, assim, a elaboração de projetos com o menor número de incertezas e com a maior proximidade da realidade (NOVAES, 1998).

O compatibilizador de projetos, é aquele que consegue compreender o raciocínio conceitual e levar a informação dimensional para discussão, tendo assim uma importância adicional além daquela de sobrepor desenhos, até então comumente praticada (FERREIRA, 2001). Além disso, Kamei e Ferreira (2002) acrescentam que as ações do compatibilizador podem interferir no sucesso do empreendimento, por desconhecimento ou omissão. O sucesso do empreendimento fica ainda mais comprometido quando não há a compatibilização dos projetos, podendo ser evidenciados problemas de falta de qualidade, maior índice de retrabalhos, alongamento dos prazos de execução da obra e acréscimo do custo de construção (TAVARES JUNIOR et al, 2003).

A relevância da compatibilização pode ser notada através dos desperdícios que a falta desta pode causar. Rodriguez (2005) afirma que a falta de compatibilização pode contribuir para a elevação de custos devido ao desperdício com:

- Superdimensionamento ou subdimensionamento dos sistemas;

- Atrasos e retrabalhos devido a interferências entre os projetos, ou por falta ou incorreção de informações;

- Desperdícios de recursos materiais e de mão de obra para a operação e a manutenção.

  1. COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS E SUA VANTAGENS

Compatibilizar projetos é verificar se os componentes dos sistemas ocupam espaços conflitantes entre si e, assim, garantir que os dados compartilhados tenham conexão e sejam seguros até o término do projeto (GRAZIANO, 2003). Para isso, é necessário a participação dos diversos projetistas envolvidos nas etapas de planejamento e execução do empreendimento, o que resultará em maior entendimento das etapas construtivas, permitindo, assim, a elaboração de projetos com o menor número de incertezas e com a maior proximidade da realidade (NOVAES, 1998).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (116.3 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com